segunda-feira, 19 de novembro de 2007

REGIONAL NORDESTE IV APRESENTA CONCLUSÕES DA ASSEMBLÉIA DE PASTORAL

Segue, na íntegra, o documento final da XVII Assembléia de Pastoral do Regional Nordeste IV da CNBB (Piauí), realizada de 15 até ontem, em Teresina:
1. A XVII Assembléia de Pastoral do Regional Nordeste IV da CNBB, realizada de 15 a 18 de novembro de 2007, em Teresina, na Casa de Retiros Santo Afonso (Socopo), teve como tema: “Aparecida, um novo despertar para a missão da Igreja no Piauí”.
2. O desenvolvimento da Assembléia, transcorrida num clima de comunhão fraterna e co-responsabilidade eclesial, contou com a apresentação e a reflexão em grupos sobre o conteúdo do Documento de Aparecida (DA), fruto da V Conferência do Episcopado Latino-americano e Caribenho e sobre a pesquisa acerca da realidade religiosa do Piauí, promovida pelo Regional Nordeste IV, com o CERIS, em 2004.
3. Fomos despertados a retomar firmemente o caminho do discipulado de Jesus Cristo, a partir do encontro pessoal com Ele e da participação na comunidade eclesial, em vista da missão evangelizadora, nos diversos campos e situações em que vivemos no Piauí. Em comunhão com a Igreja na América Latina e Caribe, afirmamos com firme decisão e entusiasmo, o nosso compromisso de construir uma Igreja missionária, em que todos sejam verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo.
4. À luz do Documento de Aparecida, refletimos sobre as exigências fundamentais para a realização da Missão, dentre as quais estão: o caminho de conversão e de formação permanentes, a vivência comunitária, a santidade como horizonte do nosso trabalho, a opção preferencial pelos pobres, o protagonismo dos leigos e leigas, a renovação missionária das paróquias, comunidades, pastorais, movimentos e serviços.
5. Para concretizar este novo despertar para a missão da Igreja no Piauí, nos comprometemos a:
a) Assumir a firme decisão missionária em todos os campos da ação da Igreja (DA 365-379);
b) Desenvolver, em toda atividade formativa da Igreja, o processo de formação de discípulos missionários (DA 276-285);
c) Promover a família como “patrimônio da humanidade e um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e caribenhos” (DA 114 / 431-469);
d) Considerar, na evangelização, a diversidade cultural e a riqueza do catolicismo popular (DA 476-480);
e) Valorizar os “novos areópagos”, especialmente os meios de comunicação social, na ação evangelizadora, (DA 491-500);
f) Fomentar e fortalecer a organização dos adolescentes e jovens (DA 442-446);
g) Reafirmar com nova força a opção preferencial pelos pobres e excluídos(DA 391-398).
6. Na alegria da experiência do encontro com o Ressuscitado, assumimos a missão com renovada audácia apostólica, no Regional Nordeste IV, contando com a intercessão materna de Nossa Senhora da Vitória.
Teresina (PI), 18 de novembro de 2007

Nenhum comentário: