quinta-feira, 29 de maio de 2008

ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA CELEBRA BODAS DE OURO

Com o tema 50 anos anunciando Jesus, a arquidiocese de Vitória (ES) comemora no dia 7 de junho, os 50 anos de sua elevação à categoria de arquidiocese pelo papa Pio XII, em 1958. “A comemoração dos 50 anos da Arquidiocese de Vitória é o momento de retomar com grande vigor o espírito missionário evangelizador”, sublinhou o arcebispo de Vitória (ES), dom Luiz Mancilha Vilela. “É momento de novas diretrizes com o Sínodo Arquidiocesano, que é quando Deus nos fala da importância da retomada ardorosa da evangelização para que Jesus seja acolhido nesta comunidade”, completou.
A diocese do Espírito Santo foi criada em 1895, pela bula Sanctissimo Domino Nostro, do papa Leão XIII, desmembrada da então diocese de Niterói. Em 1958, o papa Pio XII, pela bula Cum territorium elevou a diocese do Espírito Santo à categoria de Arquidiocese e sede metropolitana, passando a denominar-se arquidiocese de Vitória. Atualmente 15 municípios compõem a arquidiocese com uma população de 1.639.155 habitantes.
Para a comemoração, uma programação especial com missas, apresentações teatrais, exposição e congresso de padres com a participação dos fiéis resgata a história da arquidiocese.
Os leigos acompanham todo o processo histórico de caminhada da arquidiocese por meio de uma exposição artística que narra, por décadas, a história dessa Igreja particular. Painéis ilustrativos destacam as características de cada época. Para a realização desta apresentação, o evento conta com o profissionalismo do artista plástico Celso Adolfo.
Hoje, 28, às 19h, uma apresentação teatral dá continuidade à história da arquidiocese. Sob a direção de Wilton Bastos uma peça teatral destaca pontos importantes da arquidiocese e narra a história da salvação.
No enceramento, 7 de junho, às 17h, toda a arquidiocese estará presente com bispos, padres religiosos, diáconos e leigos. Os bispos da Província Eclesiástica do Espírito Santo e representantes das dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina também estarão presentes.

CNBB

Nenhum comentário: