terça-feira, 20 de novembro de 2007

SECRETÁRIO DA CNBB PEDE MOBILIZAÇÃO CONTRA A CORRUPÇÃO ELEITORAL

Durante o lançamento da campanha nacional contra a corrupção nas eleições municipais de 2008, realizado ontem, 19, simultaneamente no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, e nas unidades estaduais da instituição, o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, afirmou que "o melhor meio para conhecer o futuro mandatário é observar o modo como ele se conduz ao longo da campanha". Para dom Dimas, "quem compra votos ou desvia recursos públicos para ser eleito anuncia a maneira incorreta como se norteará no curso do mandato". Sobre a atuação dos políticos, o secretário da CNBB disse que as atividades por eles exercidas têm como meta o bem comum, "não o engrandecimento pessoal'. Para o Bispo, é necessário estimular a todos para um compromisso com a mobilização de combate à corrupção. Dom Dimas recordou as três vias apontadas pelo MCCE: "educação para o exercício ético do voto, fiscalização popular das eleições e monitoramento do Congresso Nacional para evitar retrocessos legislativos em matéria eleitoral".Já para o presidente da OAB, Cezar Britto, a Campanha demonstrará para a população e para os políticos que é possível haver "eleições limpas". Ao ressaltar o papel dos comitês de combate à corrupção, Britto destacou duas idéias básicas: a conscientização da importância de se ter eleições limpas, sem corrupção e abuso do poder econômico e o combate a esse tipo de corrupção. "Voto tem conseqüências e conseqüências graves; queremos um Brasil com eleições limpas e sem corrupção - essa é a nossa bandeira", acrescentou Britto. Para o presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais e membro do Comitê Nacional do MCCE, Márlon Reis, "a grande novidade é que, pela força organizativa que hoje o MCCE demonstra, podemos afirmar que não estarão nesse cenário apenas candidatos e eleitores. O Brasil se acostumará à presença da sociedade civil mobilizada através dos Comitês 9840, velando para que os salteadores não alcancem os cofres públicos pela via da corrupção do eleitorado". A campanha nacional contra a corrupção nas eleições municipais de 2008 aborda o lema "Voto não tem preço, tem conseqüências". Tem como objetivos promover eleições éticas e garantir que a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa sejam devidamente punidos.
Fonte: CNBB

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