O Canadá sediará pela segunda vez um congresso eucarístico internacional. Em 1910, o evento aconteceu em Montreal. Quase cem anos depois, o país volta a receber representantes católicos de diversas dioceses do mundo. Desta vez, o Congresso, que se encontra em sua 49ª edição, será realizado em Quebec, cidade histórica. Após a Cidade do México, Quebec é a sede episcopal mais antiga na América do Norte.
Conforme o arcebispo da região e anfitrião do Congresso, cardeal Marc Ouellet, “Quebec ocupa um posição singular na América do Norte, devido ao papel de primeiro plano desempenhado na exploração do continente e no primeiro anúncio do evangelho às nações autóctones”.
Atualmente, Quebec comporta quase meio milhão de habitantes. Além disso, trata-se de uma cidade turística, que recebe anualmente milhares de visitantes. O motivo da atração, segundo o arcebispo, é a localização e a arquitetura original. A cidade “pertence ao patrimônio mundial reconhecido pela Unesco”, informa dom Ouellet.
O 49º Congresso Eucarístico Internacional acontecerá de 15 a 22 de junho e reunirá milhares de pessoas, que participarão de celebrações eucarísticas, vigílias, palestras, procissões e encontros que girarão em torno do tema A Eucaristia, presença e dom de Cristo para o mundo.
Para a ocasião, o papa Bento XVI delegou como seu representante o cardeal Jozef Tomko, bispo emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos e presidente emérito do Comitê Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais.
O cardeal Tomko também representou o papa durante o 48º Congresso Eucarístico Internacional, realizado em Guadalajara, México, em outubro de 2004, com o tema Eucaristia, luz e vida do novo milênio e que reuniu mais de 15 mil estrangeiros, de 87 nações.
Do Brasil, um grupo de vinte pessoas de diversos Estados seguirá para o Canadá no mês de junho. A delegação brasileira é coordenada pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia e arcebispo de Ribeirão Preto (SP), dom Joviano de Lima Júnior. Dos bispos do Brasil, além de dom Joviano, participarão do Congresso: o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer; o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), dom Raymundo Damasceno Assis; o bispo de Crato (CE) e membro da Comissão Episcopal para a Liturgia, dom Fernando Pânico.
Informações sobre o 49º Congresso Eucarístico Internacional pelo site: www.cei2008.ca
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário