quinta-feira, 30 de novembro de 2023

LEI QUE INSTITUI O DIA NACIONAL DO ROSÁRIO DA VIRGEM MARIA FOI APROVADA E SEGUE PARA A SANÇÃO PRESIDENCIAL

 



O Senado aprovou na terça-feira, 28, em votação simbólica, o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, a ser celebrado anualmente em 7 de outubro. O texto é originário do PL 4.943/2023, da Câmara dos Deputados, e seguiu para sanção presidencial.

A data escolhida é a mesma em que a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora do Rosário. O dia 7 de outubro foi estabelecido para a festa litúrgica pelo Papa Pio V, em 1571, relacionando à vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nessa batalha, os cristãos católicos, em meio à recitação do Santo Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos, vencendo-os em combate. A oração tem origem nas aparições de Nossa Senhora a São Domingos de Gusmão, em 1214, na Igreja do Mosteiro de Prouille,

Rosário significa “coroa de rosas”. Foi definido por São Pio V como “um modo muito piedoso de oração, ao alcance de todos, que consiste em ir repetindo a saudação que o anjo fez a Maria; intercalando um ‘Pai Nosso’ entre cada dez ‘Ave Marias’ e tratando de ir meditando enquanto isso na vida de Nosso Senhor”.

São João Paulo II, que acrescentou os mistérios luminosos à oração do Santo Rosário, escreveu em sua Carta Apostólica “Rosarium Virginis Mariae” que esta oração “na sua simplicidade e profundidade, permanece, mesmo no terceiro milênio recém iniciado, uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade”.

PL 4.943/2023

A autora do projeto de lei é a deputada Simone Marquetto, integrante da Frente Parlamentar Católica. Ela destacou em sua proposição que o Rosário “é uma oração poderosa, que santifica as famílias, liberta os cativos e converte os corações”.

“É com o Rosário que o nosso coração se acalma ao abrir uma corrente para o espírito e se conectar com o divino. O Rosário é “arma” espiritual na luta contra o mal, contra a violência, pela paz nos corações, nas famílias, na sociedade e no mundo. Que no dia 07 de outubro de cada ano, ao meio-dia, nós, católicos, possamos juntos fazer a oração do Rosário da Virgem Maria”, motivou.

 Foto: Gustavo Cabral/Portal A12

Fonte:https://www.cnbb.org.br/aprovada-a-lei-que-institui-o-dia-nacional-do-rosario-da-virgem-maria/

 


O TEMPO DE DEUS

 

Pe. Johnja López Pedrozo

EVANGELHO DO DIA

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 4,18-22

18Quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: 'Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.' 20Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou.  22Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. Palavra da Salvação.

 

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DO DIA

 

30 DE NOVEMBRO DE 2023

 

5ª. FEIRA – SANTO ANDRÉ APÓSTOLO

 

FESTA

 

 

Cor: Vermelho

1ª Leitura - Rm 10,9-18

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 10,9-18

 
Irmãos: 9Se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor 
e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, 
serás salvo. 10É crendo no coração que se alcança a justiça 
e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 
11Pois a Escritura diz: "Todo aquele que nele crer não ficará confundido". 12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. 14Mas, como invocá-lo, sem antes crer nele? 
E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? 15E como pregar, sem ser enviado para isso? Assim é que está escrito: "Quão belos são os pés dos que anunciam o bem". 16Mas nem todos obedeceram à Boa-nova. Pois Isaías diz: "Senhor, quem acreditou em nossa pregação?" 17Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. 18Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, 
pois "a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo". 
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o bem!

São Paulo nos assegura que todo aquele declarar com os lábios, aceitar no coração e testemunhar com a vida, o senhorio de Jesus, será salvo. Portanto, a fé na ressurreição de Jesus Cristo é a condição para a nossa salvação e não importa a qual raça pertencemos nem tampouco qual a religião que professemos. Em todos os momentos e em qualquer situação que nos encontremos teremos a garantia da proteção do Senhor que é “generoso para com todos os que o invocam”. Para que sejamos salvos temos que crer e invocar o nome do Senhor e espalhar esta verdade por toda a terra.  A salvação de Jesus percorre o mundo por meio do testemunho de homens e mulheres que tiveram uma experiência com Ele. Acreditar, confiar e depender de Jesus faz parte do alicerce da fé e a Salvação é o próprio Jesus agindo na nossa vida, tomando conta de nós e regendo os nossos passos. Apesar de conhecermos esta verdade, muitas pessoas ainda permanecem surdas porque nós ainda permanecemos mudos.  A fé vem da pregação, por isso, somos também enviados ao mundo para anunciar a boa nova e, mesmo que não deem ouvidos à nossa pregação, mesmo que, às vezes, tenhamos a impressão de que o nosso esforço não está valendo a pena por causa das dificuldades, as palavra do profeta nos alentam: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”.  – Como você tem anunciado ao mundo a sua experiência com Jesus Cristo? – Você tem demonstrado que tem fé em Jesus Cristo? – Você tem uma vida coerente com a sua condição de filho (a) de Deus? – Aonde você precisará ir para dar testemunho disso? 

 

Salmo - Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)

 

R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra. 

2Os céus proclamam a glória do Senhor, * 
e o firmamento, a obra de suas mãos; 
3o dia ao dia transmite esta mensagem, * 
a noite à noite publica esta notícia. R. 
 
4Não são discursos nem frases ou palavras, * 
nem são vozes que possam ser ouvidas; 
5seu som ressoa e se espalha em toda a terra, * 
chega aos confins do universo a sua voz. R.

 

Reflexão - A ação poderosa do Senhor se faz notar pelas obras que nós contemplamos. Tudo nos fala de Deus, os céus, o firmamento, o dia e a noite. A obra de Deus se manifesta em tudo o que nós vemos, tocamos e sentimos. Assim também as nossas ações falam mais do que os nossos discursos. O bem que fazemos em Nome de Deus soa firme no coração do mundo e, enquanto mais nós nos elevamos o mundo também se eleva por causa de nós  A nossa própria existência já é uma prova do poder de Deus e, nem precisamos de frases nem palavras bonitas para fazer ressoar nos confins da terra, a Palavra de Deus.

 

Evangelho - Mt 4,18-22

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 4,18-22

18Quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: 'Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.' 20Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou.  22Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – Jesus deseja atrair para si as nossas famílias

Os primeiros apóstolos, Simão e André, Tiago e João eram irmãos, trabalhavam juntos em família, eram pescadores e estavam em plena atividade na sua ocupação. Estas particularidades servem hoje de pano de fundo para a nossa reflexão. Percebemos, então, que eles tinham uma profissão, tinham uma história, viviam entre a família, no entanto, ao chamado de Jesus, “imediatamente deixaram as redes, a barca e o pai e O seguiram!” Hoje também Jesus deseja atrair para si as nossas famílias, pessoas com as quais convivemos. Nós também temos uma história, temos os nossos problemas, e, por isso mesmo, precisamos ser fortalecidos espiritualmente para dar testemunho ao mundo de que seguir a Jesus é a condição primeira para que possamos cumprir com o desígnio de Deus para nossa vida em família. O nosso trabalho, a nossa ocupação, a rotina da nossa existência não devem ser impedimento para que sigamos a Jesus e vivamos os Seus ensinamentos. Deixar imediatamente, as redes, a barca e o pai, significa atender ao chamado de Jesus que tem a autoridade de quem sabe o que é melhor para cada um de nós, e por isso, tem a primazia nas nossas eleições. Jesus nos convoca a ser pescadores de homens, no meio da nossa família por meio do nosso testemunho de fidelidade a Deus e aos irmãos. O Seu chamado é irrevogável e intransferível, por isso, é necessário, que estejamos livres de qualquer empecilho, desapegados de tudo quanto nos prende, mesmo que seja o trabalho, a profissão, a família ou os bens. Mesmo que sejamos muito ocupados, Jesus nos chama, pois os seus escolhidos são justamente àqueles que se comprometem e que têm que renunciar a alguma coisa. Jesus deseja que o nosso coração esteja livre de tudo e de todos para segui-Lo, vivendo a Lei do Seu Amor.

 – Você também foi chamado (a) por Jesus?

 – Quando foi que Jesus o (a) convocou? Você lembra?

 – Você já disse sim a Jesus no serviço do reino ou ainda está dando desculpas esfarrapadas?

 – Aproveite o tempo de agora, não perca as oportunidades!


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SANTO DO DIA - SANTO ANDRÉ, O APÓSTOLO

 

Origens

Santo André nasceu em Betsaida, no tempo de Jesus. De início, foi discípulo de João Batista, até que aproximou-se do Cordeiro de Deus e, com São João, começou a segui-Lo. Santo André é reconhecido pela Liturgia como o “Protocleto”, ou seja, o primeiro a ser chamado: “Primeiro a escutar o apelo, ao Mestre, Pedro conduzes; possamos ao céu chegar, guiados por tuas luzes!”.

O Abandono e o Seguimento de Cristo
A Liturgia conta que, quando Jesus se apresentou pela segunda vez na região do Jordão, onde João Batista batizava, ele exclamou: “Eis o Cordeiro de Deus”. “No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos. E, avistando Jesus que ia passando, disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus’” (João 1,35-36). André e João, ouvindo essas palavras, decidiram deixar tudo para seguir Cristo.

Evangelho
Santo André expressa-se no Evangelho como “ponte do Salvador”, porque é ele quem se coloca entre seu irmão Simão e Jesus. “Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe: “Achamos o Messias (que quer dizer o Cristo)” (João 1,41).

Santo André: a ponte do Salvador

O Chamado de Jesus
Segundo a narrativa de São João, este foi o primeiro encontro de André com Jesus. Entretanto, André e Pedro não ficaram definitivamente com o Senhor, voltando às suas ocupações de pescadores. Dias depois, Jesus passava pelo Lago de Tiberíades e avistando os irmãos pediu que eles O seguissem. “Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes: ‘Vinde após mim e vos farei pescadores de homens’” (Mateus 4,18-19). Deu-se, a partir dessas palavras, o chamamento oficial de André como apóstolo junto com seu irmão Pedro.

Apóstolo Discreto
Poucas menções foram registradas no Evangelho sobre Santo André. A primeira delas é a multiplicação dos pães e peixes. Jesus interpela Filipe sobre a possibilidade de alimentar uma grande multidão, e André intervém dizendo: “Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes (…) mas que é isto para tanta gente?” (João 6,9).

Pregador do Evangelho no mundo afora

Evangelizador na região dos mares Cáspio e Negro
Conta a tradição que, depois do Batismo no Espírito Santo em Pentecostes, Santo André teria ido pregar o Evangelho na região dos mares Cáspio e Negro, a fim de pregar o Evangelho pelo mundo afora.

Páscoa
Apóstolo da coragem e da alegria, Santo André foi fundador das igrejas na Acaia, onde testemunhou Jesus com o seu próprio sangue, já que foi martirizado numa cruz em forma de X por volta do ano 60, a qual recebeu do santo este elogio: “Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou!”.

Minha oração

“Em forma de X foste testemunha de nosso Senhor e Salvador, que nós também possamos dar testemunho ao nosso modo de todo o coração. Perpetuai a fé cristã nos lugares mais remotos e divergentes, aumentai a fé naqueles que estão enfraquecidos e renovai os costumes cristãos. Amém.”

Santo André Apóstolo, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova Notícias

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

PARÓQUIAS DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA REALIZAM NOVENÁRIO EM HONRA A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

 



Foto: Paróquia de Pacatuba

A Bem-Aventurada Virgem da Conceição é a padroeira de 15 Paróquias da Arquidiocese de Fortaleza: Tabatinga, Pajuçara, Guanacés, Conjunto Ceará, Guaramiranga, Redenção, Pacajus, Cascavel, Pacoti, Pavuna, Pacatuba (sede), Messejana, Aracoiaba, Taquara e Jóquei Clube.

Os novenários iniciam nesta terça-feira, 28, em geral na Igreja Matriz paroquial com adoração ao santíssimo, celebração eucarística, novena, recitação do terço mariano, Ofício da Imaculada Conceição, procissão e convívio social até o dia 8 de dezembro.

“Nove meses antes do nascimento de Maria (8 de setembro), a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria. Esta festa foi aprovada pelo Papa Sisto IV, em 1476, e, depois, de modo extensivo para toda a Igreja, por Clemente XI, em 1708. Reunindo a doutrina secular dos Padres e Doutores da Igreja, dos Concílios e de seus predecessores, Pio IX proclamou, solenemente, em 1854, o Dogma da Imaculada Conceição”, lê-se no site Vatican News.

Confira as programações:

Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, Tabatinga, Maranguape

Tema: “25 Anos aos pés da Imaculada, que nos leva a Jesus”

*28/11 (Terça-feira)

18h – Procissão das Bandeiras dos Padroeiros das Comunidades, saindo da Praça de Gereraú, acolhida dos Oratórios;

19h – Missa Solene de Abertura e hasteamento das Bandeiras;

Presidente da celebração: Pe. José Francisco (Meireles)

*29/11 (Quarta-feira)

18h30 – Novena a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria

19h – Santa Missa

Presidente da celebração: Pe. Antonio Lima (Palmácia)

*30/11 Quinta-feira)

18h30 – Novena a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria

19h – Santa Missa

Liturgia e Canto: Setor São Pedro

Presidente da celebração: Dom Júlio César (Bispo Auxiliar de Fortaleza)

*1°/12 (Sexta-feira)

18h30 – Novena a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria

19h – Santa Missa

Liturgia: Setor Santa Luzia

Canto: Ministério Providência Divina (Caucaia)

Presidente da celebração: Pe. Alexandre Brandão (Tabapuá)

*02/12 (Sábado)

18h30 – Novena a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria

19h – Santa Missa

Liturgia: Setor Nossa Senhora de Fátima

Canto: Ministério São Bento

Presidente da celebração: Pe. Aurênio Nonato

20h – Convívio Social / Tradicional Leilão

*03/12 (Domingo)

18h30 – Novena a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria

19h – Santa Missa

Liturgia: Terço dos Homens, Mulheres, Crianças e CEB´SCanto: Grupo Maranata

Presidente da celebração: Pe. Anderson (Alto Alegre)

*04/12  (Segunda-feira)

18h30 – Novena a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria

19h – Santa Missa

Liturgia e canto: Setor Sagrada Família

Presidente da celebração: Pe. Adair Ramos (Henrique Jorge)

*05/12 (Terça-feira)

18h30 – Novena a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria

19h – Santa Missa

Liturgia e Canto: Setor Sagrado Coração de Jesus

Presidente da celebração: Pe. Leonardo Bezerra (Bom Jardim)

*06/12 (Quarta-feira)

18h30 – Novena a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria

19h – Santa Missa

Liturgia e Canto: Grupo de Jovens Paroquial

Presidente da celebração: Pe. Josileudo (Araturi)

*07/12 (Quinta-feira)

18h30 – Novena a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria

19h – Santa Missa

Liturgia e Canto: ECC Paroquial

Presidente da celebração: Pe. Paulo Henrique (Conjunto Industrial)

*08/12 (Sexta-feira)

12h – Ofício da Imaculada Conceição na Matriz

18h – Procissão com a Imagem da Padroeira, saindo do Gereraú para a Matriz

19h – Santa Missa

Liturgia: Sede

Canto: Ministério Maranata

Presidente da celebração: Pe. Ailton Costa (Vicente Pinzon)

20h – Convívio social / Rifa entre irmãos

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Pajuçara, Maracanaú

Tema: “Maria, Mãe e Discípula, nos ensina a semear”

*28/11 – Abeura do novenário

19h – Comissão Paroquial de Liturgia

Maria, Mãe e Discípula, nos ensina a semear.

*29/11

5h – Missa – Santa Rita

19h – Missa – Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio

*30/11

5h – Missa – Santa Teresinha

19h – Missa – São Pedro e São Paulo e São João Batista

*1°/12

5h – Missa – Nossa Senhora Aparecida

19h – Missa – Menino Jesus

*02/12

5h – Missa – Sagrado Coração de Jesus

19h – Missa – São José e São Francisco

*03/10

5h – Missa – Nossa Senhora das Graças

9h – São Sebastião

19h – Missa – São Sebastião

*04/12

5h – Missa – Nossa Senhora de Fátima e Menino Jesus

19h – Missa – Santa Teresinha e Santa Rita

*05/12

5h – Missa – São José

19h – Missa – Nossa Senhora Aparecida

*06/12

5h – Missa – São Pedro e São Paulo e São João Batista

19h- Missa – Nossa Senhora das Graças

*07/12

5h – Missa – São Sebastião

9h – Missa – Sagrado Coração de Jesus e Santa Luzia

*08/12 – Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria

7h – Missa – Comissão Paroquial de Liturgia

19h – Missa – Comissão Paroquial de Liturgia

*Durante o novenário:

Serão realizadas visitas missionárias às famílias.

5h às 6h – Confissões

15h – Ofício de Nossa Senhora – (Legião de Maria)

18h – Oração do Terço – (Terço dos Homens)

16h às 18h30min – Confissões

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Guanacés, Cascavel

Tema: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 26-38)

*26/11

6h – Ofício da Imaculada, hasteamento das bandeiras e café comunitário

19h – Santa Missa – Padre Natan (Pároco de Guanacés)

*27/11  

19h – Santa Missa – Padre Silvio Lima (Vigário Paroquial da Paróquia Nossa

Senhora de Fátima – Parque Genibaú, Fortaleza)

*28/11

19h – Santa Missa – Padre Edmilson Freitas (Pároco Paróquia Santo Antônio de

Pádua, Pici, Fortaleza)

*29/11

19h – Santa Missa – Padre Luciano Silva (Pároco de Nossa Senhora do Perpétuo

Socorro, Jereissati I, Maracanaú )

*30/11

19h – Santa Missa – Padre Marcos Silvestre (Administrador paroquial da Área

Pastoral São Pedro e São Paulo, Capim de Roça, Pindoretama)

*1°/12

19h – Santa Missa – Padre Marcilio Gomes (vigário paroquial da Paróquia Nossa

Senhora da Conceição, Cascavel)

*2/12

19h – Santa Missa – Padre Claudio Oliveira (Pároco de Jesus, Maria, José – em

Beberibe)

*3/12

19h – Santa Missa – Padre Edergilson Silva (Vigário Paroquial de Nossa Senhora da

Penha, Sucatinga, Beberibe )

*4/12

19h – Santa Missa – Padre Marcos Carolino (Pároco de São Sebastião, Mulungu)

*5/12

19h – Santa Missa – Padre Greison Magalhães (Vigário Paroquial – Paróquia Nossa

Senhora do Sagrado Coração, Aerolândia, Fortaleza)

*6/12

19h – Santa Missa Padre Valternilo Ribeiro (Ecônomo do Seminário Arquidiocesano de Teologia)

*7/12

19h – Santa Missa Padre Marcos Brito (Vigário paroquial da Paróquia Cristo Rei,

Putiú, Baturité)

*8/12

19h – Santa Missa – Padre Natan (Pároco de Guanacés)

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Conjunto Ceará

Tema: ” A vocação de Maria nos ensina a servir à Deus, no serviço aos irmãos e na doação de si mesma”

*28/11

18h30 – Hasteamento das bandeiras

19h – Celebração eucarística presidida pelos padres Guedes e Klébio

*29/11

19h – Celebração eucarística pelo padre Eudásio Cruz

*30/11

19h – Celebração eucarística presidida pelo padre José Paulo

*1°/12

19h – Celebração eucarística presidida pelo padre Klébio

*2/12

19h – Celebração eucarística presidida pelo padre Rogério Araújo

*3/12

19h – Celebração eucarística presidida pelos padres Frota e Guedes

*4/12

19h – Celebração eucarística presidida pelo padre Guedes e convidados

*5/12

19h – Celebração eucarística presidida pelo padre Josimar Pires

*6/12

19h – Celebração eucarística presidida pelo padre Thiago Emanuel

*7/12

19h – Celebração eucarística presidida pelo padre Emílio Castelo

*8/12 – Solenidade de encerramento

18h – Procissão com saída da Matriz

Percurso: saída da avenida Central, seguindo pelas Avenidas B, G, C e retornando pela Avenida Central)

Celebração eucarística, após a chegada da procissão presidida pelo padres Guedes e Klébio

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Guaramiranga

Tema: Maria, ensina-nos que vocação é graça e missão”

*27/11

18h – Adoração, Missa de abertura, hasteamento da bandeira e lanche partilhado

*28/11

18h30 – Santa Missa

Presidente da celebração: Frei Hélder

Liturgia: São Miguel

Convidados: Confraria da Imaculada, terço das mulheres de todas as comunidades e melhor idade

Gesto Concreto: 1 kg de arroz

Parte Social: Coração de Maria

*29/11

Sub-tema: Maria, ensinai-nos que toda vocação é missão por Deus!

18h – Ofício e Missa

Presidente da celebração: Frei Marcos

Liturgia: Totus Tuus

Convidados: Terço dos Homens de toda a paróquia e paróquias vizinhas

Gesto Concreto: 1 kg de açucar

Parte Social: Coração de Jesus

*30/11

Sub-tema: Maria, ensinai-nos a escutar o chamado de Deus!

18h – Ofício e Missa

Presidente da celebração: Frei Hélder

Liturgia: Alíde (Cenáculo)

Convidados: Escolas públicas e particulares, creches e profissionais da educação

Gesto concreto: 1 kg de farinha

Parte Social: Coração de Maria

*1°/12

Sub-tema: Maria, ensinai-nos que a Família é vocação de Deus!

18h – Ofício e Missa

Presidente da celebração: Frei Marcos

Liturgia: Ministério Nossa Senhora Aparecida

Convidados: Arábia, Monte Flor, Abreu e Ministros da Eucaristia

Gesto Concreto: Pacote de macarrão

Parte Social: Coração de Jesus

*02/12

Sub-tema: Maria, ensinai-nos a assumir a missão de Leigos na Igreja e no mundo!

18h – Ofício e Missa

Presidente da celebração: Frei Hélder

Liturgia: Ministério Luz de Deus (Missão Capivara)

Convidados: Pousadas, visitantes e comerciantes

Gesto concreto: Óleo de cozinha

Parte Social: Coração de Maria

*03/12

Sub-tema: Maria, ensinai aos jovens que sua vida é missão!

9h – Missa

Presidente: Frei Marcos

11h – Missa – Gruta

Presidente da celebração: Frei Marcos

18h – Ofício e Missa

Presidente: Pe. Neto (Paróquia Cristo Rei – Putiú)

Liturgia: Ministério Arca da Aliança

Convidados: Apostolado da Oração de toda a Paróquia, Cenáculo da Sagrada Família e dizimistas

Gesto concreto: Pacote de pó de café

Parte Social: Coração de Jesus

*04/12

Sub-tema: Maria, ensinai-nos a pedir bons pastores!

18h – Oficio e Missa

Presidente da celebração: Frei Marcos

Liturgia: Ministério Santa Terezinha Botija

Convidados: Comunidades Botija, Por do Sol, Suzana e Piaba

Gesto concreto: Pacote de flocão

Parte Social: Coração de Maria

*05/12

Sub-tema: Maria, ensinai-nos o valor da Vida Religiosa Consagrada!

18h – Ofício e Missa

Presidente da celebração: Padre Silvio

Liturgia: Grupo filhos de Maria – Lagoa

Convidados: profissionais da saúde e catequistas

Gesto concreto: pacote de leite

Parte Social: Coração de Jesus

*06/12

Sub-tema: Maria, ensinai-nos a construir uma sociedade justa e solidária!

18h – Ofício e Missa Grupo

Presidente: Pe. João Ribeiro (Pároco de Ideal)

Liturgia: Grupo São João Batista – Linha da Serra

Convidados: Comunidades Linha da Serra, Agostinho, Nova Fortaleza e São José

Gesto concreto: Pacote de bolacha

Parte Social: Coração de Maria

*07/12

Sub-tema: Maria, ensinais-nos a perseverar como família cristã!

18h – Oficio e Missa

Presidente da celebração: Frei Hélder

Liturgia: Ministério Gênesis – Mulungu

Convidados: Comunidades Pernambuquinho, Por do Sol e Agostinho

Gesto concreto: 1 Kg de feijão

Parte Social: Coração de Jesus

*08/12 – Encerramento

9h – Missa Celebrante: Frei Marcos

Liturgia:

16h30 – Procissão

18h – Ofício e Missa

Presidente: Fraternidade franciscana

Liturgia: Totus Tuus

Parte Social: Coração de Jesus e Maria

Convidados: Toda a comunidade paroquial e devotos de Nossa Senhora da Conceição

A liturgia será do dia

Santa Missa começará às 18h30

*Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Centro, Redenção

Tema: Maria, ensina-nos que vocação é graça e missão”

*28/11

18h – Carreata saindo da capela do Conjunto Antonio Bomfim

19h – Missa de abertura e hasteamento da bandeira

Presidente da celebração: Padre Mascarenhas

Coral: Paz e Bem

Parte social: Legião de Maria

*29/11

6h – Missa nas ruas – Alto Bela Vista

18h – Oficio e Terço Mariano

18h45 – Novena

19h – Santa Missa

Presidente da celebração: Padre Jean Douglas

Coral: Santa Terezinha (IAM)

Parte social: Pastoral Familiar

*30/11

6h – Missa nas ruas – Parque da Liberdade, Rua Castro Alves

18h – Oficio e Terço Mariano

18h45 – Novena

19h – Santa Missa

Presidente da celebração: Padre Antônio Alves

Coral: ECC

Parte social: terço das mulheres

*1°/12

6h – Missa nas ruas – Outeiro de Dentro

18h – Oficio e Terço Mariano

18h45 – Novena

19h – Santa missa

Presidente da celebração: Padre Francisco

Coral: Imaculado Coração de Maria

Parte social: Terço dos Homens

*02/12

6h – Missa nas ruas – Rua Santo Agostinho

18h – Oficio e Terço Mariano

18h45 – Novena

19h – Santa missa

Presidente da celebração: Pe. Almir

Coral: Totus Tuus Mariae

Parte social: Pastoral do Dízimo

*03/12

7h – Santa missa

celebrante: Pe. Francisco – Redenção

Coral: Jesus Amigo

18h – Ofício e Terço Mariano

18:45 – Novena

19h – Santa missa

Celebrante: Pe. Wagner

Coral: Comunidade Católica Shalom

Parte social: Apostolado / Pastoral da Criança

Leilão após a santa missa

*04/12

6h – Missa nas ruas – Parque da Liberdade – Rua Tarcísio Bonfim

18h – Terço Mariano

18h45 – Novena

19h – Santa missa

Presidente da celebração: Padre Anderson

Coral: Angelus

Parte social: Mesc

*05/12

6h – Missa nas ruas – Rua Santa Rita

18h – Terço Mariano

18h45 – Novena

19h – Santa missa

Presidente da celebração: Padre João Andrade

Coral: Legião de Maria

Parte social: Iniciação à Vida Cristã

*06/12

6h – Missa nas ruas – Rua Eduardo Abreu

18h – Oficio e Terço Mariano

18h45 – Novena

19h – Santa missa

Presidente da celebração: Padre Antônio Lima

Coral: Mãe Rainha

Parte social: Comunidade Católica Shalom

*07/12

6h – Missa nas ruas – Santos Dumont

18h – Oficio e Terço Mariano

18h45 – Novena

19h – Santa Missa

Presidente da celebração: Padre Rogério

Coral: Santa Terezinha – Diamante

Parte social: Infancia e Adolescência Missionária

*08/12

8h – Ofício de Nossa Senhora

9h – Santa missa

Presidente da celebração: Dom José Antonio

Coral: Angelus

17h30 – Procissão em seguida santa missa e descerramento da bandeira

Liturgia: Setores da Paróquia

Presidente da celebração: Padre Francisco (pároco)

Coral: Paz e Bem

Parte social: Pastoral da Pessoa Idosa, Franciscanos, Coroinhas e ECC

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Centro, Pacajus

Tema: “Em Jesus e com Maria, a favor da vida”

*28/11 – (Abertura)

18h – Igreja Mãe – Oficio de Nossa Senhora

18h30 – Saída da Imagem Peregrina

Chegada na Matriz – Hasteamento das bandeiras

19h – Missa de Abertura – Pe. Reginaldo Guimarães

Homenageados: Agricultores, Pescadores, Feirantes, Circulo Bíblico e Legião de Maria

Atração: Edvardo Aquino

*29/11

18h30 – Novena (Liturgia)

19h – Santa Missa – Dom Valdemir Santos

Homenageados: Guarda Municipal, AMTTP, Polícia Militar, Polícia Civil

Atração: Hellen Ribeiro

*30/11

18h30 – Novena (Liturgia)

19h – Santa Missa – Pe. Júlio César

Homenageados: Sec. de Educação, Escolas Particulares, Estaduais e Municipais,

Educadores Físicos, Apostolado da Oração e Animação Vocacional

Atração: Sergio Kairos e Toinho dos Teclados

*1°/12

18h30 – Novena (Liturgia)

19h – Santa Missa – Pe. Marcelo

Homenageados: Sec. de Saúde, Farmacêuticos, Clínicas Particulares e Apostolado do

Oratório

Atração: Gleusson Menezes Sax

*02/12

16h – Pedalando com Maria

18h30 – Novena (Liturgia)

19h – Santa Missa – Pe. Bruno Moreira

Homenageados: Taxistas, topiqueiros, moto-taxistas, Terço dos Homens e Terço da

Mulheres

Atração: Pagode da Ousadia

*03/12

7h – Santa Missa – Pe. Daniel

8h – Cavalgada e Leilão Paroquial (Parque da Vaquejada)

18h30 – Novena (Liturgia)

19h – Santa Missa – Pe. Watson Façanha

Homenageados: Comerciantes, Contadores, Advogados, MEP e Pastoral da Acolhida

Atração: Cia Serart e Leilão Paroquial

*04/12

18h30 – Novena (Liturgia)

19h – Santa Missa – Pe. Antonio Cláudio

Homenageados: Atores, Cantores, IVC, Liturgia, Coroinhas e MESC

Atração: Lucas Euzébio

*05/12

18h30 – Novena (Liturgia)

19h – Santa Missa – Pe. Carlos Tamboril

Homenageados: Pastoral da Pessoa Idosa, Caritas Paroquial e Pastoral do Dizimo

Atração: Espaço Lindy

*06/12

18h30 – Novena (Liturgia)

19h – Santa Missa – Pe. Marcelâdio Gomes

Homenageados: EJC, PJ, ECC, Shalom, Pastoral da Escuta e Universitários

Atração: Apresentação Filho de Deus Menino Meu (Comunidade Shalom)

*07/12

18h30 – Novena (Liturgia)

19h – Santa Missa – Pe. Cícero Edvam

Homenageados: Radialistas, Poetas e Pascom

Atração: Mulata Forrozeira

*08/12 – (Encerramento)

7h – Santa Missa – Pe. Damião Lucas

18h – Ofício de Nossa Senhora (Liturgia)

18h30 – Procissão com Imagem Peregrina

19h – Santa Missa – Pe. Adair Ramos

Homenageados: Pastoral Familiar, COMIPA e todas comunidades

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Centro, Cascavel

Tema: “O Poderoso fez em mim maravilhas” (Lc 1, 49)

*28/11 – Abertura da Festa

06h – Alvorada com Oficio da Imaculada Conceição e hasteamento das bandeiras

18h – Santo Terço

Responsável: Terço das Mulheres da Sede

19h – Abertura da Festa de Nossa Senhora da Conceição 2023

Presidente da celebração: Pe. Marcílio Jerônimo

Animação: Ministério da Juventude

Homenageados: Comunidades e Movimentos

20h30 – Programação Social

*29/11

18h – Santo Terço

Responsável: Terço dos Homens da Sede

18h45 – Novena

19h – Celebração Eucarística – Pe. José Mauro

Animação: Terço dos Homens da Sede

Homenageados: Dizimistas

20h30 – Programação Social

*30/11

18h – Santo Terço

Responsável: Setor II

18h45 – Novena

19h – Celebração Eucarística – Missa da Saúde – Pe. Marcílio Gomes

Animação: Shalom Pindoretama

Homenageados: Crianças

*1°/12

18h – Santo Terço

Responsável: Apostolado da Oração / Oratório de Maria

18h45 – Novena

19h – Celebração Eucarística – Pe. Anderson Igor

Animação: Ministério São Miguel

Homenageados: Idosos

20h30 – Programação Social

*02/12

18h – Santo Terço

Responsável: Setor III

18h45 – Novena

19h – Celebração Eucarística – Pe. Alexandre Magno

Animação: Nova Unção

Homenageados: Famílias

20h30 – Programação Social

*03/12

7h – Santa Missa

8h – Passeio Ciclístico

18h – Santo Terço

Responsável: Setor IV

18h45 – Novena

19h – Celebração Eucarística – Pe. Valdênio Silva

Animação: Ministério da Bica

Homenageados: Juventude

20h30 – Programação Social

*04/12

18h – Santo Terço

Responsável: Setor V

18h45 – Novena

19h – Celebração Eucarística – Pe. Rafhael Maciel

Animação: Ministério Ângelus

Homenageados: Profissionais da Educação

20h30 – Programação Social

*05/12

18h – Santo Terço

Responsável: Setor VI

18h45 – Novena

19h – Celebração Eucarística – Pe. Vicente Oliveira

Animação: Vocação de Jesus

Homenageados: Artesãos

20h30 – Programação Social

*06/12

18h – Santo Terço

Responsável: Setor VII

18h45 – Novena

19h – Celebração Eucarística – Pe. Felipe Calisto

Animação: Cristo é Vida

Homenageados: Profissionais da saúde

20h30 – Programação Social

*07/12

18h – Santo Terço

Responsável: Setor VIII

18h45 – Novena

19h – Celebração Eucarística – Dom Júlio César

Animação: Paz e Bem

Homenageados: Comerciantes

20h30 – Grande Leilão

*08/12 – Dia da Padroeira de Cascavel (CE)

9h – Missa Solene em honra a Nossa Senhora da Conceição na Igreja Matriz

Presidente da celebração: Pe. Marcílio Gomes

Animação: Coral Dona Anita

18h – Procissão solene em honra a excelsa padroeira da cidade de Cascavel-CE

19h – Encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição 2023

Presidente da celebração: Pe. Marcílio Jerônimo

Animação: Marial

Homenageados: Todos os devotos

*Paróquia Nossa Senhora da Conceição Pacoti

Tema: “Imaculada Conceição, mãe da graça e da missão”

28/11 a 8/12, a partir das 19h

*Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Pavuna, Pacatuba

Tema: “Com Maria, a caminho da missão e a serviço da vida”

29/11 a 8/12, a partir das 19h.

*Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Centro, Pacatuba

Tema: “Nossa Senhora da Conceição, da luz do mundo, és a aurora”

28/11 a 8/12

18h30 – Novena

19h – Missa

8/12

9h – Missa Solene (1ª eucaristia)

18h – Procissão saindo da Matriz

19h – Missa de encerramento

*Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Messejana

Tema: “Maria, estrela da evangelização e mãe da unidade, mestra do amor”

28/11 a 8/12

Diariamente:

18h – Recitação do Terço Mariano

18h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento

19h – Missa

*Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Centro, Aracoiaba

Tema: “Maria, exemplo do verdadeiro cristão”

28/11 a 8/12, a partir das 19h.

*Paróquia Imaculada Conceição e São João XXIII, Jóquei Clube

Tema: “A Alegria de viver a vocação como Maria”

23/11 a 8/12

23/11 – Celebração penitencial, às 18h30

26/11 – Passeio ciclístico, às 8h e às 18h30, hasteamento da bandeira

28/11 – Carreata para a Vila Iracema, às 19h30

29/11 a 7/12 – Novenário às 18h30, exceto aos sábado que ocorrerá às 17h, seguido de missa

8/12 – Procissão pelas ruas do bairro, às 18h e missa

*Em atualização

Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza