domingo, 18 de novembro de 2007

PAPA PEDE SOLIDARIEDADE PARA AS VíTIMAS DE CICLONE EM BANGLADESCH

“Ao renovar os meus pêsames às famílias e a toda a nação, a mim tão cara, faço um apelo à solidariedade internacional, que já se mobilizou para atender às necessidades mais urgentes. Encorajo a empreender todos os esforços possíveis para levar socorro a estes irmãos tão duramente provados”. Estas palavras foram dirigidas pelo papa Bento XVI à multidão que compareceu à Praça São Pedro para a hora do Ângelus neste domingo, 18. O papa referia-se ao ciclone Sidr que deixou mais dois mil mortos na região sul de Bangladesh.
Segundo a Rádio Vaticano, o papa dirigiu, ainda, um apelo ao mundo para que proíba de forma definitiva as minas terrestres antipessoais (artefatos mortais que estão à espreita de suas vítimas, protegidas pela invisibilidade) por ocasião da abertura, na Jordânia de uma conferência internacional sobre essas minas. “A Santa Sé é um dos principais promotores dessa Convenção adotada 10 anos atrás. Exprimo, portanto, de coração os meus votos e meu encorajamento pelo bom êxito da conferência, a fim de que esses artefatos, que continuam a fazer vítimas, entre as quais muitas crianças, sejam completamente abolidos”, disse o Santo Padre.
A oitava assembléia dos Estados participantes da Convenção de Ottawa, que proíbe as minas antipessoais, foi aberta neste domingo na Jordânia e vai prosseguir até 22 de novembro.
Ainda de acordo com a Rádio Vaticano, o último relatório divulgado pela ONG Campanha internacional para a interdição das minas, registra 5.751 vítimas no mundo em 2007, um número que considera, no entanto, subestimado.
Fonte Rádio Vaticano

Nenhum comentário: