segunda-feira, 26 de maio de 2008

ASSEMBLÉIA DA PJB DEFINE CAUSAS COMUNS PARA AS PJ's

A 15ª Assembléia Nacional da Pastoral da Juventude do Brasil (PJB) aprovou, neste sábado, 24, seis causas comuns a serem assumidas em conjunto pela Pastoral da Juventude e pelas Pastorais da Juventude Estudantil (PJE), Rural (PJR) e do Meio Popular (PJMP). A assembléia reúne cerca de 90 pessoas desde quinta-feira, 22, em Brasília, e termina hoje.
Inspiradas no esquema das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), aprovadas em maio pela CNBB, as PJs trabalharão, no nível da pessoa, o “ser jovem e o projeto de vida do jovem”; no âmbito da comunidade, serão causas comuns: “um novo jeito de ser Igreja e o fortalecimento das PJs” e no âmbito da sociedade, fará parte da pauta da juventude o “novo modelo de sociedade e o combate à violência contra a juventude”.
Segundo o bispo responsável pelo Setor Juventude, dom Eduardo Pinheiro, essa decisão reflete o esforço das PJs de caminharem unidas. Para ele, a Assembléia revelou a harmonia que há entre as PJs. “Alegrei-me porque percebi, nesta assembléia, que há harmonia e unidade no desejo das várias PJs, especialmente quanto ao progresso de sua caminhada”, disse.
Dom Eduardo disse, ainda, que a assembléia destacou a necessidade de investir ainda mais na visibilidade da PJ. “É preciso trabalhar a sensibilização pela necessidade de dar maior visibilidade à identidade, missão e valor da PJ na Igreja e na Sociedade”, considerou.
O assessor metodológico da assembléia, padre Paulo Ricardo Cerioli, também destacou o desejo dos jovens de trabalhar em conjunto. “A novidade desta assembléia é a disposição de se fazer um trabalho em conjunto entre as PJs e tentar ser uma resposta aos clamores das juventudes que participam ou não da Igreja”, afirmou.
“A assembléia é uma forma de articular as PJs do Brasil e uma força para defender os jovens”, avalia o jovem Sidney Barbosa da Silva, da Paraíba, membro da coordenação nacional da Pastoral da Juventude Rural.
A assembléia prossegue esta manhã e outras decisões deverão ser tomadas pela PJB, como por exemplo, sua integração ao Setor Juventude proposto pelo Documento 85 da CNBB, a continuação ou não da secretaria nacional da PJB e a assessoria nacional da PJ.


Fonte: CNBB

Nenhum comentário: