domingo, 9 de setembro de 2007

PAPA BENTO XVI ALERTA CONTRA UMA EUROPA SEM DEUS E SEM CRIANÇAS

O papa Bento 16 disse no sábado em missa nos Alpes austríacos que o futuro da Europa será sombrio com a diminuição da natalidade e uma rejeição aos valores tradicionais e a Deus.
Cerca de 30 mil pessoas desafiaram a chuva e o frio para verem o papa neste santuário dedicado à Virgem Maria, cerca de 90 quilômetros a sudoeste de Viena. É o segundo dia da visita do papa à Áustria. Chuvas baixas sobre os picos cobertos de neve --apesar de ser verão-- forçaram o papa a trocar o helicóptero por um carro no seu deslocamento de Viena até o santuário, cujo 850o aniversário é o principal evento da visita dele.

"Quis participar, e é importante que a comunidade se reúna, já que restaram poucos de nós", disse o sexagenário Adolf Tenk, acompanhado da esposa.
Bento 16, que parecia rouco, conduziu um sermão em torno do tema da revitalização da identidade cristã numa Europa moderna marcada pela diminuição da participação eclesiástica, pela baixa natalidade e pelo consumismo desenfreado.

"A Europa se tornou pobre em crianças. Queremos tudo para nós, e dedicamos pouca confiança no futuro", declarou. Foi a segunda vez em dois dias que o papa citou negativamente o declínio nas taxas de natalidade na Europa. Na sexta-feira, ele condenou o aborto, rejeitando a idéia de que se trate de um direito humano, e pediu aos políticos que aprovem leis que incentivem o aumento das famílias. A taxa média de natalidade na União Européia é de apenas 1,5 filho por criança.

(Por Philip Pullella - Reuters)

Nenhum comentário: