quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

APARECIDA PARTICIPA DA JORNADA DA JUVENTUDE COM O PAPA

Europa e Américas juntas pela construção da Civilização do Amor. Esse é o tema da Jornada da Juventude do Brasil com o Papa, que será realizada na cidade de Aparecida (SP) por meio de videoconferência. O evento acontece dia 1° de março, transmitido direto do Vaticano com a participação de onze cidades espalhadas na Europa e nas Américas. Além de Aparecida, participam Avinhão (França), Edimburgo (Reino Unido), Minsk (Bielorussia), Bucarest (România), Toledo (Espanha), Nápoli (Itália), Nova York (Estados Unidos), Havana (Ilha de Cuba), Cidade do México (México), Loja (Equador).
No Brasil, a juventude se reunirá no Santuário Nossa Senhora Aparecida para participar do encontro via-satélite com Bento XVI. Segundo Dom Damasceno, essa jornada com os jovens universitários é comum na Europa e agora eles decidiram estendê-la para as Américas. “É necessário que a Igreja fale com os jovens porque o mundo precisa de jovens bem orientados não só profissionalmente, mas também espiritualmente”, disse o arcebispo.
A jornada será realizada das 13h às 15h (horário de Brasília) e constará de uma celebração presidida pelo Papa Bento XVI, acompanhada por um telão no Santuário Nacional. Às 16h, dom Damasceno celebra missa encerrando a Jornada.
A programação no Santuário, no entanto, começa de manhã, às 10h, com a apresentação de bandas católicas. Na seqüência, o professor e ex-secretário de Educação, Gabriel Chalita, fará palestra cujo tema é Juventude chamada a construir a civilização do amor: afetividade, cidadania e ecologia. Também haverá depoimentos de jovens universitários envolvidos em movimentos e pastorais da igreja.
Confira a programação:
10h00 – Acolhida dos jovens e movimentos na Esplanada João Paulo II
10h30 – Conferência – Prof. Dr. Gabriel Chalita: Juventude chamada a construir a civilização do amor, Afetividade, Cidadania e Ecologia
11h15 – Testemunhos Folcolares; Opus Dei;Caminho Catecumenal;Renovação Carismática Católica;Pastoral da Juventude;Pastoral Universitária;Shalom
11h45 – Almoço
12h30 – Retorno para o interior da Basílica para o encontro com o Papa
13h00 – Início do Encontro com o Papa Bento XVI – Interior da Basílica
16h00 – Missa de Encerramento
CNBB

Nenhum comentário: