Bento XVI se dirige ao altar da Basílica para presidir a Santa Missa
O elo que liga a Epifania e Pentecostes e a necessidade da coragem de uma grande esperança comprovada por um estilo de vida sóbrio, foram dois aspectos sublinhados pelo Papa na manhã deste domingo, 6 de Janeiro, na Santa Missa que presidiu na Basílica de São Pedro, na solenidade da Epifania do Senhor.Na homilia, recordando que o que se celebra neste dia é "Cristo, Luz do mundo, e a sua manifestação", Bento XVI fez notar que tal manifestação teve lugar no modo que é próprio de Deus: "uma luz humilde, ao estilo de Deus; uma chamazinha acesa na noite: um frágil recém-nascido, que balbucia os primeiros sons no silêncio do mundo..."Sublinhando "o grande projeto de Deus, de fazer da humanidade uma família", o Santo Padre recordou dois episódios dos primeiros capítulos do Gênesis que ajudam a compreender o sentido da Epifania: a aliança ("pré-histórica") de Deus com Noé e a confusão das línguas e dispersão dos povos na seqüência de "Babel" ("espécie de maldição, semelhante à expulsão do paraíso terrestre"). "É a partir daqui que inicia, com o chamamento de Abraão, a história da bênção: começa o grande projeto de Deus de fazer da humanidade uma família, mediante a aliança com um povo novo, por Ele escolhido para ser uma bênção no meio de todos os povos. Este projeto divino encontra-se ainda em curso de realização".De fato, explicou o Papa, este projeto de Deus, já plenamente revelado e realizado em Cristo, tem que ser ainda "acolhido pela história, que permanece sempre história de fidelidade da parte de Deus e, infelizmente, também de infidelidade da parte de nós homens"."Na plenitude dos tempos, Jesus Cristo veio conduzir à plenitude a aliança: é Ele próprio, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, o Sacramento da fidelidade de Deus ao seu projeto de salvação para toda a humanidade"."A chegada dos Magos do Oriente a Belém, para adorar o Messias recém-nascido é o sinal da manifestação do Rei universal aos povos e a todos os homens que procuram a verdade. É o início de um movimento oposto ao de Babel: da confusão à compreensão, da dispersão à reconciliação. Advertimos uma ligação entre a Epifania e o Pentecostes: se o Natal de Cristo, que é a Cabeça, é também o Natal da Igreja, o seu corpo, nós vemos nos Magos os povos que se agregam ao resto de Israel, prenunciando o grande sinal da Igreja poliglota, actuado pelo Espírito Santo..."O Papa convidou os fiéis a alargarem o olhar sobre a história da salvação, em toda a sua plenitude, para admirar a beleza do projeto de Deus, projeção na história do seu ser Comunhão trinitária, Amor fiel e tenaz, que de geração em geração nunca desdiz a sua aliança". É este "o mistério" de que fala São Paulo nas suas Cartas, como por exemplo na passagem da Carta aos Efésios proclamada como segunda leitura desta Missa."Este mistério constitui a esperança da história, é o mistério da bênção que deseja estender a todos os povos e a todos os seres humanos para que possam viver como irmãos e irmãs, filhos do único Pai. Está aqui a verdade sobre o homem e sobre toda a sua história… A Igreja está ao serviço deste mistério de bênção para toda a humanidade".A concluir, em jeito de aplicação concreta à vida, Bento XVI recordou situações de mal-estar que afetam a humanidade de hoje - o "intenso nevoeiro que envolve as nações", de que fala o Profeta, na primeira leitura:"De fato não se pode dizer que a globalização seja sinônimo de ordem mundial, bem ao contrário. Os conflitos pela supremacia econômica e a açambarcamento dos recursos energéticos, hídricos e das matérias primas, tornam difícil o trabalho de todos os que, a todos os níveis, se esforçam por construir um mundo justo e solidário. Ocorre uma esperança maior, que permita preferir o bem comum de todos ao luxo de poucos e à miséria de muitos".Citando a sua recente Encíclica "Spe salvi", Bento XVI recordou que "esta grande esperança não pode ser senão Deus… não um deus qualquer, mas o Deus... de rosto humano", "manifestado no Menino de Belém e no Crucificado-Ressuscitado". Só quando existe uma grande esperança, advertiu, se pode perseverar na sobriedade. Caso contrário, procura-se a felicidade na embriaguez, no supérfluo, nos excessos, e assim se destrói a si mesmo e ao mundo. "A moderação não é, então, uma regra ascética, mas também uma via de salvação para a humanidade"."Só adotando um estilo de vida sóbrio, acompanhado por um sério empenho para uma équa distribuição das riquezas, será possível instaurar uma ordem de desenvolvimento justo e sustentável. Para tal, ocorrem homens que alimentem uma grande esperança e possuam portanto muita coragem, a coragem dos Magos…"
Rádio Vaticano
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