domingo, 31 de maio de 2015

ENCERRADO O TRÍDUO EM HONRA A NOSSA SENHORA DA LIBERTAÇÃO



Ficou encerrado na noite passada, com a reza do Terço Mariano, Adoração ao Santíssimo Sacramento, a coroação de Nossa Senhora e uma celebração eucarística presidida pelo padre Luís Gabriel, pároco de São João Eudes, o Tríduo em honra a Nossa Senhora da Libertação, em sua Capela, na Rua Natanael Cortez, nº 5, no bairro Luciano Cavalcante.

A Capela recebeu, durante três dias e mais o do final, um bom número de fiéis católicos, especialmente  devotos e devotas de Nossa Senhora que ontem, superlotaram as suas dependências. Assistiram a coroação da padroeira, com a presença dos tradicionais anjinhos, havendo em seguida,  jantar servido na área do estacionamento de veículos, com a festa se estendendo por um bom tempo e as pessoas se confraternizando.

PROGRAMAÇÃO

Entre a missa e a coroação, o celebrante aproveitou a oportunidade para dar alguns avisos sobre o dia de hoje, na Igreja Matriz (Menino Deus) na missa das 19 horas, haverá a coroação de Nossa Senhora, encerrando o mês de Maio, e o final da festa de Corpus Christi, dia 04 de junho, com a revestidura do MESC Paroquial, na Capela de Santa Luzia.

Para  os festejos  de Corpus Christi haverá, um tríduo de preparação para a festa iniciando amanhã,  dia 1º de junho,  segunda feira, após a missa das 18h30min, na Casa de Formação dos Eudistas, na rua Teodoro de Paiva, 150; na  terça-feira, dia 02, será  na Igreja Matriz antes da missa e dia 03, na quarta-feira,  na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,   às 18 horas, antes da missa das 19 horas.

 No dia 04,  dia de Corpus Christi , quinta-feira,na Igreja Matriz, missa às 7 horas  e em seguida a adoração ao Santíssimo Sacramento encerrando com a missa às 12 horas. Na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,  missa  09 horas. O encerramento  da festa acontecerá na Capela de Santa Luzia, que este ano celebra o seu centenário, com a missa campal às 17horas, a reinvestudura do MESC Paroquial e, em seguida, a procissão pelas ruas próximas à Capela, no Jardim das Oliveiras.


Além disso, o padre Luís Gabriel convidou aos paroquianos presentes a comparecerem domingo, dia 7, para irem em  peregrinação à nossa Catedral,  uma vez que ela também está comemorando os seus 100 anos. Afora a Paróquia São João Eudes, estarão presentes outras paróquias como a, Mãe dos Pobres, Aerolândia. “A Paróquia São João Eudes estará colocando à disposição dos seus paroquianos 2  ônibus para transportá-los. A peregrinação se encerrará com a missa das 10 horas na Catedral.

O PROGRAMA DA VIAGEM DO PAPA A TURIM



Cidade do Vaticano (RV) – A oração diante do Sudário, a celebração com os Salesianos do Bicentenário de nascimento de Dom Bosco,o encontro com o mundo do trabalho, a histórica visita ao Templo Valdense, o abraço aos doentes de Cottolengo e também um momento em família: uma missa e almoço com familiares piemonteses.  Estes são alguns dos pontos altos do programa da visita do Papa Francisco a Turim, no domingo 21 e segunda-feira 22 de junho, divulgado no sábado pela Sala de Imprensa da Santa Sé. Serão dois dias intensos, nos quais o Papa pronunciará sete discursos, incluída a homilia da Missa de domingo e o Angelus.
O Papa deixará o Vaticano às 6h30min do domingo, partindo do Aeroporto de Ciampino às 6 horas. Após a chegada ao Aeroporto de Caselle, o Papa se transferirá até a Piazzatta Reale, onde encontrará o mundo do trabalho. Dalí, seguirá á pé até a Catedral, onde rezará diante do Sudário, se detendo brevemente diante do altar do Beato Pier Giorgio Frassati. No meio da manhã, Francisco estará na Piazza Vittorio para a concelebração eucarística, onde rezará também o Angelus. A seguir, se transferirá ao Arcebispado, onde almoçará com os jovens detidos do cárcere de menores “Ferrante Aporti”, alguns imigrantes e sem-teto e uma família de rom.
No início da tarde, se dirigirá ao Santuário da Consolata, para uma visita e para rezar de forma privada. A etapa sucessiva será a Basílica de Maria Auxiliadora, para o encontro com os salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora. Na praça existente nas adjacências, o Papa saudará os jovens educadores e animadores dos oratórios. Após, de carro, o Papa se deslocará até a Igreja do Cottolengo, onde encontrará doentes e deficientes. Depois, novamente na Piazza Vittorio, encontrará os jovens. Por fim, o retorno ao Arcebispado, onde pernoitará.
Na segunda-feira, 22, um dos momentos mais esperados, com a visita ao Templo Valdense. Um evento histórico, pois é a primeira que um Papa visita o local. Após, de forma privada, encontrará no arcebispado alguns de seus familiares, com os quais celebrará a Missa e almoçará. Antes de deixar o arcebispado, o Papa encontrará brevemente os membros do Comitê da Ostensão, os organizadores e apoiadores da visita à cidade do Piemonte. Ao se transferir ao aeroporto de Turim, receberá ao longo do percurso a saudação dos jovens do “Verão Jovens”. A chegada no Aeroporto de Ciampino, em Roma, está prevista para as 17h30. (JE)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

SEMINÁRIO PARA CASAIS NA FACE DE CRISTO


"Vinde a mim todos...e enchei-vos de meus frutos (Eclo 24,26) é o tema do Seminário de Vida no Espírito Santo para casais, que será promovido pela Comunidade Católica Face de Cristo, à Rua Edmilson Barros de Oliveira, 191, no bairro Dionísio Torres, de 12 a 14 de junho.As inscrições estão abertas.
 Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3258.1188.

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO PAPA PARA JUNHO


Rezemos pelos imigrantes, pela vocação ao sacerdócio e à vida religiosa
FranciscoRezando_news.vaApresentamos as intenções de oração do Santo Padre Francisco para o mês de junho confiadas ao Apostolado da Oração.
Universal: Imigrantes e refugiados
“Para que os imigrantes e refugiados sejam acolhidos e respeitados nos países onde chegam”.
Pela Evangelização: Vocação ao sacerdócio e à vida consagrada
“Para que o encontro pessoal com Jesus suscite em muitos jovens o desejo de Lhe oferecerem a própria vida no sacerdócio ou na vida consagrada”.

Site da Comunidade Católica Shalom

FESTA DA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, NA MARAPONGA


festejo_1
A Paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro da Maraponga, realiza a partir de amanhã, dia 1º a 13 de junho a festa de seu padroeiro como tema “Santo Antônio modelo de caridade”, pois este ano tem inúmeros motivos para comemorar.
1) Os dez Anos dos Festejos de Santo Antônio de Pádua – Maraponga;
2) aMANHÃ, dia 1º de junho,  Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, estará abrindo os festejos e dando a bênção do Novo Altar;
3) O coração dos paroquianos  está um pouco  triste, pois o  pároco, Frei Clevis Mafra estará se despedindo até o fim do ano, transferido para São Luís – MA, (nossa alegria é de tê-lo como “o pároco”: homem de fé, doação, carisma, humilde e de muita coragem).
Informações com Frei Roberto pelo telefone (85) 8821-2662.

PAPA FRANCISCO: "QUE NOSSAS COMUNIDADES REFLITAM O ESPLENDOR DA TRINDADE"



Cidade do Vaticano (RV) – Ao meio-dia deste domingo, Solenidade da Santíssima Trindade, o Papa Francisco assomou à janela do apartamento Pontifício para rezar, com os milhares de fieis reunidos na Praça São Pedro, a oração mariana do Angelus. Eis a íntegra da reflexão que precedeu a oração:
“Hoje celebramos a Festa da Santíssima Trindade, que nos recorda o mistério do único Deus em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A Trindade é comunhão de Pessoas divinas as quais estão uma com a outra, uma para a outra, uma na outra: esta comunhão é a vida de Deus, o mistério do amor do Deus vivo. Mas quem nos revelou este mistério? Jesus. Ele nos falou de Deus como Pai; nos falou do Espírito; e nos falou de si mesmo como Filho de Deus. E quando, ressuscitado, enviou os seus discípulos a evangelizar os povos, disse a eles para os batizarem “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Esta ordem, Cristo confia à Igreja em todos os tempos, que herdou dos Apóstolos o mandato missionário. O dirige também a cada um de nós que, pela força do Batismo, fizemos parte da sua Comunidade.
Portanto, a solenidade litúrgica de hoje, enquanto nos faz contemplar o maravilhoso mistério de onde viemos e para o qual iremos, nos renova a missão de viver a comunhão com Deus e entre nós no modelo daquela trinitária. Somos chamados a viver não uns sem os outros, sobre ou contra os outros, mas uns com os outros, para os outros e nos outros. Isto significa acolher e testemunhar concordes a beleza do Evangelho; viver o amor recíproco e para os outros, partilhando alegrias e sofrimentos, aprendendo a pedir e dar perdão, valorizando os diversos carismas sob a guia dos Pastores. Em uma palavra, nos é confiada a missão de edificar comunidades eclesiais que sejam sempre mais família, capazes de refletir o esplendor da Trindade e de evangelizar não somente com palavras, mas com a forma do amor de Deus que habita em nós.
A Trindade, como eu acenava, é também o fim último para o qual é orientada a nossa peregrinação terrena. O caminho da vida cristã é, de fato, um caminho essencialmente “trinitário”: o Espírito Santo nos guia ao pleno conhecimento dos ensinamentos de Cristo, de seu Evangelho; e Jesus, por sua vez, veio ao mundo para nos fazer conhecer o Pai, para nos guiar a Ele, para reconciliar-nos com Ele. Tudo, na vida cristã, gira em torno ao mistério trinitário e é realizado na ordem deste infinito mistério. Procuremos, portanto, manter sempre elevado o “tom” da nossa vida, recordando-nos sempre a que finalidade e para qual glória nós existimos, trabalhamos, lutamos, sofremos; e a qual imenso prêmio somos chamados.
Neste último dia do mês de maio, o mês mariano, confiemo-nos a Virgem Maria. Ela, que mais do que qualquer outra criatura conheceu, adorou, amou o mistério da Santíssima Trindade, nos guie pela mão; nos ajude a perceber nos eventos do mundo os sinais da presença de Deus, Pai e Filho e Espírito Santo; nos faça amar o Senhor Jesus com todo o coração, para caminhar rumo à visão da Trindade, objetivo maravilhoso para o qual tende a nossa vida. Peçamos a ela também para ajudar a Igreja, mistério de comunhão, para ser comunidade acolhedora, onde cada pessoa, especialmente pobre e marginalizada, possa encontrar acolhida e sentir-se filha de Deus, querida e amada”.(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

PAPA ÀS CRIANÇAS: "NÃO DEIXEM DE SONHAR


Cidade do Vaticano (RV) – Às 11h42min deste sábado chegou à Estação ferroviária da Cidade do Vaticano o Trem das Crianças, transportando 200 crianças, filhos de detentos e detentas, provenientes de Bari e Trani, numa iniciativa do Pátio dos Gentios. Logo após a chegada, as crianças e seus acompanhantes puderam encontrar o Santo Padre na Sala Nervi: “Não deixem nunca de sonhar”, disse Francisco aos pequenos.
À pergunta do Papa “Quando é que um coração é de gelo ou de  pedra?” alguns dos pequenos responderam: “Quando se fica desiludido”, enquanto outros disseram “quando não sonhamos ou não rezamos”. Após, uma criança respondeu: “quando não escutamos a Palavra de Deus e de Jesus”. A este ponto o Papa a chamou e disse: “tu disseste uma coisa bonita, repitamos juntos: não deixem nunca de sonhar e de escutar a Palavra de Jesus, porque Jesus alarga o coração e ama a todos”.
Francisco quis saudar uma a uma, com seus acompanhantes e familiares e recebeu o abraço de muitos, assim como muitos foram os pedidos para fazer selfies. As crianças doaram ao Papa alguns braceletes feitos por suas mães na prisão, assim como desenhos, pequenas águias.
Quando os pequenos chegaram ao Vaticano, soltaram pipas na forma de águias, num gesto que simboliza o tema escolhido este ano pelo Pátio das Crianças – Voo - porque, como explicado, quer oferecer aos pequenos que vivem com suas mães uma cotidianidade marcada pela prisão e afastamento de seus irmãos e para aqueles que vivem a separação de suas mães detidas, um dia para voar e soltar a fantasia, sair da dura realidade a que são obrigados a viver.
O Trem das Crianças é promovido pela Ferrovia do Estado em colaboração com o Pátios das Crianças, uma iniciativa da Santa Sé dedicada aos pequenos, no âmbito do Pátio dos Gentios. O tema do ‘Voo’ foi escolhido pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura,  Cardeal Gianfranco Ravasi. A iniciativa chegou a sua terceira edição, após aquela de Nápoles, em 2014, dedicada aos jovens com abandono escolar e a de Milão, voltada aos jovens que acolhidos em casas de família. (JE)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO, EM CAPUAN, PROMOVE FESTA DO PADROEIRO



Mais um ano de graças e louvores a Deus pelo nosso padroeiro Santo Antônio! Unidos aos paroquianos e demais comunidades que fazem a Paróquia Santo Antônio e, em especial, à Arquidiocese no ano de seu centenário, temos a alegria de celebrar a Trezena de Santo Antônio com o tema “Unidos ao centenário de nossa Arquidiocese e a Santo Antônio, somos chamados a praticar a caridade”. 
A programação se dará a partir de amanhã,  1º, a 13 de junho,com a trezena e todos os dias Celebração Eucarística e confraternização com shows e apresentação cultural.
Os coordenadores da festa convidam todos paroquianos e devotos de Santo Antônio a se fazerem presentes todos as noites para celebrar com alegria e muita dança junina no espírito fraterno. 
santo-antonio200Mais informações e contatos: (85) 3342-6068 / 8904-3799 / 9721-3313.

PAPA IRÁ À AUSCHWITZ NA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2016, DIZ CARDEAL DZIWISZ






Varsóvia (RV) – O Papa Francisco deverá aproveitar sua estada na Polônia para a Jornada Mundial da Juventude, no verão de 2016, para visitar Auschwitz. Foi o que afirmou o Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz, sublinhando que será “uma visita pessoal”.
Auschwitz – lugar símbolo do Holocauto – foi visitado no passado por outros dois Pontífices: João Paulo II e Bento XVI.  O ex-Secretário pessoal de João Paulo II afirmou que Francisco poderá também visitar o Santuário mariano de Czestochowa, em Wadowice, cidade natal de João Paulo II.
Estima-se que para a Jornada Mundial da Juventude chegarão à Polônia provenientes de todo o mundo, mais de 2,5 milhões de pessoas. Os peregrinos mais numerosos serão os provenientes da Itália, cerca de 100 mil, e da França, 60 mil.
O Papa Francisco chegará à Cracóvia – acrescentou o Arcebispo durante a coletiva de imprensa sobre os preparativos da JMJ – em 28 de julho de 2016, para retornar a Roma no domingo, 31. (JE/Agi)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

HORÁRIO DE MISSAS



Paróquia São Vicente de Paulo, à Avenida Desembargador Moreira, 2211, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

*Diariamente: 6h30 e 17h30
* De 3ª a 6ª: 11h30 e 19 horas
*Sábado: Paróquia São Vicente de Paulo, à Avenida Desembargador Moreira, 2211, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

6h30, 12 horas e 17h30
* Domingo: 6h30, 8h30, 11h30, 17h30 e 19h30

Comunidade Face de Cristo, à Rua Edmilson Barros de Oliveira, 191, no bairro Cocó, em Fortaleza

* De segunda à sexta-feira: 7 horas.
* Domingo: às 8 e 18h30

 Paróquia São João Eudes:

Na Igreja  Menino Deus, à Rua Jaime Leonel, s/n, no bairro Luciano Cavalcante

* Às 3ªs e 5ªs feiras, às 19 horas
* Domingo: às 7 e 19 horas.

Na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, à rua Albert Sabin, s/n, no bairro Cocó/Guararapes.

* Às  4ªs feiras, às 18h30, novena de Nossa Senhor do Perpétuo Socorro, às 19 horas, missa e, às sextas-feiras, às 18h30, Adoração ao Santíssimo Sacramento e, logo em seguida, missa.
* Domingo: às 9, 17 e 19 horas.

Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Santuário), no bairro Barra do Ceará

* De terça-feira a sábado, as 6 e 19horas.
*Domingo : às 7, 9, 17, 18h30 e 20horas.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, à Avenida Gomes de Matos, no bairro Montese.

*De 2ª à sexta-feiras, às 18h30, exceto nas terças-feiras.
*Domingo: às 7, 9,17 e 19 horas;*Nos dias 12, Missa em honra a Nossa Senhora Aparecida; dia 13, Nossa Senhora de Fátima, e dia19, Santo Expedito. E toda 1ª terça-feira do mês, Missa de Cura.

Paróquia do Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza, na Praça do Coração de Jesus.

*Diariamente, de segunda-feira a domingo, às 7 horas.
* Domingo: às 7,8,30, 16 e 18 horas.

Paróquia de Cristo Rei, à Rua Nogueira Acioli, 263, na Aldeota.

De segunda-feira à sexta-feira, às 6h30 e às 17 horas
Sábado, às 6h30, 17 e 19 horas.
Domingo, 6h30, 9, 11, 17 e 19 horas
Últimas terças-feiras: “Noite da Misericórdia”. Observação: não há missa das 17 horas.
Dia 13 – Missa Mariana: às 12 horas, na Igreja Matriz e às 18 horas, na Praça Ceart.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Fortaleza

Domingo, às 8, 10, 17 e 18h30
Sábado, às 7h30, 17h30 e 17h30
De 3ª A 6ª feira, às 7h30 e 17 horas.     

Paróquia de Santa Luzia,  Rua Tenente Benévolo esquina com Rua Antônio Augusto

Diàriamente, às 17 horas
Sábado, às 17 e 19 horas.
Domingo, às 8, 10 (missa das crianças), 17 e 19 horas (missa dos jovens)
Todo dia 13 de cada mês, missa às 12 horas, em honra a Nossa Senhora de Fátima.

Paróquia de São Gonçalo do Amarante, a 57 quilômetros distante de Fortaleza

De terça-feira à sexta-feira, às 18 horas.
Domingo, às 19 horas.

Igreja Matriz de São José - Lagoa Redonda (Avenida Recreio, 1815)
- Sábado, 20 horas
- Domingo, 7 e 17h30

Capela de Santa Edwiges, Conjunto Curió Lagoa Redonda (Rua Isabel Ferreira, 1001)
- Domingo às 9 horas

Igreja dos Remédios – Benfica – na Avenida da Universidade
- Às segundas e quartas-feiras, às 6h30m.
- Às terças, quintas e sextas-feiras, às 17h30min.
- Aos sábados – 15h30min e 17 horas.
- Aos domingos, às 7, 17 e 19 horas.
- Domingos, ás 9horas, Missa com crianças (exceto no 1. domingo de cada mês, dia dos batizados)
- No primeiro sábado, missa pela saúde e todo o dia 13, às 12 horas, celebração em honra a Nossa Senhora. Mais informações pelo telefone (85) 3223.5644.

Envie-nos os horários de Missa de sua Paróquia ou Comunidade para o e-mailvaivém@secrel.com.br

EVANGELHO DO DIA


Mateus 28,16-20
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado.17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”. Palavra da Salvação.

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


31/05/2015 - Domingo da Santíssima Trindade  – 1ª. Leitura

-  Deuteronômio 4, 32-34.39-40 – “Deus do céu e  da terra”  

Porque é um ser religioso o homem vive em busca de alguém que venha preencher o vazio espiritual que se manifesta dentro de si mesmo. Por isso, todos nós desejamos encontrar Aquele que nos criou, no entanto, vezes nos atrapalhamos nesta busca e não reconhecemos que esse Alguém tão ansiado, na verdade, já se encontra vivo e atuante na nossa vida. Se nos conscientizarmos de que tudo o quanto buscamos e ansiamos se encontra à nossa disposição no celeiro que Deus Pai já providenciou para o nossa sustento, com certeza, nós já viveríamos, aqui na terra, a vida longa tão desejada por nós. A busca da felicidade e do prazer se mistura com o desejo que a nossa alma possui de deixar-se entregar ao Deus que nos criou. Portanto, as palavras que Moisés dirigiu ao povo de Israel quando os tirou do Egito com milagres e prodígios servem de alerta para nós que vivemos nesta busca de vida longa isto é, vida feliz, para nós e nossos filhos: “reconhece que o Senhor é o Deus lá em cima do céu e cá embaixo na terra”. “Guarda suas leis e mandamentos... para que sejas feliz, tu e teus filhos”.   Se, portanto, apreendermos a verdade de que já temos a prova concreta da presença de Deus no nosso meio e da eficácia dos Seus mandamentos, seremos felizes, nós e nossos filhos e receberemos a  herança  da vida eterna. O Deus que criou o céu, a terra e tudo o que neles há, é o mesmo que habita no nosso coração e tem parte constante na nossa existência. Não O procuremos longe, porque Ele está muito perto de nós. – Você tem tido provas da presença do Deus do céu aqui na terra?  – Você reconhece a presença do Deus Criador na sua vida? – Você tem os mandamentos da Lei de Deus como regras para a sua felicidade? – O que você espera deixar para as gerações que vierem depois? – Você louva o Senhor pela criação?

Salmo 32 – Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança

A palavra do Senhor criou os céus, a terra e todas as coisas que neles existem. O seu poder domina todo o universo, mas apesar de sermos apenas criaturas Suas, também podemos dizer como o salmista que o seu olhar pousa sobre nós para nos libertar e nos alimentar nos tempos de penúria.  O Senhor nos elevou a um grau de dignidade tal, que nos concede  vida, pão e libertação. É Nele, que esperamos com confiança, pois Ele é o nosso auxilio e proteção, Nós fomos escolhidos, por sua herança.

2ª. Leitura – Romanos 8, 14-17   “somos filhos e herdeiros de Deus”

Somos filhos de Deus e é o próprio Espírito Santo que vive dentro de nós que atesta e nos convence desta verdade. Recebemos um espírito de adoção, dessa forma, somos livres para  chamar a Deus de Aba, ó Pai! (papaizinho). Portanto, se nos deixarmos conduzir por Ele, teremos a certeza de que não somos mais apenas criaturas de Deus, mas Seus filhos e filhas e não precisaremos mais ser escravos do medo. São Paulo nos garante que o próprio Espírito se une ao nosso espírito para atestar que somos filhos de Deus e se somos filhos, obviamente somos também, herdeiros. A herança a que temos direito vale mais que todo o ouro do mundo, pois é a participação na glória de Deus e a vida eterna que nos foi concedida por Jesus Cristo. Jesus é o Filho único de Deus e nós somos adotados por Ele no poder do Espírito Santo. Assim sendo, a nossa filiação é trinitária. Somos filhos e filhas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todavia, precisamos também estar alertas, pois, se o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo, primeiro sofreu para depois ser glorificado, também não precisaremos nos apavorar quando passarmos por provas dignas de filhos do Pai e irmãos de Jesus Cristo. Só assim também seremos glorificados (as). São Paulo também nos esclarece: “Se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele”. Que possamos colocar a nossa existência sob a guarda do Espírito Santo e, assim, todas as coisas que nos acontecerem serão como bilhetes de passagem para que sejamos glorificados (as) com Jesus perto do Pai. – Você tem o Espírito Santo como condutor da sua vida? – Você está convencido (a) de que é, realmente, um filho, uma filha de Deus? – Você tem intimidade com o Pai o Filho e o Espírito Santo? – Para você o que é Santíssima Trindade?   – Você chama Deus de Aba (papaizinho)? 

Evangelho – Mateus 28, 16-20 – “ Batizados em Nome da Santíssima Trindade”

Aparecendo diante dos Seus discípulos pela última vez depois ter ressuscitado Jesus não se abalou porque alguns ainda duvidavam. Ele conhecia a sua fraqueza humana, mas sabia também que eles tinham um coração adorador e eram confiantes na Sua Palavra. Por isso, falou com autoridade para que eles continuassem aqui na terra a missão de formar discípulos dele e batizá-los no Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Este mandato é também para nós, hoje, herdeiros de Deus e discípulos de Jesus Cristo. Assim sendo, precisamos também assumir a Palavra do Evangelho com coragem e ousadia quando ele diz:  “ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.  Esta palavra de Jesus confirma a nossa missão de missionários do reino e também que somos enviados pela Santíssima Trindade, primeira comunidade, modelo de Unidade no Amor. A nossa missão é observar tudo o que Jesus nos ordenou e assim ensinar a todos aqueles (as) a quem nós encontrarmos. -  Você tem cumprido com o mandato de Jesus? – Para você o que significa ser discípulo de Jesus?  - Qual o significado para você da oração: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo? – Você tem consciência do que é dizer ou fazer alguma coisa em Nome da Trindade? 

Helena serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO



Solenidade da Santíssima Trindade

Celebramos, neste domingo, a solenidade da Santíssima Trindade, o Deus que nos envolve com ternura e que, no aconchego de seu amor, nos acolhe. Celebrar adorando é a melhor atitude para vivermos esta festa, pois, hoje, Deus nos quer falar a partir do mais intimo de seu ser. Se o próprio sol, que é criatura, não pode ser visto a olho nu, quanto mais Deus, que é criador, pode ser visto em sua totalidade. Na pessoa de Jesus e nas suas atitudes históricas concretas, podemos entender como é Deus, esta comunidade perfeita de amor.

A solenidade da Santíssima Trindade só entrou na liturgia romana em 1334. Com o Concílio Vaticano II, ela recebeu uma dimensão bíblica. Não é uma festa para desenvolver a doutrina sobre a Santíssima Trindade, mas um momento para as comunidades cristãs renovarem sua aliança com o Pai que nos criou e libertou, entregando-nos o dom da vida de Jesus Cristo, seu Filho, e o dom do amor do Espírito Santo. 
 
Contemplar a Trindade é parar diante desse mistério de amor, mas é também mergulhar nele e deixar-se envolver por ele. O nosso Deus não é um, pois, sozinho, seria solidão. O nosso Deus também não é dois, pois assim seria separado, e Deus não quer separação. O nosso Deus é Trindade para significar a comunhão de três. Quando dizemos Trindade, queremos fazer a soma de 1+1+1 = 3. Pois a trindade não é matemática. Quando falamos Pai, filho e Espírito Santo nos referimos, cada vez, a um único Deus que vive, no relacionamento entre as três pessoas divinas, uma perfeita comunidade de amor. Com isso está claro que Deus é doação, é comunicação, e que ele está continuamente se comunicando. Na Trindade as pessoas se amam na medida perfeita, cada qual desenvolve a sua missão em comunhão total com o outro. Daí por que nós temos uma expressão grega chamada pericórese para designar o caráter de comunhão que vigora entre as pessoas divinas. Com o adjetivo grego pericorético significa dizer que cada pessoa vive da outra, com a outra, pela outra e para a outra pessoa. O Pai está sempre no filho, comunicando-lhe vida e amor. O filho está sempre no Pai conhecendo-o e reconhecendo-o amorosamente com o Pai. Pai e filho estão no Espirito Santo como expressão mútua de vida e amor. O Espirito Santo está no Filho e no Pai como fonte e manifestação da vida e do amor. No oposto à Trindade, nós temos o egoísmo, a tendência de esquecer os outros, esquecer-nos de Deus, construir ídolos. Nosso Deus, modelo de comunidade, exige que nós sejamos comunidade. 
 
Celebremos com grande fervor o mistério central de nossa fé, o Deus que se revelou por amor a nós, enviando o seu filho. E seu filho nos enviando na força do Espírito Santo. É não nos esqueçamos do que diz a doutrina de nossa Igreja Católica, expressa no catecismo Nº 266 sobre a Trindade Santa : “ Veneramos o único Deus na Trindade, e a Trindade na Unidade, não confundindo as pessoas, nem separando a substância ; pois uma é a pessoa do Pai, outra a do filho, outra do Espírito Santo, igual à glória, coeterna com a majestade ”. Que a Santíssima Trindade nos inspire para que possamos viver aqui na terra em comunhão com todos os seres humanos.


Pe. Raimundo Neto

Pároco de São Vicente de Paulo



SANTO DO DIA - VIRGEM MARIA, MÃE DA VISITAÇÃO


Sabemos que Nossa Senhora foi visitada pelo Arcanjo Gabriel com esta mensagem de amor, com esta proposta de fazer dela a mãe do nosso Salvador. E ela aceitou. E aceitar Jesus é estar aberto a aceitar o outro. O anjo também comunicou a ela que sua parenta – Santa Isabel – já estava grávida. Aí encontramos o testemunho da Santíssima Virgem – no Evangelho de São Lucas no capitulo 1, – quando depois de andar cerca de 100 km ela encontrou-se com Isabel.
Nesta festa, também vamos descobrindo a raiz da nossa devoção a Maria. Ela cantou oMagnificat, glorificando a Deus. Em certa altura ela reconheceu sua pequenez, e a razão pela qual devemos ter essa devoção, que passa de século a século.
“Porque olhou para sua pobre serva, por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.” (Lucas 1,48)
A Palavra de Deus nos convida a proclamarmos bem-aventurada aquela que, por aceitar Jesus, também se abriu à necessidade do outro. É impossível dizer que se ama a Deus, se não se ama o outro. A visitação de Maria a sua prima nos convoca a essa caridade ativa. A essa fé que se opera pelo amor. Amor que o outro tanto precisa.
Quem será que precisa de nós?
Peçamos a Virgem Maria que interceda por nós junto a Jesus, para que sejamos cada vez mais sensíveis à dor do outro. Mas que a nossa sensibilidade não fique no sentimentalismo, mas se concretize através da caridade.
Virgem Maria, Mãe da visitação, rogai por nós!
Fonte: Canção Nova Notícias

sábado, 30 de maio de 2015

JANTAR DA PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES



A Paróquia São João Eudes realizou,  como sempre faz todo ano, na última quinta-feira, no Full Time Bifê,  no bairro Luciano Cavalcante, um jantar em prol da manutenção da Casa de Formação dos Padres Eudistas, ao qual compareceram não só paroquianos como amigos dos Padres Eudistas.

Foi um jantar que levou muitos convidados ao bifê, que estava com suas dependências lotadas, com uma apresentação dos padres eudistas-cantores Amado e Juan Carlos que encantaram aos presentes fazendo dupla, com músicas em espanhol, a grande maioria de compositores colombianos.


O jantar começou por volta das 21 horas, com o padre Luís Gabriel, pároco de São João Eudes, que se mostrava satisfeito, porque houve uma boa adesão, agradecendo a presença de todos e também dos que cooperaram para o êxito da festa.