sexta-feira, 18 de abril de 2008

DEFINIDA PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO MISSIONÁRIO AMERICANO

Os lugares e datas dos acontecimentos que farão parte do 3º Congresso Missionário Americano e do 8º Congresso Missionário Latino-americano (CAM3/Comla 8) foram definidos e divulgados pelo Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).
O CAM3/Comla 8 acontecerá em Quito, Equador, de 12 a 17 de agosto deste ano. Abordará o tema A Igreja em Discipulado Missionário e o lema América, com Cristo: Escuta, Aprende e Anuncia.
O Congresso é uma iniciativa de diversas instituições como a Congregação para a Evangelização dos Povos, conferências episcopais da América, Celam, direções nacionais das Pontifícias Obras Missionárias na América, Conferência Episcopal Equatoriana, arquidiocese de Quito, igrejas particulares da América, congregações religiosas, movimentos eclesiais e missionários, leigos e jovens.
Estima-se a participação de cerca de três mil delegados de todos os países da América Latina e Caribe, bem como delegados dos demais continentes e representantes da Congregação para a Evangelização dos Povos.
As diferentes atividades do evento acontecerão nos seguintes lugares:
· 12/08: Celebração eucarística de abertura, no Coliseu General Rumiñahui;
· 13, 14 e 15/08 pela manhã: Comunicações, palestras e testemunhos, na Agora Casa da Cultura Equatoriana;
· 13, 14 e 15/08 à tarde: Foros, na Pontifícia Universidade Católica do Equador e na Universidade Politécnica Salesiana;
· 17/08: Missa de encerramento, no Estádio da Liga Desportiva Universitária de Quito.
Na missa de encerramento, ocorrerá o envio de missionários e o lançamento da grande Missão Continental, segundo o espírito de Aparecida.

Enviado especial do Vaticano
O arcebispo de Santo Domingo, cardeal Nicolas de Jesús López Rodríguez, será o enviado especial do Vaticano, ou seja, representará oficialmente o papa Bento XVI.
Além do cardeal Rodríguez, estão confirmadas as presenças do arcebispo de Tegucigalpa, cardeal Oscar Rodríguez, que falará sobre Discipulado: comunidade discípula de Jesus, no dia 13 de agosto; do presidente da Conferência Episcopal da Colômbia e arcebispo de Tunja, dom Luis Augusto Castro, que abordará Pentecostes: comunidade levada pelo espírito, no dia 14 de agosto; o bispo de Xingu (PA), dom Erwin Kräutler, que apresentará a Evangelização: comunidade missionária para a humanidade, no dia 15 de agosto.

Foros
Diversos países da América Latina assumiram a responsabilidade de preparar os dezesseis foros que acontecerão durante o Congresso. As temáticas dos foros serão trabalhadas a partir da perspectiva do Evangelho, da Missão e Humanidade.
1. Missão Ad Gentes no mundo de hoje (Congregações missionárias)
2. Missão e Família (Porto Rico)
3. Missão e Globalização (Uruguai)
4. Missão, Exclusão e Migração (Brasil)
5. Missão e Laicato (Venezuela)
6. Missão e Juventude (El Salvador)
7. Missão, atividade e dignidade humanas (Colômbia)
8. Missão, Culturas e Povos (Bolívia e Equador)
9. Missão e Ecologia (Chile e Panamá)
10. Missão e Meios de Comunicação Social (Bolívia)
11. Missão, Ecumenismo e Diálogo inter-religioso (Chile)
12. Missão, Educação e Mundo Intelectual (México)
13. Espiritualidade Missionária (Argentina)
14. Missão e Fundamentalismo Religioso (Peru)
15. Missão e Mulheres (Paraguai e Santo Domingo)
16. Missão, Ciência e Tecnologia (EUA)

CNBB

Nenhum comentário: