segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

CURSO DO INSTITUTO DE CATEQUESE DO LESTE 2 REÚNE 158 CATEQUISTAS

Termina na próxima quinta-feira, 17, o 22º curso de formação para catequistas promovido pelo Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC) do Regional Leste 2 da CNBB (MG e ES). Realizado em Cachoeira do Campo, o curso teve início no dia 7 e reúne 158 catequistas divididos em quatro módulos.
Inspirado em projeto elaborado pelo então presidente da Comissão de Catequese do Regional, dom Mário Gurgel, juntamente Inês Broshuis, Frei Bernardo Cansi e padre Alberto Antoniazzi, o IRPAC nasceu com aprovação de todos os bispos do Leste 2 reunidos em assembléia em 1986. “Na época, havia deficiência muito grande no Regional em relação à formação de coordenadores de catequese e de catequistas de base”, esclarece a coordenadora do Instituto, Lucimara Trevizan. “O objetivo do IRPAC sempre foi o de promover curso regional para coordenadores de catequese, refletir sobre a prática catequética à luz das orientações do Magistério eclesial e capacitar agentes multiplicadores para a formação de catequistas de base”.
De acordo com Lucimara, o curso oferecido pelo IRPAC dá ao catequista uma visão abrangente da catequese com suas exigências atuais. “O curso preocupa-se em orientar para uma nova linguagem e novos métodos em uma catequese atualizada e em constante processo de renovação, conforme nos ensina o Diretório Nacional para a Catequese”, explica. “Em 21 anos, 656 cursistas concluíram o curso e ajudam a melhorar o rosto da catequese nas dioceses do Regional”, avalia
CNBB

Nenhum comentário: