No próximo dia 13, começa, em Itaici, Indaiatuba (SP), o 12o Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), que deverá reunir mais de 400 padres de todo o Brasil até o dia 19. Realizado a cada dois anos, o evento é organizado pela Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), órgão vinculado à CNBB, cujo presidente é o padre José Pietrobom Rotta.
“Os ENPs são um momento privilegiado da graça de Deus para nós presbíteros e para toda a Igreja no Brasil”, lembram o arcebispo de Maringá (PR), dom Anuar Battisti, e padre Pietrobom na apresentação do livro que discorre sobre o tema do encontro. “Queremos que esse encontro nos ajude a nos tornarmos mais discípulos de Jesus e seus missionários no mundo”, completam.
O prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes, é um dos conferencistas no ENP. Ele falará aos padres na quinta-feira, dia 14, pela manhã, e, em seguida, atende à imprensa numa coletiva. Também a deputada Luíza Erundina confirmou presença, cabendo-lhe a conferência sobre análise de conjuntura. Está confirmada, ainda, a presença de outros teólogos encarregados de ajudar os presbíteros na reflexão.
O 12o ENP traz como tema Presbítero, discípulo e missionário de Jesus Cristo na América Latina, numa referência direta à V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, realizada em maio do ano passado em Aparecida (SP). Inspirado no evangelho de Marcos – “chamou-os para estar com Ele e envia-los em missão” (Mc 3,13-14) – o tema foi apresentado para estudo num livro escrito pelo padre José Oscar Beozzo que faz uma memória histórica das cinco Conferências Latino-americanas.
Durante o encontro, os padres elegerão a nova diretoria da Comissão de Presbíteros. Mais informações pelos telefones: (61) 2103-8352 / 2103-8326 ou pelo e-mail: cnp@cnbb.org.br / svm@cnbb.org.br.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário