quinta-feira, 20 de março de 2008

TRIDUO PASCAL

O Tríduo Pascal, que começa hoje, com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, não é preparação do Domingo da Ressurreição, mas, segundo as palavras de Santo Agostinho, o sacratíssimo Tríduo do Crucificado, Sepultado e Resscuscitado diz o Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil.
O Tríduo Pascal possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição. É o ápice do ano litúrgico, porque celebra a Morte e Ressurreição do Senhor, “quando Cristo realizou a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus pelo seu mistério pascal, quando morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando renovou a vida” (NALC 18) (Guia Litúrgico Pastoral).

MISSA NO TRIDUO SACRO

Hoje é celebrada só uma Missa principal ( ou Conventual) vespertina nas igrejas ou oratórios em que se fazem as solenidades ou cerimônias liturgicas da Semana Santa. Nas catedrais também uma Missa do Crisma é celebrada pela manhã. Na Catederal de Fortaleza, está programada uma missa para as 8 horas e será presidida por Dom José Antonio. O Ordinário pode permitir, para o bem dos fiéis, uma Missa vespertina nas igrejas ou oratórios em que não fazem as celebrações da Semana Santa.

EXÉQUIAS

Os enterros devem se fazer sem Missa e sem solenidades, como por exemplo, o toque de sinos, como fazem no interior do Estado.

Nenhum comentário:

EVANGELHO DO DIA

  + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,22-40 22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, con...