terça-feira, 2 de outubro de 2007

LANÇADO O CONCURSO PARA A LETRA DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009

Setor Música Litúrgica da CNBB lança, a partir deste mês, o concurso para a composição da letra do Hino da Campanha da Fraternidade de 2009. Os participantes têm até 1º de dezembro para enviar seus trabalhos que deverão traduzir o tema "Fraternidade e Segurança Pública" e o lema "A paz é fruto da justiça" (Is 32,17), escolhidos para a Campanha da Fraternidade de 2009.
Desde 2006 a CF passou a adotar apenas um hino e não mais músicas para as partes da missa. A decisão foi tomada em 2004 pelo do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB.
Segundo orientações do Setor Música Litúrgica da CNBB, o Hino da CF deve “primar por uma linguagem poética e estilo contagiante que traduza o conteúdo do tema da CF”. Além disso, deve ter “caráter convocativo e embasamento bíblico” e exprimir a “coerência entre fé e vida” sendo “uma mensagem que ajudará o povo de Deus a pôr-se em marcha”.
Outro cuidado que os compositores devem ter diz respeito à expressão artística e estética da letra. Por isso, o Hino, além da linguagem poética, deve ser composto por estrofes com o mesmo número de sílabas e acentos e ter alguma forma de rima.
Os trabalhos devem ser enviados para CNBB - Setor Música Litúrgica - SE/Sul, Q. 801, Conj. “B” - BRASÍLIA – DF – CEP: 70 401-900. Mais informações, acesse: http://www.cnbb.org.br/documento_geral/ConcursoMusicaCF2009.doc

Nenhum comentário: