terça-feira, 25 de dezembro de 2007

PAPA CELEBRA MISSA DO GALO E AFIRMA QUE "HUMANIDADE NÃO DÁ LUGAR PARA DEUS"

JUAN LARAda Efe, no Vaticano
O papa Bento 16 alertou nesta segunda-feira (24) que a humanidade está tão ocupada consigo mesma, que não tem lugar para Deus.
De acordo com Bento 16, Deus "entra no mundo, mas não é escutado nem acolhido".
Bento 16 fez estas declarações na homilia da tradicional Missa do Galo, na qual também lamentou o estado no qual se encontra o planeta, devido ao "abuso das fontes de energia e de sua exploração egoísta e inconseqüente".
Em uma noite fria, milhares de fiéis lotaram a Basílica de São Pedro para ver o papa lembrar o nascimento de Jesus, como Maria lhe envolveu em um pano e lhe deitou em um presépio, "porque não havia lugar na pousada onde pretendiam alojar-se".
"A humanidade espera por Deus. Mas quando chega o momento, não tem lugar para ele. Está tão ocupada consigo mesma, de forma tão exigente, que necessita de todo o espaço e todo o tempo para suas coisas e já não resta nada para o outro, para o próximo, para o pobre, para Deus", lamentou o pontífice.
Bento 16 acrescentou que "quanto mais os homens enriquecem, mais se enchem de tudo e menos espaço dão para a entrada do outro".
"Aquele por meio do qual o mundo foi feito entrou no mundo, mas não é escutado, não é acolhido", criticou. O papa se perguntou se os homens têm tempo para o próximo, e para "aqueles que necessitam de palavras e afeto".
"Temos tempo para aqueles que sofrem e necessitam de ajuda? Temos tempo para o foragido ou o refugiado que procura asilo? Temos tempo e espaço para Deus? Deus pode entrar em nossas vidas? Encontra um lugar em nós, ou já temos todo o nosso pensamento ocupado?", perguntou.
Bento 16 afirmou que a mensagem do Natal nos faz reconhecer a escuridão de um mundo fechado, nos mostra a realidade diária, mas também nos diz que Deus "não se deixa trancar do lado de fora e encontra um espaço, entrando pelo estábulo".
A missa, que foi transmitida por 88 redes de televisão de 66 países dos cinco continentes, começou com o anúncio do nascimento do Senhor.
Em seguida, foi realizada uma homenagem perante uma imagem do Menino Jesus, protagonizada por crianças do mundo todo.
Bento 16 voltará hoje à Basílica vaticana para ler a Mensagem do Natal e realizar a bênção Urbi et Orbi ("para a cidade e para o mundo", em latim).
Presépio
Algumas horas antes da Missa do Galo, foi inaugurado o presépio do Vaticano.
O grande toldo que protegia o presépio foi retirado na presença do cardeal Giovanni Lajolo, presidente de Estado da Cidade do Vaticano e ex-ministro do Exterior da Santa Sé.
Pela primeira vez, a cena do nascimento de Cristo é representada em uma casa, e não na gruta de Belém, para mostrar que "Jesus pode nascer em todo o lugar", explicou Lajolo.
O asno e o boi não estão presentes no presépio deste ano, enquanto que entre os personagens estão vários anjos, obras do artista mexicano Agustin Parra.
A tradição do presépio na praça São Pedro foi introduzida por João Paulo 2º em 1982.
JUAN LARA da Efe, no Vaticano/ Folha Online

Nenhum comentário: