quarta-feira, 23 de abril de 2008

CNBB ENVIA NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO CARDEAL TRUJILLO

Segue, na íntegra, a nota da CNBB pelo falecimento do cardeal Alfonso Trujillo, presidente do Pontifício Conselho para a Família. O cardeal faleceu no dia 19 de abril, em Roma.
Nota da CNBB pelo falecimento de Cardeal colombiano Alfonso López Trujillo
Com pesar recebemos neste sábado, dia 19 de abril, a notícia do falecimento, em Roma, de sua Eminência Cardeal Alfonso Lopez Trujillo, Presidente do Pontifício Conselho para a Família.
De 1979 a 1982, o Cardeal López Trujillo foi presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e presidente da Conferência Episcopal da Colômbia de 1987 a 1990. Criado cardeal em 1983, o papa João Paulo II o nomeou presidente do Pontifício Conselho para a Família em 1990, tendo sido responsável pela organização dos Encontros Mundiais das Famílias celebrados em Roma (duas vezes), Rio de Janeiro, Manila e Valência.
Confiante em Cristo “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14,6), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se une em oração com os católicos colombianos, neste momento de dor com a morte de seu pastor, que dedicou inteiramente a sua vida a Cristo e à Igreja que está na Colômbia e também junto à Santa Sé, em particular, na Presidência do Pontifício Conselho para a Família.
Jesus se condoeu da morte dos seres humanos que veio ao mundo para dela nos livrar. Ele disse: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá (Jo 11,25).
As palavras do Apóstolo Paulo, certamente, também acompanham o Cardeal Trujillo como recompensa do bem que fez: "Combati o bom combate, terminei minha carreira e guardei a fé. Agora só me resta receber a coroa da justiça que o Senhor, justo juiz, me dará” (2Tm 4,7-8).
Brasília, 21 de abril de 2008

Nenhum comentário: