segunda-feira, 30 de setembro de 2024

DOM ADÉLIO TOMASIN, BISPO EMÉRITO DE QUIXADÁ, CEARÁ, FALECEU NA MANHÃ ESTA SEGUNDA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO


 

A diocese de Quixadá, no Ceará, comunicou na manhã desta segunda-feira, 30 de setembro, o falecimento de dom Adélio Giuseppe Tomasin, bispo emérito diocesano. Por meio de uma nota, a diocese salientou que dom Adélio, pastor dedicado e fiel servo de Deus, deixou um legado imensurável de fé, amor e serviço à Igreja.

“Ao longo de seu ministério, foi exemplo de sabedoria pastoral, de cuidado com o povo de Deus e de zelo pela unidade da Igreja. Seu exemplo de vida, profundamente marcado pelo amor ao Evangelho, permanecerá vivo em nossos corações e será lembrado com gratidão por todos os que tiveram o privilégio de ser tocados por sua presença e liderança”, diz um trecho do comunicado.

No comunicado, a diocese se uniu, ainda, em oração pela alma de dom Adélio, confiando-lhe à infinita misericórdia de Deus, e se solidariza com seus familiares, sacerdotes, religiosos e fiéis, que compartilham dessa grande perda. “Rogamos a Deus que o acolha em Sua glória e o faça participar da felicidade eterna no Reino dos Céus”.

Condolências

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota de pesar pelo falecimento de dom Adélio Tomasin. Confira, abaixo, o texto na íntegra:

Estimado irmão, dom Aurélio Pinto de Sousa, atual bispo de Quixadá

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento de dom Adélio Tomasin. Sua vida foi marcada por um incansável compromisso com a fé, a justiça e a solidariedade.

Dom Adélio dedicou-se ao serviço da comunidade, inspirando muitos com sua sabedoria e compaixão. Destacou-se por seu amor à diocese de Quixadá, seu desejo de evangelização e por sua atuação no campo social.

Neste momento de dor, nossos pensamentos e orações estão com sua família, amigos e todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e ser tocados por sua luz.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Biografia

Dom Adélio Giuseppe Tomasin nasceu em Montegaldella, na Itália, em 27 de abril de 1930. Fez o segundo grau e o curso de Filosofia no Seminário Maior de Verona. Hoje anexado à Pontifícia Universidade Lateranense, com o nome de Centro de Estudo Teológico São Zeno. Concluiu o curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano de Ferrara, sendo ordenado sacerdote, em 26 de março de 1955, quando assumiu a reitoria da Casa de Formação de Roncá, província de Verona.

Foi nomeado bispo de Quixadá, no Ceará, pelo Papa João Paulo II no dia 16 de março de 1988 e ordenado no dia 26 de março de 1988, quando tomou posse no dia 29 de maio de 1988, Solenidade da Santíssima Trindade.

Ao completar 75 anos de idade, conforme prevê o Código de Direito Canônico, dom Adélio pediu ao Santo padre a renúncia ao governo pastoral da diocese, a qual foi aceita pelo Papa Bento XVI, em 3 de janeiro de 2007.

 

 

Por Larissa Carvalho
Fonte: https://www.cnbb.org.br/dom-adelio-tomasin-bispo-emerito-de-quixada-no-ceara-faleceu-na-manha-desta-segunda-feira-30-de-setembro/

RELIQUIIA ENCERRA A FESTA DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS EM CANINDÉ


O sertão de Canindé, palco da tradicional festa de São Francisco das Chagas, será o destino de uma relíquia de segundo grau de São Francisco de Assis, atraindo milhares de fiéis ao santuário. A visita da relíquia marca o encerramento das celebrações e tem gerado grande expectativa entre os devotos.

 

Entre os dias 2 e 4 de outubro, o fragmento do hábito que São Francisco usava quando recebeu os estigmas de Cristo em 1224, será levado ao Santuário de São Francisco das Chagas. A relíquia, proveniente do Monte Alverne, na Itália, onde o santo teve a visão mística, será acompanhada por Frei Giuseppe Caro e Frei Martino Chiaramonte, da Província Toscana de São Francisco Estigmatizado, em peregrinação pelo Brasil.

 

A visita faz parte das comemorações dos 800 anos da impressão das chagas de São Francisco, um marco na espiritualidade franciscana. No dia 3 de outubro, a relíquia será recebida com uma grande procissão na Praça Doutor Aramis, seguida por missa na Quadra da Gruta, um dos momentos mais esperados da festa.

 

Além disso, a relíquia será exposta para veneração dos fiéis durante toda a madrugada, no dia 3, na Basílica de São Francisco, oferecendo uma oportunidade única de proximidade com este símbolo da fé católica.

 

O ponto alto será a missa solene de encerramento no dia 4, às 9h, também na Quadra da Gruta. A presença da relíquia promete intensificar a devoção popular, consolidando ainda mais o Santuário de Canindé como o segundo maior centro de devoção a São Francisco, perdendo apenas para Assis, na Itália.

 

Confira a programação da visita da relíquia:

 

2/10

 

19h – Missa de acolhida na Matriz do Otávio Bonfim

 

20h – Veneração

 

Dia 3 (Santuário de Canindé)

 

8h – Acolhida na Praça Doutor Aramis e procissão

 

9h – Missa na Quadra da Gruta

 

10h30 – Visita e missa a matriz da Área Pastoral São Pedro, Alto Guaramiranga

 

13h30 – Visita ao Mosteiro do Santíssimo Sacramento

 

15h – Visita a Igreja matriz da Paróquia São José, Bela Vista e missa às 16h


Fonte: Serviço de Informação da

Arquidiocese de Fortaleza

 

GRUPO DE ORAÇÃO “PERTO DE TI” COMPLETANDO 3 ANOS

 


 

O Grupo de Oração “Perto deTi’,  que se reúne na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Rua Alberrt Sabin, no bairro Guararapes, nas proximidades do Iguatemi, está completando 3 anos de vida e “vai comemorar a data no dia 8 de outubro, às  19h30min com uma noite de louvor e Adoração ao Santíssimo”, informou Jéssica Bastos Brandão, divulgadora do evento, juntamente com a Natália Bezerra.

Afora a noite de  pregação, de louvor e Adoração ao Santíssimo Sacramento conduzido pelo padre Nelson Fabian, cjm. o Grupo está anunciando também a presença do cantor Paulo Benevides, para comemorar esta data festiva para o Grupo



DOM EDMILSON CELEBRA 100 ANOS DE VIDA E PROFETISMO COM MISSA EM FORTALEZA



No próximo dia 3 de outubro, a Arquidiocese de Fortaleza celebra o centenário de vida de Dom Manuel Edmilson da Cruz, o bispo mais idoso do Brasil, reconhecido por sua trajetória de simplicidade, profetismo e compromisso com os mais pobres e marginalizados. A data será marcada por uma Missa solene às 18h, no Santuário Arquidiocesano de Adoração – Igreja São Benedito, presidida pelo arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB. A celebração reunirá bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, além de fiéis de diversas regiões do Ceará e outros estados.

Dom Edmilson da Cruz, ordenado sacerdote aos 24 anos e bispo aos 42 por São Paulo VI, completa 75 anos de vida sacerdotal e 58 de episcopado. Conhecido por sua firme defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar e seu testemunho de vida simples, ele vive atualmente na Fraternidade Emanuel, onde é assistido pelas Irmãs Josefinas.

Com uma lucidez admirável para sua idade, Dom Edmilson continua acompanhando os noticiários, lendo assiduamente, e se dedicando à oração pela humanidade. Sua trajetória inclui passagens como bispo auxiliar em São Luís (MA), em Fortaleza (CE), e como bispo diocesano em Limoeiro do Norte (CE).

A celebração do centenário será uma ação de graças pela vida de um pastor que continua a inspirar gerações com seu exemplo de fé, coragem e entrega a Deus.

Serviço:

     Missa pelos 100 anos de Dom Edmilson

     Data: 3 de outubro

     Horário: 18h

     Local: Santuário Arquidiocesano de Adoração – Igreja São Benedito (Rua Clarindo de Queiroz, 1247 – Centro, Fortaleza-CE)

     Mais informações: @domedmilsoncruz

 

O TEMPO DE DEUS

 

Pe. Johnja López Pedrozo

EVANGELHO DO DIA

 + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,46-50

Naquele tempo: 46Houve entre os discípulos uma discussão,

para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando.

Pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: 'Quem receber

esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber,

estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o

menor,

esse é o maior.' 49João disse a Jesus: 'Mestre, vimos um homem que expulsa

demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque não anda conosco.'

50Jesus disse-lhe: 'Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso

favor.' Palavra da Salvação.

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 arrancar a mão, o pé, isto é, cortar as ações que nos apartam da graça de

Deus. - Você costuma desprezar as outras religiões ou pessoas de outras

comunidades? – Você se considera dono de Jesus? – A que ou a quem o seu pé ou a

sua mão estão levando você? – Aquilo que pratica e os lugares que frequenta

estão levando você para Deus ou afastam Dele?


30 DE SETEMBRO DE 2024


SEGUNDA-FEIRA DA XXVI SEMANA

DO TEMPO COMUM

Cor verde

1ª. Leitura – Jó 1, 6-22

Leitura do Livro de Jó 1,6-22

6Um dia, foram os filhos de Deus apresentar-se ao Senhor; entre eles também

Satanás. 7O Senhor, então, disse a Satanás: 'Donde vens?' - 'Venho de dar umas

voltas pela terra', respondeu ele.

8O Senhor disse-lhe: 'Reparaste no meu servo Jó? Na terra não há outro igual:

é um homem íntegro e correto, teme a Deus e afasta-se do mal'. 9Satanás

respondeu ao Senhor: 'Mas será por nada que Jó teme a Deus? 10Porventura o

não levantaste um muro de proteção ao redor dele, de sua casa e de todos os

seus bens?

Tu abençoaste tudo o que ele fez, e seus rebanhos cobrem toda a região.

11Mas, estende a mão e toca em todos os seus bens; e eu garanto que ele te

lançará maldições no rosto!' 12Então o Senhor disse a Satanás: 'Pois bem, de

tudo o que ele possui, podes dispor,

mas não estendas a mão contra ele'. E Satanás saiu da presença do Senhor.

13Ora, num dia em que os filhos e filhas de Jó comiam e bebiam vinho na

casa do irmão mais velho, 14um mensageiro veio dizer a Jó: 'Estavam os bois

lavrando e as mulas pastando a seu lado, 15quando, de repente, apareceram

os sabeus e roubaram tudo, passando os criados ao fio da espada. Só eu


76


consegui escapar para trazer-te a notícia'. 16Estava ainda falando, quando

chegou outro e disse: 'Caiu do céu o fogo de Deus e matou ovelhas e pastores,

reduzindo-os a cinza. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia'. 17Este

ainda falava, quando chegou outro e disse: 'Os caldeus, divididos em três

bandos, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos consigo, depois de

passarem os criados ao fio da espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a

notícia'. 18Este ainda falava, quando chegou outro e disse: 'Teus filhos e tuas

filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho,

19quando um furacão se levantou das bandas do deserto e se lançou contra os

quatro cantos da casa, que desabou sobre os jovens e os matou. Só eu

consegui escapar para trazer-te a notícia'. 20Então, Jó levantou-se, rasgou o

manto, rapou a cabeça, caiu por terra e, prostrado, disse: 21'Nu eu saí do

ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou;

como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do

Senhor!' 22Apesar de tudo isso, Jó não cometeu pecado

nem se revoltou contra Deus. Palavra do Senhor.

Reflexão – Bendito seja o nome do Senhor!

Livro de Jó, um dos mais inspiradores contidos na Bíblia Sagrada, demonstra

para nós a compreensão de duas virtudes muito exigidas e difíceis de ser

vivenciadas por nós quando somos provados: a justiça e a paciência. Apesar

de Jó ser um homem rico em caráter e virtude, temente a Deus e dono de um

coração justo, foi permitido que ele fosse provado e sofresse grandes

tribulações. Para nós isso significa que o fato de vivermos uma vida de justiça

e santidade não nos isenta de que também sejamos atribulados aqui na terra.

Satanás acreditava que todas as virtudes de Jó tinham origem no fato de que

Deus havia sido muito generoso com ele, mas que se lhe fosse infligida alguma

provação, Jó iria trair a confiança e o respeito por Deus. No entanto, Jó

permaneceu fiel a Deus e não se revoltou como uma prova de que todos os

que esperamos no Senhor teremos a Sua assistência para permanece firmes,

apesar dos testes a que somos submetidos. A paciência de Jó é cantada em

prosa e verso como símbolo da aceitação da vontade de Deus e da esperança

de recompensa no céu. Que nós, diante das notícias funestas que recebemos,

possamos, como ele, rasgar o manto do nosso coração a fim de nos sentirmos

completamente dependentes de Deus, e prostrados, dizer também: “nu eu saí

do ventre de minha mãe e nu, voltarei para lá. O Senhor deu o Senhor tirou;

como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do

Senhor!” - Qual é a percepção que você tem diante dos desacertos da sua

vida? – Você se abandona nas mãos de Deus ou se revolta contra Ele? – Você

se considera um homem justo? – Você tem tido paciência nas horas da

tribulação? -

Salmo - 16,1.2-3. 6-7 (R. 6b)

R. Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

1Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, *

escutai-me e atendei o meu clamor!

Inclinai o vosso ouvido à minha prece, *


77

pois não existe falsidade nos meus lábios!R.

2De vossa face é que me venha o julgamento, *

pois vossos olhos sabem ver o que é justo.

3Provai meu coração durante a noite,

visitai-o, examinai-o pelo fogo, *

mas em mim não achareis iniquidade.

6Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, *

inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

7Mostrai-me vosso amor maravilhoso,

vós que salvais e libertais do inimigo *

quem procura a proteção junto de vós.R.

Reflexão - Deus conhece o nosso coração e sabe da sinceridade dos nossos

clamores, portanto, tenhamos consciência de que Ele inclina o Seu ouvido às

nossas preces e nos atende no momento oportuno. A fé e a esperança devem

nortear a nossa oração diante do Senhor sabendo que Ele nunca irá nos

abandonar nas mãos do inimigo, se confiamos na Sua intervenção. Portanto,

que os nossos lábios se abram em sintonia com o nosso coração penitente para

podermos experimentar o Amor maravilhoso do Senhor.


Evangelho – Lc 9, 46-50

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,46-50

Naquele tempo: 46Houve entre os discípulos uma discussão,

para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando.

Pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: 'Quem receber

esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber,

estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o

menor,

esse é o maior.' 49João disse a Jesus: 'Mestre, vimos um homem que expulsa

demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque não anda conosco.'

50Jesus disse-lhe: 'Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso

favor.' Palavra da Salvação.

Reflexão – Quem quiser ser grandes no reino de Deus terá que ter uma

postura de criança!

Os discípulos de Jesus ambicionavam ter uma força que dominasse o outro a

ponto de destruí-lo e tomar o seu lugar. Jesus, então lhes fez compreender

que o Seu seguimento requer ações concretas de dependência ao domínio de

Deus. Assim, neste Evangelho, Jesus quer nos fazer entender que o Seu

messianismo, isto é a missão de Ungido de Deus tem um sentido inverso ao

que o mundo prega a respeito do poder. Por isso, Ele tomou uma criança e

apresentou-a aos discípulos como símbolo daquele que recebe a Sua doutrina

e assim se apossa também da ascendência de Deus. A criança se abandona

sem restrições no colo e sob a ação daquele que é maior do que ela e, por


78


isso, ela é defendida, protegida e amada, ocupando um lugar de destaque.

Portanto, quem quiser ser grandes no reino de Deus terá que ter uma postura

de criança

que se entrega à ação do Pai e se considera o mais pequenino. Os discípulos

de Jesus, porque se achavam muito importantes, não compreendiam como

alguém pudesse falar em Seu Nome sem fazer parte da sua turma. Se não

fizermos de nós mesmos um conceito muito elevado também iremos admitir

que outros que não fazem parte da nossa Igreja e da nossa Comunidade

possam testemunhar em Nome de Jesus. Jesus não está interessado nos

rótulos que nós conferimos nos nossos ministérios e vocações para evangelizar

em Seu Nome, mas sim numa prática que testemunhe realmente a Sua ação

em nós e por nosso meio

. – Você tem disputado algum lugar especial no meio em que convive?

 – Como você tem procurado ser grande no reino de Deus?

 – Você admite que pessoas de outras religiões cristãs, falem em Nome de Jesus? 

– Qual é o conceito que você tem de si mesmo?


Helen Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

SANTO DO DIA - SÃO JERÔNIMO

Origens 

Sofrônio Eusébio Jerônimo é o nome completo de São Jerônimo. Nasceu em Estridão, atual Croácia. Não se sabe a data exata do seu nascimento, estima-se que seja por volta de 347. De família cristã e rica, São Jerônimo recebeu uma sólida educação e, ajudado pelos seus pais, completou os estudos em Roma. Ali, deu-se à vida mundana, deixando-se levar pelos prazeres. Porém, logo se arrependeu, recebeu o Batismo e seguiu a vida contemplativa. 

Vida 

Jerônimo estudou por toda a vida, viajando a Europa ao Oriente com sua biblioteca dos clássicos antigos, nos quais era formado e graduado doutor. Passando pela França, conheceu um monastério e decidiu retirar-se para vivenciar a experiência espiritual. Uma de suas características era o gosto pelas entregas radicais. Ficou muitos anos, no deserto da Síria, praticando rigorosos jejuns e penitências, que quase o levaram à morte. Em 375, depois de uma doença, Jerônimo passou ao estudo da Bíblia com renovada paixão. Foi ordenado sacerdote pelo bispo Paulino, na Antioquia, em 379. Mas Jerônimo não tinha vocação pastoral e decidiu que seria um monge dedicado à reflexão, ao estudo e divulgação do cristianismo.

Primeira Tradução da Bíblia para o Latim

Chamado pelo Papa

Voltou para Roma em 382, chamado pelo Papa Dâmaso, para ser seu secretário particular. Jerônimo foi incumbido de traduzir a Bíblia (do grego e do hebraico) para o latim. Nesse trabalho, dedicou quase toda a sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se “Vulgata” e tornou-se oficial no Concílio de Trento.

Suas obras

Romano de formação, Jerônimo era um enciclopédico. Sua obra literária revelou o filósofo, o retórico, o gramático, o dialético, capaz de escrever e pensar em latim, em grego, em hebraico, escritor de estilo rico, puro e eloquente ao mesmo tempo. Dono de personalidade e temperamento fortíssimo, sua passagem despertava polêmicas ou entusiasmos.

Retirada para Belém

Devido a certas intrigas do meio romano, retirou-se para Belém, onde viveu como um monge, continuando seus estudos e trabalhos bíblicos. Para não ser esquecido, reaparecia, de vez em quando, com um novo livro. Suas violências verbais não perdoavam ninguém. Teve palavras duras para Ambrósio, Basílio e para com o próprio Agostinho. Mas sempre amenizava as intemperanças do seu caráter para que prevalecesse o direito espiritual.

Dedicação à Palavra de Deus

Páscoa

São Jerônimo passou o resto da sua vida em Belém, onde sempre se dedicou à Palavra de Deus, à defesa da fé, ao ensino da cultura clássica e cristã e ao acolhimento dos peregrinos. Faleceu em sua cela, nas proximidades da Gruta da Natividade, em 30 de setembro, provavelmente no ano 420. 

Contribuição Póstuma

Este santo homem, impetuoso e, muitas vezes, polêmico e divergente, era odiado, mas também muito querido. Não era fácil dialogar com ele, porém deu uma contribuição ao Cristianismo, com seu testemunho de vida e seus numerosos escritos. Com efeito, deve-se a ele a primeira tradução da Bíblia para o latim, chamada Vulgata: traduziu os Evangelhos do grego e o Antigo Testamento do hebraico; ainda hoje, a Vulgata, embora revisada, é o texto oficial da Igreja de língua latina. 

Minha oração

“Grande tradutor e divulgador da Palavra de Deus, foste tão íntimo das escrituras e nos ensinaste esse belo caminho para a união com Cristo. Dai-nos amor à Palavra, dedicação em lê-la, rezá-la e meditá-la como tu mesmo tiveste. Amém.”

São Jerônimo, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova Notícias

 

domingo, 29 de setembro de 2024

PAPA SOBRE AS BOMBAS NO LIBANO: TODA DEFESA DESPROPORCIONAL É IMORAL


O diálogo com os jornalistas no voo de retorno da Bélgica: Francisco fala sobre o ataque que matou Nasrallah, provocando centenas de vítimas, destacando sua desproporcionalidade, repete a condenação ao aborto, definindo os médicos que o praticam como "sicários" e exalta o testemunho cristão do rei Balduíno, que renunciou para não assinar a lei abortista.

Vatican News

Matteo Bruni: Boa tarde a todos, obrigado, Santidade, por este tempo que deseja nos dedicar ao final desta viagem curta, mas muito intensa. Talvez queira nos dizer algo antes de começarmos com as perguntas dos jornalistas.

Papa Francisco: Bom dia, e estou à disposição para as perguntas.

Michael Merten, Luxemburger Wort

Santo Padre, Luxemburgo foi o primeiro país, e muitas pessoas se lembram de sua visita ao Espresso Bar. Gostaria de lhe perguntar quais são suas impressões de Luxemburgo e se houve algo que o surpreendeu.

Obrigado, aquilo no bar foi uma molecagem. A próxima será na pizzaria. Luxemburgo realmente me impressionou como uma sociedade bem equilibrada, com leis bem ponderadas, e também uma cultura diferente. Isso me impressionou muito, pois eu não a conhecia. A Bélgica, no entanto, eu já conhecia porque estive lá várias vezes. Mas Luxemburgo foi uma surpresa, pelo equilíbrio, pela acolhida, isso me surpreendeu. Acho que talvez a mensagem que Luxemburgo pode dar à Europa seja justamente essa.

Valerie Dupont, TV estatal belga francófona

Santo Padre, obrigada pela sua disponibilidade. Desculpe a voz, mas a chuva me prejudicou um pouco. Suas palavras no túmulo do rei Balduíno causaram certo espanto na Bélgica...

Mas você sabe que o espanto é o início da filosofia, e isso é bom…

Alguns viram isso como uma interferência política na vida democrática da Bélgica. O processo de beatificação do rei está ligado às suas posições. E como podemos conciliar o direito à vida, a defesa da vida, e também o direito das mulheres a terem uma vida sem sofrimento?

São todas as vidas. O rei foi corajoso porque, diante de uma lei de morte, ele não assinou e renunciou. É preciso coragem, não é? É preciso um político "com pulso firme" para fazer isso. É preciso coragem. Ele também deu uma mensagem com esse gesto e o fez porque era um santo. Aquele homem é santo e o processo de beatificação continuará, porque me deu provas disso.

As mulheres. As mulheres têm o direito à vida: à sua própria vida e à vida de seus filhos. Não podemos esquecer de dizer isso: o aborto é um homicídio. A ciência diz que, no primeiro mês de concepção, todos os órgãos já estão formados... Assassina-se um ser humano. E os médicos que fazem isso são — permita-me a palavra — sicários. São sicários. E sobre isso não se pode discutir. Assassina-se uma vida humana. E as mulheres têm o direito de proteger a vida. Outra coisa são os métodos anticoncepcionais, isso é outra questão. Não confundam. Estou falando agora apenas sobre o aborto. E sobre isso não há discussão. Desculpe-me, mas é a verdade.

Andrea Vreede, TV belga flamenga e holandesa

Santidade, também durante esta viagem à Bélgica, o senhor teve um longo encontro com um grupo de vítimas de abuso sexual. Frequentemente, em seus relatos, aparecem gritos de desespero sobre a falta de transparência nos procedimentos, portas fechadas, silêncio em relação a eles, lentidão nas ações disciplinares, as coberturas de que o senhor falou hoje, os problemas com as indenizações pelos danos sofridos. No final, as coisas parecem mudar apenas quando conseguem falar diretamente com o senhor. Em Bruxelas, as vítimas também fizeram uma série de pedidos. Como o senhor pretende lidar com esses pedidos? E não seria melhor, talvez, criar um departamento específico no Vaticano, um órgão independente, como alguns bispos pedem, para enfrentar melhor essa praga na Igreja e restaurar a confiança dos fiéis?

Obrigado. O último... Existe um departamento no Vaticano. Há uma estrutura, o presidente agora é um bispo colombiano para os casos de abusos. Há uma Comissão, criada pelo cardeal O’Malley. Isso funciona! E tudo é recebido no Vaticano e discutido. Eu também recebi vítimas de abuso no Vaticano e dou apoio para que avancemos. Isso é o primeiro.

Segundo, eu escutei as vítimas de abuso. Acredito que é um dever. Alguns dizem: as estatísticas mostram que 40-42-46% dos abusos ocorrem na família e no bairro, e apenas 3% na Igreja. Isso não me importa, eu me ocupo dos casos da Igreja! Temos a responsabilidade de ajudar as vítimas e cuidar delas. Algumas precisam de tratamento psicológico, é preciso ajudá-las nisso. Também se fala de uma indenização, pois existe no direito civil. No direito civil, acredito que sejam 50 mil euros na Bélgica, o que é muito baixo. Não é algo que sirva. Acho que esse é o valor, mas não tenho certeza. Mas precisamos cuidar das pessoas abusadas e punir os abusadores, porque o abuso não é um pecado de hoje que talvez não exista amanhã... É uma tendência, é uma doença psiquiátrica e, por isso, devemos tratá-los e controlá-los. Não se pode deixar um abusador livre na vida normal, com responsabilidades em paróquias e escolas. Alguns bispos deram empregos, por exemplo, em bibliotecas, a padres que fizeram isso, após o processo e a condenação, mas sem contato com crianças nas escolas, nas paróquias. Mas precisamos avançar com isso. Eu disse aos bispos belgas para não terem medo e seguirem em frente, em frente. A vergonha é encobrir, isso sim é a vergonha. 

Courtney Walsh, pool Tv Usa

Muito obrigada pelo seu tempo. Lemos esta manhã que bombas de 900 kg foram usadas para o assassinato seletivo de Nasrallah. Há mais de mil desabrigados, muitos mortos. O senhor acredita que Israel tenha talvez ido além no Líbano e em Gaza? E como se pode resolver isto? Há uma mensagem para aquelas pessoas ali?

Todos os dias eu telefono para a paróquia de Gaza. Estão ali dentro, paróquia e colégio, mais de 600 pessoas e me contam as coisas que acontecem, inclusive as crueldades que acontecem ali. Não entendi bem como aconteceram as coisas que a senhora me disse, mas a defesa sempre deve ser proporcional ao ataque. Quando há algo desproporcional, se vê uma tendência dominadora que vai além da moralidade. Um país que com a força faz essas coisas – falo de qualquer país –, que faz essas coisas num modo assim “superlativo”, são ações imorais. Também na guerra há uma moralidade a preservar. A guerra é imoral, mas as regras de guerra implicam alguma moralidade. Mas quando isso não é feito, se vê o “sangue ruim”, como nós dizemos na Argentina.

Annachiara Valle, Famiglia Cristiana

Obrigada, Santidade. Ontem, depois do encontro na Universidade de Lovaina, foi divulgado um comunicado onde – leio – “a Universidade deplora as posições conservadoras expressas pelo Papa Francisco sobre o papel da mulher na sociedade”. Dizem que é um pouco redutivo falar da mulher só por causa da maternidade, da fecundidade, do cuidado; que, na verdade, isso é um pouco discriminatório porque é um papel que cabe também aos homens. E relacionado a isso, ambas as Universidades lhe colocaram a questão dos ministérios ordenados na Igreja.

Antes de tudo, este comunicado foi feito no momento em que eu falava. Foi pré-redigido e isso não é moral. Sobre a mulher, eu falo sempre da dignidade da mulher e disse uma coisa que não posso dizer dos homens: a Igreja é mulher, é a esposa de Jesus. Masculinizar a Igreja, masculinizar as mulheres não é humano, não é cristão. O feminino tem a própria força. Ou melhor, a mulher – eu sempre digo – é mais importante dos que os homens, porque a Igreja é mulher, a Igreja é esposa de Jesus. Se isso soa conservador para aquelas mulheres, eu sou Carlos Gardel (famoso cantor de tango argentino, ndr.). Não se compreende… Eu vejo que há uma mente obtusa que não quer ouvir falar disto. A mulher é igual ao homem, ou melhor, na vida da Igreja a mulher é superior, porque a Igreja é mulher. Sobre o ministério, é maior o misticismo da mulher do que o ministério. Há um grande teólogo que estudou isso: quem é o maior, o ministério petrino ou o ministério mariano? É maior o ministério mariano, porque é um ministério de unidade que envolve, o outro é um ministério de condução. A maternalidade da Igreja é uma maternalidade de mulher. O ministério é um ministério muito menor, entregue para acompanhar os fiéis, sempre dentro da maternalidade. Vários teólogos estudaram isso e dizer isso é algo real, não digo moderno, mas real. Não é antiquado. Um feminismo exagerado, que quer dizer que a mulher seja masculinizada, não funciona. Uma coisa é o machismo que não funciona, uma coisa é o feminismo que não funciona. O que funciona é a Igreja mulher, que é maior do que o ministério sacerdotal. E às vezes não se pensa nisso.

Mas obrigado pela pergunta. E obrigado a todos vocês por esta viagem, pelo trabalho que fizeram. Sinto muito que o tempo seja apertado aqui. Mas obrigado, muito obrigado. Rezo por vocês, vocês rezem por mim. Rezem a favor!

(é dito ao Papa sobre a tragédia das 50 pessoas desaparecidas no mar ao largo das Canárias)

Faz-me mal aquelas pessoas desaparecidas nas Canárias. Hoje muitos, muitos migrantes que buscam a liberdade se perdem no mar ou próximo ao mar. Lembremos de Crotone, não? A 100 metros… a sua terra (dirigindo-se à jornalista). Pensemos (no que aconteceu) ali. É de chorar isso, de chorar.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui


Fonte: : https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-09/papa-francisco-coletiva-aviao-viagem-belgica-luxemburgo.html

 



 

REGIÃO EPISCOPAL REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO




A Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição, da Arquidiocese de Fortaleza realizou, na tarde de ontem, dia 28 deste mês de setembro, mais uma formação para os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (Mesc) Veteranos, que foram divididos em dois grupos , sendo um grupo na  Paróquia Nossa Senhora do Pérpétuo Socorro (Alto Alegre), com os demais participantes  das Paróquias Nossa Senhora do Perpétuo (Mondubim), Senhora SantÁna e São Joaquim (Eusébio), São Francisco de Assis (Mangabeira), Nossa Senhora das Graças (Manoel Sátiro), São João Eudes (Luciano Cavalcante), Nossa Senhora do Sagrado Coração (Aerolândia), Nossa Senhora da Glória (Cidade dos Funcionários), São José (Edson Queiroz)e São Francisco de Assis (Dias Macedo).




O 2º Encontro, denominado de Encontro Formativo para Veteranos 2024, foi realizado na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com o tema “O Ano de Oração e o Mesc”, com o diácono Tiago Alves sendo o responsável pela formação. 

Para dissecar o tema, o diácono Tiago, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, consultou a Bíblia algumas vezes, juntamente com os ministros. O tema da Oração foi bem explicado pelo diácono, pois precisamos entrar na escola da Oração para pedirmos a nossa conversão para nos santificar, e nesta escola o Professor è Jesus.  Citou também o Papa Francisco, e" segundo ele, a  oração, segundo o  é comparável "ao respiro da alma" expressão de uma necessidade profunda e natural de cada ser humano. A oração  é um verdadeiro diálogo com Deus, um "face a face com Ele". 

E o diácono falou também  que na Oração temos 4 passos fundamentais para nos colocarmos diante de Deus:1-  a Adoração, nosso ato de humildade e de reverência diante da grandeza de Deus; 2-  o Louvor e Ação de Graças, uma expressão de alegria e gratidão a Deus pelos seus inúmeros dons e bênçãos;3-  a Intercessão, que é a oração que melhor exprime a Comunhão dos Santos e nos permite rezar pelas necessidades dos outros, mostrando solidariedade, compreensão e compaixão; 4- e a Súplica, oração que reflete a nossa vulnerabilidade humana e a nossa necessidade de ajuda, onde apresentamos a Deus nossas necessidades pessoais, nossos desejos mais profundos e nossas preocupações mais urgentes.

Uma tarde de formação que  agradou muito aos participantes pelo tema e pela  necessidade de estarmos sempre em oração para nosso crescimento espiritual e comunitário.

EVANGELHO DO DIA

 + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 9,38-43.45.47-48

Naquele tempo:38João disse a Jesus: 'Mestre, vimos um homem expulsar demônios

em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue'. 39Jesus disse: 'Não o

proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim.

40Quem não é contra nós é a nosso favor. 41Em verdade eu vos digo: quem vos der a

beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua

recompensa. 42E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor

seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43Se

tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do

que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45Se teu pé te

leva a pecar, corta-o!

É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no

inferno. 47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o!

É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado

no inferno, 48'onde o verme deles não morre,

e o fogo não se apaga''. Palavra da Salvação

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


29 DE SETEMBRO DE 2024

DOMINGO DA VIGÉSIMA SEXTA SEMANA

DO TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Nm 11, 25-29

Leitura do Livro dos Números 11,25-29

Naqueles dias: 25O Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés.

Retirou um pouco do espírito que Moisés possuía e o deu aos setenta anciãos. Assim

que repousou sobre eles o espírito,

puseram-se a profetizar, mas não continuaram. 26Dois homens, porém, tinham

ficado no acampamento. Um chamava-se Eldad e o outro Medad. O espírito repousou


73


igualmente sobre os dois, que estavam na lista, mas não tinham ido à Tenda, e eles

profetizavam no acampamento. 27Um jovem correu a avisar Moisés que Eldad e

Medad estavam profetizando no acampamento. 28Josué, filho de Nun, ajudante de

Moisés desde a juventude, disse: 'Moisés, meu Senhor, manda que eles se calem!'

29Moisés respondeu: 'Tens ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor

fosse profeta, e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!'

Palavra do Senhor.


Reflexão – Ser profeta é contribuir com a obra do Senhor no mundo!

O Senhor distribui o Seu Espírito como bem lhe aprouver e não faz acepção de

pessoas nem de grupos, por isso, nesta leitura nós constatamos o que aconteceu com

os setenta anciãos que acompanhavam Moisés no deserto e aos dois que não estavam

reunidos com eles. Cheios do Espírito de Deus eles profetizavam e ajudavam a Moisés

na condução do povo de Israel à Terra Prometida. Nós também estamos aptos a

contribuir na edificação do reino de Deus aqui na terra, pois, no Batismo recebemos

o Espírito Santo que nos dá condições para sermos profetas, sacerdotes e reis. Temos

em nós o Espírito do Senhor que é um só e se distribui igualmente e inteiramente a

todos os batizados e nos capacita na nossa caminhada em busca da vida eterna. Seria

muito bom que todos nós utilizássemos a nossa capacidade para a edificação do

próximo e fizéssemos uso dos dons, talentos e virtudes que foram colocados ao nosso

dispor. Deveríamos todos, desejar ardentemente, ser profeta e assim contribuir com

a obra do Senhor no mundo. O Senhor nos convoca a pôr em prática a nossa vocação

para profeta. – Você sabe o que é ser profeta? – Você escuta a Deus para falar em

nome Dele? – Você já experimentou proclamar aquilo que o Senhor coloca no seu

coração para ajudar a edificar o reino dos céus? – Deus conta com você para isso!

Salmo 18,8.10.12-13.14 (R.8a 9b)

R.A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria ao coração

8A lei do Senhor Deus é perfeita,*

conforto para a alma!

O testemunho do Senhor é fiel,*

sabedoria dos humildes.R.

10É puro o temor do Senhor,*

imutável para sempre.

Os julgamentos do Senhor são corretos*

e justos igualmente.R.

12E vosso servo, instruído por elas,*

se empenha em guardá-las.

13Mas quem pode perceber suas faltas?*

Perdoai as que não vejo!R.

14E preservai o vosso servo do orgulho:*

não domine sobre mim!

E assim puro, eu serei preservado*

dos delitos mais perversos.R.

Reflexão - A lei do Senhor é a receita para a prosperidade do ser humano. Se nos

entregássemos à Sua Lei, se seguíssemos os Seus ensinamentos, se nos

empenhássemos em guardá-los, teríamos sucesso, alegria e estaríamos fugindo dos


74


embustes do inimigo: “E, assim, puro eu serei preservado dos delitos mais

perversos!”

2ª. Leitura – Tg 5, 1-6

Leitura da Carta de São Tiago 5,1-6

1E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre

vós. 2Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas

traças. 3Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de

testemunho contra vós e devorar vossas carnes, como fogo! Amontoastes tesouros nos

últimos dias. 4Vede: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que

vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos

ouvidos do Senhor todo-poderoso. 5Vós vivestes luxuosamente na terra,

entregues à boa vida, cevando os vossos corações para o dia da matança.

6Condenastes o justo e o assassinastes; ele não resiste a vós. Palavra do Senhor.

Reflexão – A riqueza guardada com ganância pode evaporar-se de uma hora para

outra.

Nesta carta São Tiago se dirige especialmente àqueles que amealham os bens com

usura e não se importam com os menos favorecidos. Todos nós sabemos que a

riqueza que é guardada com ganância pode evaporar-se de uma hora para outra, ser

carcomida pelas traças que são os ladrões e enganadores dos quais o mundo está

cheio. Assim, Ele profetiza e adverte àqueles que acumulam fortuna na terra, em

detrimento do salário do trabalhador e dos que lhe prestam qualquer serviço. São

eles os que põem a sua confiança unicamente no patrimônio que ajuntaram e se

refastelam entregues à vida boa. Muitas pessoas caem em desgraça por causa dos

muitos bens que possuem, confirmando assim as palavras de São Tiago: “vosso ouro e

vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra

vós”. Ao contrário, todo aquele que prospera e põe o que possui à disposição de

Deus, partilhando com os seus irmãos, será cada vez mais abençoado e progredirá

sempre. – Qual é o seu pensamento em relação a este assunto? – Qual o seu

objetivo quando guarda o seu dinheiro? - Você é justo quando alguém lhe presta

algum serviço? - Você tem guardado muitos bens? De quem eles serão?

Evangelho – Mc 9, 38-43.45.47-48

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 9,38-43.45.47-48

Naquele tempo:38João disse a Jesus: 'Mestre, vimos um homem expulsar demônios

em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue'. 39Jesus disse: 'Não o

proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim.

40Quem não é contra nós é a nosso favor. 41Em verdade eu vos digo: quem vos der a

beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua

recompensa. 42E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor

seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43Se

tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do

que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45Se teu pé te

leva a pecar, corta-o!

É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no

inferno. 47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o!

É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado

no inferno, 48'onde o verme deles não morre,

e o fogo não se apaga''. Palavra da Salvação.

Reflexão – Jesus nos ensina a fazer todas as nossas ações em Seu Nome.

Mais uma vez Jesus nos instrui a distinguir a diferença que há entre a mentalidade do

mundo e o pensamento de Deus. Nós também, como os discípulos de Jesus, muitas

vezes, entendemos que Jesus é de nossa propriedade exclusiva ou do movimento a

que pertencemos. Diante do que Ele nos expõe, no entanto, concluímos que em

nenhuma situação poderemos afirmar que alguém não está a serviço do reino

somente porque não faz parte da nossa classe, da nossa religião ou da nossa

comunidade. Jesus nos ensina a fazer todas as nossas ações em Seu Nome, isto é,

por amor a Ele. Por isso, Ele acolhe de coração todas as pessoas que de uma maneira

ou de outra trabalham com amor para a edificação da Sua Igreja. A Igreja é o Corpo

de Cristo agindo no mundo. Porém, todo aquele que é de Cristo segue os seus

ensinamentos. Deus quer salvar o homem do pecado e quem quiser seguir a Jesus

deve renunciar ao pecado, mesmo que para isso tenha que renunciar a algo que

muito lhe custa. Se Cristo veio nos libertar do pecado e da morte, não podemos

continuar com as práticas que nos afastam do Salvador. Ninguém é Senhor de si

mesmo, ninguém pode salvar-se por si só, por isso, Jesus, num sentido figurado nos

manda arrancar a mão, o pé, isto é, cortar as ações que nos apartam da graça de

Deus.

 - Você costuma desprezar as outras religiões ou pessoas de outras comunidades?

 – Você se considera dono de Jesus? 

– A que ou a quem o seu pé ou a sua mão estão levando você?

 – Aquilo que pratica e os lugares que frequenta estão levando você para Deus ou afastam Dele?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho