Semana de teologia paulina com conferências e simpósios; cursos de atualização teológica sobre temas paulinos; publicação de textos sobre São Paulo. Essas foram algumas das sugestões para a celebração do Ano Paulino, apresentadas pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, durante a Assembléia dos Bispos, nesta quarta-feira.
O Ano Paulino foi instituído pelo papa Bento XVI, para comemorar os dois mil anos de nascimento do apóstolo São Paulo. A abertura das comemorações será no próximo mês de junho, no dia 28, com o término dia 29 de junho de 2009.
Outras sugestões apresentadas pelo cardeal são iniciativas de cunho litúrgico-celebrativo como definição de igrejas, nas dioceses, como lugares de peregrinação e celebração do jubileu; valorização das festas relacionadas com São Paulo; celebrações especiais com diversas categorias profissionais. Há, também, iniciativas de cunho catequético e missionário como jornadas missionárias; eventos com juventude; círculos bíblicos para as comunidades.
Em nível cultural, dom Odilo sugere eventos culturais de cunho ecumênico sobre o significado de São Paulo e exposição cultural sobre o apóstolo São Paulo.
Para a CNBB foi sugerida uma peregrinação paulina dos bispos à catedral de São Paulo durante a Assembléia da CNBB de 2009.
Segundo o presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-catequética, dom Eugênio Rixen, essas sugestões serão ainda apreciadas pela CNBB que, posteriormente, divulgará orientações para a celebração do Ano Paulino.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário