quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

PÓS-GRADUAÇÃO EM ESPAÇO LITÚRGICO TEM PARTICIPAÇÃO DE 18 DIOCESES EM PORTO ALEGRE

Ajudar na elaboração, gerenciamento e execução de projetos, construções, reformas e restaurações de espaços para as celebrações católicas. Esse é o objetivo do Curso de Pós-Graduação em Espaço litúrgico e Arte Sacra oferecido pela Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, com apoio da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB.
Com uma carga horária de 360h, a grade curricular do curso inclui, além de aulas presenciais, visitas guiadas para análise dos espaços já existentes, como por exemplo, as missões jesuíticas no interior do Rio Grande do Sul. Esta é a sua segunda edição do curso ministrado em duas etapas nos meses de janeiro e julho. A primeira etapa, iniciada no dia 3 de janeiro, reúne, além presbíteros e seminaristas, arquitetos, engenheiros e artistas plásticos. São 23 alunos de 18 dioceses brasileiras.
“Fiquei impressionado com o interesse, a dedicação, a vontade de todos em aproveitar as aulas e também as viagens de estudo para aprofundar os temas propostos”, comenta o assessor da Comissão de Liturgia da CNBB, padre Carlos Gustavo Haas, que visitou os alunos na semana passada. “Fazemos votos de que este curso se realize anualmente e, quem sabe, aconteça também em outras regiões do Brasil, facilitando o acesso dos alunos”, pondera.
Nesta primeira etapa, que termina no dia 31 de janeiro, os alunos estudam História da Arte Sacra, Comunicação do Espaço Litúrgico, Liturgia; História da evolução do espaço cristão; Patrimônio cultural e preservação, Seminário sobre Mosaico, vitral e documentos e Teologia do espaço sagrado.
CNBB

Nenhum comentário: