segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

PAPA EXORTA UNIVERSITÁRIOS A BUSCAREM A VERDADE E O BEM


Uma multidão de 200 mil pessoas participou neste domingo, 20, da oração do Angelus feita pelo papa Bento XVI, em Roma, prestando-lhe solidariedade por causa do cancelamento de sua ida à inauguração do ano acadêmico da universidade La Sapienza, em Roma. "Encorajo todos vocês, caros universitários, a serem sempre respeitosos das opiniões dos outros e a buscarem, com espírito livre e responsável, a verdade e o bem”, disse o Pontífice ao saudar a multidão.
Segundo a Rádio Vaticano, “um Angelus de um domingo normal transformou-se num evento eclesial fora do programa, embora esperado. Uma Praça São Pedro lotada de fiéis e peregrinos, com a presença de rostos jovens e menos jovens, de faixas de "viva o papa!", de coros, de cantos, todos entoados em torno de um único conceito: estamos aqui porque queremos bem a Bento XVI, porque desejamos unir-nos a ele em oração, sem nenhum ressentimento para com quem, nos dias passados, procurou ofuscar sua presença e palavra”.
Agradecendo a presença dos universitários e professores que foram à Praça São Pedro, o papa falou sobre o episódio da La Sapienza. "Conheço bem essa universidade, a estimo e tenho afeto pelos alunos que nela estudam: todos os anos, em várias ocasiões, muitos deles vêm encontrar-me no Vaticano, junto aos colegas das outras universidades. Infelizmente, como se sabe, o clima que se criou tornou inoportuna a minha presença na cerimônia. Desisti, com pesar, mas quis mesmo assim enviar o texto por mim preparado para a ocasião”, explicou. “O amor pela busca da verdade, pelo confronto, pelo diálogo franco e respeitoso das posições recíprocas, liga-me ao ambiente universitário, que durante muitos anos foi o meu mundo”, recordou.
Foto: Radio Vaticano

Nenhum comentário: