sábado, 13 de junho de 2026

EVANGELHO DO DIA

 7


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2, 41-51

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando

ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias

da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém,

sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana,

caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo

entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado,

voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no

Templo. Estava sentado no meio dos mestres,

escutando e fazendo perguntas. 47Todos os que ouviam o menino estavam

maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram

muito admirados e sua mãe lhe disse:

"Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos,

angustiados, à tua procura". 49Jesus respondeu:

"Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?" 50Eles,

porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com

seus pais para Nazaré,

e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

Palavra da Salvação.

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 2026

SÁBADO


Imaculado Coração da Bem-aventurada


Virgem Maria


Cor branco


1ª. Leitura – Is 61, 9-11

Leitura do Livro do Profeta Isaías 61,9-11

9A descendência do meu povo será conhecida entre as nações, e seus filhos se

fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes

abençoados por Deus. 

10Exulto de alegria no Senhor e minh'alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu


36


com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como

um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias.  11Assim como a terra faz

brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará

germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações. Palavra do Senhor.

Reflexão – Somos descendentes da Nova Eva, portanto, também

abençoados!

Por meio de Maria, a escolhida para ser Mãe do Filho de Deus, todos nós,

cristãos, fazemos parte da descendência abençoada por Ele e, que, por isso, é

conhecida entre todas as nações. Jesus, o filho de Maria e Filho de Deus,

trouxe para todos nós a veste da salvação, que nos envolveu com o manto da

justiça e nos adornou com coroa e joias que são o Espírito Santo e os Seus

dons, presentes de Deus. Desse modo, nós também exultamos de alegria no

Senhor pela Mulher que, como a terra faz brotar a planta, e o jardim faz

germinar a semente, foi o instrumento de Deus para manifestar a Sua justiça

e a Sua glória diante de todas as nações. Não tenhamos dúvidas e tampouco

percamos tempo em assumir a Mãe de Jesus como nossa Mãe e intercessora.

Somos descendentes da Nova Eva, portanto somos também abençoados! –

Você se considera descendente de Deus e de Maria? – Você se faz notar

com as características da justiça e da glória de Deus? – Você transmite ao

mundo a alegria de ser salvo

Salmo - 1 Sm 2,1.4-5.6-7 8abcd (R. cf. 1a)

R. Meu coração se regozija no Senhor.

1Exulta no Senhor meu coração, *e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca

desafia os meus rivais *porque me alegro com a vossa salvação. R. 

4O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, *mas os fracos se vestiram de

vigor. 5Os saciados se empregaram por um pão, *mas os pobres e os famintos se

fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, *mas a mãe de muitos filhos

definhou. R. 

6É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, *faz descer à sepultura e faz voltar; 7é o

Senhor quem faz o pobre e faz o rico, *é o Senhor quem nos humilha e nos exalta. R. 

8aO Senhor ergue do pó o homem fraco, * 

8bdo lixo ele retira o indigente, 

8cpara fazê-los assentar-se com os nobres * 

8dnum lugar de muita honra e distinção. R.

Reflexão - A oração do salmo anuncia o regozijo do homem e da mulher que

são dependentes do poder de Deus. É a oração de Maria, serva que se alegra

em fazer a vontade de Deus e Dele depender. Sentirmo-nos fracos e

impotentes é o caminho para que possamos nos regozijar com os prodígios de

Deus. “O Senhor ergue do pó o homem fraco.... para fazê-lo assentar-se com

os nobres”. Nas mãos do Senhor todos nós somos fortes e fartos.

Evangelho – Lc 2, 41-51


37


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2, 41-51

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando

ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias

da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém,

sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana,

caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo

entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado,

voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no

Templo. Estava sentado no meio dos mestres,

escutando e fazendo perguntas. 47Todos os que ouviam o menino estavam

maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram

muito admirados e sua mãe lhe disse:

"Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos,

angustiados, à tua procura". 49Jesus respondeu:

"Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?" 50Eles,

porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com

seus pais para Nazaré,

e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

Palavra da Salvação.

Reflexão – Jesus veio ao mundo ocupar-se com as coisas do Pai!

Jesus fez ao mundo a primeira revelação da Sua verdadeira identidade e

missão, quando tinha doze anos. Chamando a atenção dos doutores da Lei e

dos Seus pais Ele disse: "Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na

casa de meu Pai?" Portanto, ocupar-se com as coisas do Pai foi a missão de

Jesus! Aos poucos Jesus dava sinais de que havia algo que o Pai tinha

reservado para humanidade, por Seu intermédio: a Salvação! Ao mesmo

tempo no coração de Maria, sua Mãe, com certeza ainda ecoava aquelas

palavras do Anjo quando lhe confidenciou: “Não temas Maria....eis que

conceberás e darás à luz um filho....Ele será grande e será chamado Filho do

Altíssimo (Lc 1,33) Mesmo assim, podemos avaliar que a inquietação e a

preocupação também estavam presentes no seu pensamento. Entretanto, por

ser uma mulher de Deus obediente e atenta aos sinais do céu, ela conseguiu

guardar todas estas coisas confiando na vontade de Deus para o que haveria

de acontecer. Neste acontecimento nós também aprendemos com Jesus que

antes de sermos cidadãos da terra, nós o somos do céu e, por isso mesmo,

temos uma missão que começou desde o momento em que nascemos. O plano

de Deus para a nossa vida está esboçado no mais profundo de nós e, se

soubermos guardar no coração, os sinais que o Espírito Santo nos dá,

poderemos também, como Jesus, dizer com autoridade para aquelas pessoas

que se admiram com o nosso proceder e nos questionam:


 “Por que me

procuram? Não veem que devo ocupar-me das coisas de Deus, na casa do meu

Pai, vivenciando os Seus mandamentos, submisso à Sua Palavra obedecendo a

Igreja? – Você tem conseguido perceber os sinais da sua missão aqui na

terra? – Existe no seu coração algum anseio ou desejo que você ainda não

conseguiu distinguir? – Você tem cuidado das coisas do Pai? – Você é

obediente?


Helena Serpa,

Fundadora  da  Comunidade Missionária Um Novo Caminho

SANTO DO DIA - SANTO ANTÔNIO

Lisboa ou Pádua?

Celebramos a memória do popular santo — doutor da Igreja — que nasceu em Lisboa, no ano de 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231. Por isso, é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O seu nome de batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.

Agostinianos ou franciscanos?

Com 15 anos, entrou para a Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho e foi ordenado sacerdote, com 24 anos de idade, encaminhado à carreira de filósofo e teólogo. Mas, ao conhecer a família dos franciscanos, que não só o encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, como também o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças, o santo decidiu-se por seguir os passos de Francisco e deixou a ordem de Agostinho.

Antônio, missionário e pregador

Escolheu ser chamado de Antônio em veneração a Santo Antão — anacoreta, no Egito. Logo que entrou na Ordem Franciscana, foi enviado para Marrocos. Ali, Antônio ficou tão doente, que teve de voltar, mas, providencialmente, porque foi ao encontro do “Pobre de Assis”, o qual lhe autorizou a ensinar aos frades as ciências que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho.

Nesse sentido, Santo Antônio não fez muito, pois seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à Seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Ele atraía grandes multidões com as suas pregações, passava diversas horas no confessionário e reservava, para si, momentos de retiro em solidão.

Páscoa

Continuou vivendo para a pregação da palavra de Cristo, servindo à sua família franciscana por meio da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, isso até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna, em 13 de junho de 1231.

O santo, muito querido, amado e venerado já em vida, foi sepultado no quinto dia após sua morte, depois de uma longa decisão de onde seu corpo seria encerrado. Foi carregado em grande procissão até a Igreja de Santa Maria em Pádua.

Popularidade

Sua popularidade era tamanha, que, imediatamente, o seu sepulcro tornou-se meta de peregrinações que duram até nossos dias. São milhares os relatos de milagres e graças alcançadas rogando seu nome. Ele foi canonizado no ano seguinte ao de sua morte pelo Papa Gregório IX.

Reconhecido pela influência de Santo Agostinho, Antônio conjugou, de modo original, mente e coração, pesquisa teórica, prática das virtudes, estudo e oração.

A minha oração

Querido Santo Antônio, fostes um exímio pregador e servo do Senhor. Ensina-me a ser também uma serva fiel e entregue aos desígnios de Deus para a minha vida. Quero conseguir também viver conjugando mente e coração, estudo e oração. Amém!

Santo Antônio, rogai por nós!

Outros santos e santas celebrados em 13 de junho:

Fonte: Canção Nova Notícias

sexta-feira, 12 de junho de 2026

EVANGELHO DO DIA

 + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,25-30

35

Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: 25'Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da

terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste

aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi

entregue por meu Pai,

e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o

Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim todos vós que

estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei

descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou

manso e humilde de coração,

e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Palavra da Salvação.


REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 12 DE JUNHO DE 2026

6ª. FEIRA SOLENIDADE DO

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


Cor Branco


1ª Leitura - Dt 7,6-11

Leitura do Livro do Deuteronômio 7,6-11

Moisés falou ao povo, dizendo: 6'Tu és um povo consagrado ao Senhor teu

Deus. O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra, para

seres o seu povo preferido. 7O Senhor se afeiçoou a vós e vos escolheu, não

por serdes mais numerosos que os outros povos - na verdade sois o menor de

todos - 8mas, sim, porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que

fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa, e

vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do Faraó, rei do Egito. 9Saberás,

pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a

aliança e a misericórdia até mil gerações, para aqueles que o amam e

observam seus mandamentos; 10mas castiga diretamente aquele que o odeia,

fazendo-o perecer; e não o deixa esperar: mas dá-lhe imediatamente o

castigo merecido. 11Guarda, pois, os mandamentos, as leis e os decretos que

hoje te prescrevo,

pondo-os em prática. Palavra do Senhor.

Reflexão – Fomos separados para um compromisso sagrado!

O Senhor Deus nos resgatou da escravidão e quer mudar a nossa vida nos

fazendo ser parte do Seu povo, guardando conosco uma aliança de

misericórdia. “Tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus!” Somos

consagrados ao Senhor quando nos consideramos escolhidos, eleitos,

preferidos, portanto amados. Fomos separados para um compromisso


33


sagrado e o que é sagrado vem de Deus que é Santo, por isso, quando

assumimos o compromisso com o sagrado nós fazemos uma aliança com a

santidade e o amor de Deus. A misericórdia de Deus não tem limites, por

conseguinte, é importante que nos consideremos povo de Deus, separados

para a santidade, mesmo que sejamos os maiores pecadores. Dessa forma,

então, teremos mil gerações de santos e de santas que vivem no temor de

Deus e terão a sua vida vocacionada para o amor. Quando começamos a

encarar a nossa vida na perspectiva de Deus nós começamos também a

enxergá-la com outros olhos e descobrimos que, detrás do que é passageiro,

existe o que é eterno, que não é visível aos nossos olhos, mas palpável ao

nosso coração. O Senhor nos manda guardar os Seus mandamentos, leis e

decretos, pondo em prática o amor que d’Ele recebemos. Não percamos

tempo. Somos um povo consagrado ao Senhor Ele se afeiçoou a nós e nos

escolheu. – Você se considera parte da geração dos que amam a Deus? –

Você se avalia uma pessoa consagrada ao Senhor? – Você enxerga o que

está por detrás do tempo presente?

Salmo - Sl 102,1-2.3-4.6-7.8 10 (R. 17)

R. O amor do Senhor Deus por quem o teme,

é de sempre e perdura para sempre.

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor,*

e todo o meu ser, seu santo nome!

2Bendize, ó minha alma, ao Senhor,*

não te esqueças de nenhum de seus favores! R.

3Pois ele te perdoa toda culpa,*

e cura toda a tua enfermidade;

4da sepultura ele salva a tua vida*

e te cerca de carinho e compaixão. R.

6O Senhor realiza obras de justiça*

e garante o direito aos oprimidos;

7revelou os seus caminhos a Moisés,*

e aos filhos de Israel, seus grandes feitos. R.

8O Senhor é indulgente, é favorável,*

é paciente, é bondoso e compassivo.

10Não nos trata como exigem nossas faltas,*

nem nos pune em proporção às nossas culpas. R.

Reflexão - O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, portanto, quem

teme a Deus é considerado um sábio, Quem é sábio aprende a respeitar a

Deus e a Ele obedecer e bendizer em todos os tempos e a todo o momento.

Não precisamos ter medo do mundo nem das pessoas porque o amor de Deus

em nós perdura para sempre. O Seu amor é compassivo, paciente, bondoso,

misericordioso, mas também, disciplinador, formador e exortador. O intuito

de Deus para conosco é nos consolidar na caminhada para a justiça que é a

santidade, desígnio do Senhor para nós.


34


2ª Leitura - 1Jo 4,7-16

Leitura da Primeira Carta de São João 4,7-16

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo

aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus.

8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.

9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu

Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste

o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e

enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.

11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos

outros.

12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros,

Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A

prova de que permanecemos com ele, e ele conosco,

é que ele nos deu o seu Espírito. 14 E nós vimos, e damos testemunho, que o

Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama

que Jesus é o Filho de Deus,

Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que

Deus tem para conosco, e acreditamos nele.

Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus

permanece com ele. Palavra do Senhor.

Reflexão – Deus nos amou primeiro porque Ele é a fonte do verdadeiro

amor!

Deus nos ama e precisa de nós para espalhar o Seu amor no mundo. Por isso,

São João, o discípulo amado nos orienta a descobrir se conhecemos a Deus,

quando diz: “quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.”

Às vezes, porém, temos dúvidas de como vamos saber se amamos uns aos

outros? Deus é quem nos ensina a amar e nos deu exemplo do verdadeiro amor

quando enviou o Seu Filho Jesus para nos dar uma vida nova. Portanto, se

permanecermos no amor de Deus, conseguiremos também amar os nossos

irmãos com o amor que vem de Deus. Esse amor far-nos-á também dar a vida

em favor dos nossos irmãos. Dar a vida não significa, propriamente, entregar-

nos para morrer, mas gastar o nosso tempo, utilizar os nossos dons, partilhar

os nossos bens, compartilhar experiências, escutar, aconselhar, enfim, dar do

que possuímos em benefício do próximo e por amor a Deus. Deus nos amou

primeiro porque Ele é a fonte do verdadeiro amor. “Deus é amor; quem

permanece no amor permanece com Deus, e Deus permanece com ele!” O

coração de Jesus é cheio do amor do Pai e se expressa na nossa vida e no

nosso ser por meio do Espírito Santo que dá testemunho desse amor. – Qual a

diferença entre amar e gostar? – Você tem feito a experiência de amar com

o amor de Deus? – Há alguma diferença de quando você ama com o seu

amor humano? – Qual é?

Evangelho - Mt 11,25-30

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,25-30

35

Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: 25'Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da

terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste

aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi

entregue por meu Pai,

e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o

Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim todos vós que

estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei

descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou

manso e humilde de coração,

e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Palavra da Salvação.

Reflexão – Jesus quer levar os nossos fardos pesados!

Neste Evangelho vemos Jesus louvar ao Pai por revelar Sua sabedoria aos

simples e pequeninos e não, aos sábios e entendidos. Aos olhos de Deus são

simples e pequeninos todos aqueles que não complicam as coisas espirituais e

se deixam governar pela Sua voz entregando-se à vontade do Pai. Portanto,

todos nós somos pequeninos quando reconhecemos as nossas limitações e nos

rendemos a Jesus o Filho de Deus que recebeu do Pai a instrução de nos

conduzir segundo os Seus desígnios. Jesus e o Pai têm o entendimento

perfeito das nossas necessidades e nos convidam a trocar o nosso fardo pesado

pelo jugo suave e leve da doutrina do Seu amor. Muitas vezes, querendo ser

fortes e seguros em nós mesmos, insistimos em carregar a nossa carga

sozinhos para mostrar que temos força e capacidade. O resultado disso é a

depressão ou outras doenças espirituais que terminam atingindo também o

nosso físico. Para nos livrar destes males precisamos somente atender ao

convite do Filho: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob

o peso dos vossos fardos e eu vos darei descanso.” Assim, rendidos ao Seu

Amor, nos tornaremos as criancinhas submissas de quem o Pai se agrada.


 –Você admite e reconhece quando o fardo está pesado? – A quem você

recorre? – Você tem vergonha de demonstrar sua fraqueza? – Como você

tem vivido ultimamente? – Você está cansado? – Você aceita o jugo suave

de Jesus? - Leia mais uma vez o convite de Jesus!


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionásria Um Novo Caminho

SANTO DO DIA - BEATO FRANCISCO KEVY E QUATRO COMPANHEIROS M-ARTIRES

II Guerra Mundial 

Em 1 de setembro de 1939, Hitler invadiu a Polônia, iniciando a Segunda Guerra Mundial. A casa salesiana de Poznan, na rua Wroniecka, foi ocupada e transformada em um depósito de soldados alemães. Os jovens continuaram a se reunir nos jardins fora da cidade e nos bosques próximos. Numerosas associações secretas surgiram.

Prisão e martírio

Em setembro de 1940, Francesco Kesy e quatro jovens oratorianos foram presos sob acusação de pertencer a uma organização ilegal. Eles foram levados para a temível Fortaleza VII, perto de Poznan, onde foram torturados e interrogados. Mais tarde, foram transferidos para várias outras prisões, onde nem sempre tiveram a sorte de estar juntos. Regressados ​​a Poznan, foram julgados e acusados ​​de alta traição e sentenciados à morte. Eles foram martirizados em Dresden em 24 de agosto de 1942.

Espiritualidade Salesiana

Eles viviam em cativeiro com um espírito de fé e espiritualidade salesiana. Rezavam continuamente: rosário, novenas a Dom Bosco e a Maria Auxiliadora, oração de manhã e à noite. Eles tentaram manter contato com suas famílias por meio de mensagens que muitas vezes conseguiam enviar secretamente. Eles corajosamente pediram e garantiram orações. Sempre que podiam, animavam alegremente as festas litúrgicas passadas na cela. Sua fé nunca vacilou. Eles eram testemunhas confiáveis ​​para o fim.

Reconhecimento

O decreto do martírio foi publicado em 26 de março de 1999; beatificado em 12 de junho de 1999 por João Paulo II. 

Kesy Franciszek

Francesco Kesy nasceu em Berlim em 13 de novembro de 1920. A família mudou-se para Poznan para o trabalho de seu pai. Francisco foi aspirante ao seminário menor dos salesianos no Lad. Durante a ocupação, incapaz de continuar seus estudos, ele trabalhou em uma planta industrial. Ele passou seu tempo livre no oratório, onde, em estreita amizade com os outros quatro, animava associações e atividades juvenis. Ele lembra que era sensível, mas ao mesmo tempo alegre, calmo, agradável e sempre disposto a ajudar os outros. Quase todos os dias, ele recebeu a comunhão; à noite, ele recitou o rosário. “Para Wronki, desde que eu estava sozinho na cela – ele escreve em mensagens para a família -, eu tive tempo de me examinar. Prometi viver de maneira diferente, como recomendou Dom Bosco, viver para agradar ao Senhor e a sua Mãe Maria Santíssima. […] eu oro ao bom Deus que todas estas tribulações e tristezas me toquem e não a você “.

Edoardo Klinik

Nascido em Bochum, em 21 de junho de 1919, tímido e quieto, ele se tornou mais animado quando entrou no oratório. Ele era um estudante sistemático, responsável. Distinguiu-se porque estava muito ocupado em todos os campos de atividade e dava a impressão de ser o mais sério e profundo.

Jarogniew Wojciechowski

Nascido em Poznan, 5 de novembro de 1922, ele era um meditativo, tende a aprofundar a visão das coisas para entender os acontecimentos. Ele era um animador no melhor sentido da palavra. Ele foi distinguido pelo bom humor, compromisso e testemunho.

Ceslao Józwiak

Nascido em Lazynie, em 7 de setembro de 1919, ele era um pouco irascível, mas espontâneo, cheio de energia, senhor de si mesmo, pronto para o sacrifício, coerente e positivamente autoritário. Ele se viu aspirando à perfeição cristã e progredindo nela. Um companheiro de prisão escreve: “Ele era bem-humorado e bondoso, tinha uma alma como um cristal … Ele me falou de uma preocupação: nunca borrar com qualquer impureza”.

Edoardo Kazmierski

Nascido em Poznan, em 1 de outubro de 1919, ele foi caracterizado pela sobriedade, prudência e bondade. No oratório, ele podia desenvolver qualidades musicais incomuns. A vida religiosa soprada na família e pelos salesianos logo o levou à maturidade cristã. Durante sua prisão, ele mostrou grande amor por companheiros ainda mais velhos. Ele estava livre de qualquer sentimento de ódio contra os perseguidores.

A minha oração

“Que o bom exemplo de fidelidade e fortaleza desses jovens salesianos nos inspirem a lutar contra o pecado e a vencer todas as tribulações desta vida com o Auxílio da sempre Virgem Maria nossa Mãe!”

Beatos e mártires salesianos, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova Notícias

 

 

quinta-feira, 11 de junho de 2026

PARÓQUIAS DEDICADAS A SA^NTO ANTÔNIO DE PÁDUA NA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA ENCERRAM FESTEJOS DE 2026



 Imagem de Santo Antônio, da Escola Giottesca, na Basílica de Pádua, na Itália – Foto: Vatican News

Neste sábado, 13 de junho, as paróquias da Arquidiocese de Fortaleza dedicadas a Santo Antônio de Pádua celebram o encerramento dos festejos em honra ao seu padroeiro. Após dias de oração, novenas, celebrações e momentos de convivência fraterna, os fiéis se reúnem para as últimas atividades da programação, que incluem procissões e missas solenes. As celebrações acontecem em comunidades de Fortaleza, Caucaia e Itaitinga, renovando a fé e a devoção a Santo Antônio, um dos santos mais queridos da Igreja Católica.

Confira a programação:

1. Paróquia Santo Antônio de Pádua, Maraponga, Fortaleza

(Rua Lourenço Pessoa, 760)

17h30 – Procissão saindo da Capela Santa Edwiges (Rua Cabral Veras, 492, Mondubim) para a Matriz

18h30 – Celebração eucarística

Presidente da celebração: Dom Gregório Paixão, OSB

2. Paróquia Santo Antônio de Pádua, Granja Portugal, Fortaleza

(Rua Taquari, 2231)

19h – Missa Solene presidida por Pe. Carlos André Pereira da Silva

3. Paróquia Santo Antônio de Pádua, Jardim Iracema, Fortaleza

(Rua Alberto Ferreira, 230)

8h e 17h – Missas

4. Paróquia Santo Antônio de Pádua, Planalto Pici, Fortaleza

(Rua 8 de junho, 120)

15h – Trezena e Adoração ao Santíssimo

16h – Procissão

17h – Missa presidida pelo Padre Edmilson de Freitas

5. Paróquia Santo Antônio de Pádua, Centro, Itaitinga

(Praça da Matriz, s/n)

16h30 – Procissão saindo da Matriz e retornando para a mesma

17h – Missa Solene presidida por Dom Jânison de Sá

6. Paróquia Santo Antônio de Pádua, Capuan, Caucaia


(Avenida Professora Letícia Marques Cavalcante, s/n)

16h – Procissão

17h – Missa presidida por Pe. Marcos Freitas

A Festa de Santo Antônio de Pádua é uma das mais tradicionais manifestações religiosas do Brasil, reunindo famílias e comunidades em torno do testemunho de fé e da intercessão daquele que é reconhecido pela Igreja por sua dedicação à evangelização, à caridade e ao anúncio do Evangelho.

Fonte: Site da ARquidiocese de Fortaleza

MINUTO EUDISTA

 

Pe. Marcelo Souza

EVANGELHO DO DIA

 + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10,7-13

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7"Em vosso caminho, anunciai:

`O Reino dos Céus está próximo'. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos,

purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça

deveis dar! 9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem

sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o

operário tem direito ao seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde

entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele

até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for

digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa

paz.

Palavra da  Salvação

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 11 DE JUNHO DE 2026

5ª A FEIRA - SÃO BARNABÉ APÓSTOLO


Cor: Vermelho


1ª Leitura - At 11,21b-26; 13,1-3

Leitura dos Atos dos Apóstolos 11,21b-26; 13,1-3

Naqueles dias, 11,21bMuitas pessoas acreditaram no Evangelho

e se converteram ao Senhor. 22A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que

estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia. 23Quando

Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e

exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de


30


coração. 24É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E

uma grande multidão aderiu ao Senhor. 25Então Barnabé partiu para Tarso, à

procura de Saulo. 26Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram

um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa

multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com

o nome de cristãos. 13,1Na igreja de Antioquia, havia profetas e doutores.

Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que

fora criado junto com Herodes, e Saulo. 2Um dia, enquanto celebravam a

liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam,

o Espírito Santo disse: "Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o

trabalho para o qual eu os chamei". 3Então eles jejuaram e rezaram,

impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo,

e deixaram-nos partir. Palavra do Senhor.

Reflexão – O Espírito Santo é o agente da nossa santificação!

Os Atos dos Apóstolos é para nós como um Mapa que indica o caminho seguro

para que sejamos discípulos de Jesus. Os exemplos dos discípulos na

realização da sua missão são setas as quais necessitamos seguir. Barnabé, um

homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé atraiu uma grande multidão para

aderir ao Projeto de Jesus por causa do seu testemunho. O seu exemplo,

portanto, nos leva a perceber que nós, também, seremos considerados

homens e mulheres cheios de fé, se nos deixarmos conduzir pelo Espírito

Santo. Todos nós desejamos ser bons e, muitas vezes nos frustramos porque

não o conseguimos. Esforçamo-nos para cumprir com as nossas obrigações,

estudamos, recebemos boa educação, adquirimos cultura, porém, apesar de

tudo não somos considerados bons, compreensivos, virtuosos. Precisamos ter

consciência de que o Espírito Santo é o agente da nossa santificação! É Ele

quem nos santifica e nos faz distinguir o modo de ser que o Pai projetou para

nós. É o Espírito quem aciona a nossa fé e a fé nos leva a permanecer fiéis ao

Senhor com constância de coração. Bastará isso e o nosso currículo mudará.

As nossas atitudes, então, servirão para que também as multidões acorram ao

Senhor, e que muitas almas possam ser também virtuosas, porque serão

cheias de fé e do Espírito Santo. Para sermos denominados de cristãos, bons

e cheios de fé, como Paulo e Barnabé, nós precisamos nos abandonar às

sugestões do Espírito de Deus e deixar que Ele comande as nossas ações,

mesmo quando tivermos que nos apartar das pessoas com quem nós gostamos

de conviver. Servimos a Deus em qualquer trabalho que exerçamos, assim

sendo, será Ele quem escolherá para nós o lugar e as condições para

cumprirmos com a nossa missão. – Você tem realizado obras que atraiam

as outras pessoas para Jesus? – Você dá testemunho de fidelidade a Deus? –

Você tem fé? – Você se deixa conduzir pelo Espírito na sua vida profissional

e familiar?

Salmo - Sl 97 (98),1. 2-3ab. 3cd-4. 5-6 (R. 2a)

R. O Senhor fez conhecer seu poder salvador

perante as nações.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* 

porque ele fez prodígios! 


31

Sua mão e o seu braço forte e santo* 

alcançaram-lhe a vitória.R.

2O Senhor fez conhecer a salvação,* 

e às nações, sua justiça; 

3arecordou o seu amor sempre fiel* 

3bpela casa de Israel.R.

3cOs confins do universo contemplaram* 

3da salvação do nosso Deus. 

4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,* 

alegrai-vos e exultai!R.

5Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa* 

e da cítara suave! 

6Aclamai, com os clarins e as trombetas,* 

ao Senhor, o nosso Rei!R. 

Reflexão - O poder salvador do Senhor é amor, justiça e Misericórdia. E é por

meio de nós, dos nossos erros e acertos, dos nossos pecados perdoados que

Deus se faz conhecer a todas as nações. Não precisamos viver dentro de uma

redoma, incomunicáveis, sem errar, sem transgredir a lei para sermos arautos

do poder de Deus. É dentro da nossa realidade de vida que faremos os confins

do universo contemplar a salvação do nosso Deus.

Evangelho - Mt 10,7-13

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10,7-13

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7"Em vosso caminho, anunciai:

`O Reino dos Céus está próximo'. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos,

purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça

deveis dar! 9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem

sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o

operário tem direito ao seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde

entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele

até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for

digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa

paz.

Palavra da Salvação.

Reflexão – Recebemos de graça o Amor de Deus e de graça devemos dar!

O Espírito Santo é o Dom de Deus, gratuito, incondicional e poderoso, que o

Senhor nos concedeu para nos curar e nos libertar. Ele é o amor que

recebemos do Pai e do Filho e é com este Amor que nós também poderemos

sair pelo mundo a fora anunciando que o reino dos céus está próximo. As

graças que recebemos por meio do Espírito Santo nos levam a um estado de

espírito em que a paz que usufruímos, são os sinais da justiça que praticamos.

“Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos e expulsai os

demônios”. É esta a nossa incumbência. Mas para que possamos desempenhá-

la, precisamos, nós mesmos, nos sentirmos curados, ressuscitados, purificados

32

e livres de todas as artimanhas do inimigo. Deus quer dar a todos nós, os Seus

filhos, uma qualidade de vida digna, porque fomos criados à Sua Imagem e

semelhança, e para isso nos conclama a sair da nossa bolha e anunciar ao

mundo que o reino dos céus é Jesus e que Ele está no meio de nós. A alegria,

a felicidade e o perdão, são atributos do reino dos céus que estão dentro do

nosso coração e, que, por isso, devemos levar ao mundo. Recebemos de

graça, de graça devemos dar, é nosso dever, é nosso chamado e a nossa

missão. Porém, Ele nos recomenda que na nossa caminhada não levemos nada

do que o mundo considera importante, mas tão somente os dons que d’Ele

recebemos, de graça. Assim fazendo nós estaremos livres dos nossos achismos,

dos nossos apegos, das nossas ideias desvirtuadas pelo pecado e poderemos

anunciar o reino dos céus que é a Palavra de Deus agindo em nós.


 – Reflita: O

que você tem anunciado no caminho da sua vida? – Você conversa com seus

amigos e amigas sobre o que vê e ouve na TV e na internet? – Porque

então, você não anuncia também o Evangelho? – Você tem acolhido no

coração as delicadezas de Deus para sua vida ou tem deixado passar

pensando que tudo é mérito seu?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

SANTO DO DIA - SÃO BARNABÉ

 

Despojamento

A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum… Nem havia entre eles nenhum necessitado, porque todos os que possuíam terras ou casas vendiam-nas, e traziam o preço do que tinham vendido e depositavam-no aos pés dos apóstolos. Repartia-se então a cada um deles conforme a sua necessidade. Assim José, a quem os apóstolos deram o apelido de Barnabé, que quer dizer “Filho da Consolação”, levita, natural de Chipre, possuía um campo. Vendeu-o e trouxe o valor dele e depositou aos pés dos apóstolos (Atos 4, 32-37).

Discípulo de Jesus

A Bíblia menciona, pela primeira vez, o nome de Barnabé entre aqueles que, depois da morte de Jesus em Jerusalém, se reúnem em torno dos Apóstolos. Trata-se de uma comunidade de fiéis, na qual vivem, fraternalmente, compartilhando seus bens. Porém, a tradição — transmitida por Eusébio de Cesareia, obtida de Clemente Alexandrino —, também o inclui entre os 72 discípulos enviados por Jesus em missão para anunciar o Reino de Deus. Logo, ele já pertencia ao grupo dos seguidores de Cristo. Sobre as suas origens sabemos, por meio da Sagrada Escritura, que era natural da ilha de Chipre, na Grécia, judeu e chamado José.

Chamado de Apóstolo

Barnabé encontra-se entre as pessoas mais influentes da primeira Comunidade cristã nascente, tanto que, embora não fizesse parte dos Doze, era chamado apóstolo. Barnabé, considerado um “homem virtuoso repleto de Espírito Santo e de fé”, foi enviado para Antioquia da Síria, de onde chegavam notícias de numerosas conversões. Uma vez constatado que muitos acreditavam nele, Barnabé se alegra e exorta todos a “perseverarem com um coração resoluto no Senhor”.

Acolheu Paulo

Foi o primeiro a acolher Paulo, após a sua conversão na estrada de Damasco, que chegara a Jerusalém para encontrar os Apóstolos. Enquanto muitos desconfiavam daquele Saulo, que perseguia os cristãos, Barnabé o acolheu e o inseriu na comunidade. Assim, pediu a ajuda de Paulo no seu serviço à nova comunidade de fiéis. 

Companheiro de Paulo

Logo, mais uma vez, Barnabé intervém na vida de Paulo, encorajando-o na sua missão como Apóstolo dos gentios. Os dois permanecem em Antioquia, durante um ano, instruindo muitos. Precisamente ali, “pela primeira vez, os discípulos foram chamados cristãos”. Depois da pregação em Antioquia, Barnabé e Paulo partem para uma nova missão em Chipre. Com eles estava também João, chamado Marcos (o evangelista), primo de Barnabé. A etapa sucessiva era a Panfília, de onde João decide voltar para Jerusalém. Ao invés, Barnabé e Paulo prosseguem para a Pisídia, Licaônia, Listra e Derbe, mas, depois, voltam para Antioquia da Síria, detendo-se também em Perge e Atália.

A circuncisão

No entanto, as conversões dos pagãos, cada vez mais numerosas, começam a suscitar divergências sobre a necessidade ou não da circuncisão. Por isso, por volta do ano 49, Barnabé e Paulo voltaram a Jerusalém para resolver este problema com os Apóstolos. Logo depois, ambos se preparam para uma nova missão, mas Barnabé quis envolver novamente o jovem João, embora Paulo fosse contrário, por não confiar muito nele. Barnabé, porém, o vê como um discípulo para ser reabilitado. Não chegando a um acordo, seus destinos se separaram: Barnabé embarca para Chipre, com seu primo, e Paulo parte para a Ásia. 

Discórdia entre santos

“Até entre os Santos havia conflito, discórdia, divergência, que, para mim, causam consolação, pois os Santos não caem do céu”: foi o que explicou Bento XVI, na audiência geral de 31 de janeiro de 2007, ao falar da relação entre Barnabé e Paulo. A santidade não consiste em nunca cometer erros, mas aumenta com a capacidade de se arrepender e a disponibilidade de recomeçar, mas, acima de tudo, com a capacidade de perdoar. De fato, mais tarde, Paulo mudou de ideia sobre João.

Bispo na Itália

O Novo Testamento não nos fornece mais informações sobre Barnabé, mas alguns documentos bizantinos falam de uma viagem que fez com Pedro, com destino a Roma, de onde prosseguiu para o norte da Itália. Em Milão, de modo particular, a sua pregação teria suscitado várias conversões, que deram origem à primeira comunidade cristã na cidade, que, por isso, o considerou seu primeiro Bispo.

Martírio em Salamina

Os Atos de Barnabé, obra do V século, narram a sua morte em Salamina, onde teria sido apedrejado por judeus sírios, no ano 61. A sepultura de Barnabé existe ainda hoje existe. Dizem que teria sido o próprio Barnabé a indicar, em sonho, a sua sepultura ao Bispo de Salamina, Anthemios, em fins do século V. Este, portanto, teria mandado trasladar os restos mortais do apóstolo Barnabé para a Basílica, que ele lhe quis dedicar.

A minha oração

“Santo Apóstolo, que vendo as ações do Senhor, aprendeu o espírito de consolação, ensinai-nos a consolar e dai a nós a consolação nos momentos mais difíceis da vida. Que essa prática seja para nós virtude e meio de santidade. Amém!”

São Barnabé, rogai por nós!

Fonte: Canção N0va Notícias

 

quarta-feira, 10 de junho de 2026

DIA DAS MÃES NO BAIRRO BOA VISTA

 



O Dia das Mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio, mas a Associação dos Moradores do Bairro Boa Vista transfere para o domingo seguinte, para que as mães possam  comemorar ao lado dos filhos o seu dia.

A ideia de reunir as mães do Boa Vista no 2º domingo foi do presidente da Associação, Alberto Vieira, para que elas fossem homenageadas por aquela  entidade que está sempre à frente das reivindicações dos seus moradores. Foi uma festa bonita, com sorteios de brindes, muita comida e muita alegria.



A propósito, Alberto Vieira esteve hospitalizado por quase 10 dias, na Otclinica e recebeu alta hoje,

O professor Marcos Vieira marcou presença na festa,  com sua máquina fotogrfica, registrando o acontecimento .





EVANGELHO DO DIA

 + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,17-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17Não penseis que vim abolir

a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno

cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem

de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se

29

cumpra. l9Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por

menor que seja,

e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino

dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no

Reino dos Céus. Palavra da Salvação.

CNBB MANIFESTA SOLIDARIEDADE À IGREJA DE MOÇAMBIQUE PELO ASSASSINATO DE DOM OSÓRIO CITORA AFONSO

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua presidência, publicou nesta segunda-feira, 8 de junho, uma “Mensagem de Condolência e solidariedade ao Episcopado de Moçambique e à Diocese Quelimane” pelo assassinato do secretário-geral da Conferência Episcopal de Moçambique, bispo de Quelimane e administrador apostólico da arquidiocese Beira, dom Osório Citora Afonso, ocorrido na manhã do último sábado, 6 de junho.

Segundo informações do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), o bispo foi atingido mortalmente por um disparo de arma de fogo do tipo AKM, no peito, alegadamente a curta distância. O corpo foi encontrado no corredor do Paço Episcopal. As autoridades locais indicam que os autores do crime terão violado a cerca eléctrica sede da diocese.

Na mensagem, a CNBB afirma ter recebido com “grande pesar a notícia deste ato de violência que ceifou a vida de um pastor dedicado ao serviço do Evangelho, da Igreja e do povo moçambicano. Neste momento de dor, elevamos nossas orações ao Senhor da Vida para que acolha Dom Osório em sua paz eterna e conceda conforto, esperança e fortaleza à Diocese de Quelimane, à Arquidiocese da Beira, ao episcopado de Moçambique, aos familiares e a todos os fiéis que choram sua partida.”

Com o gesto, a CNBB une-se às palavras do Papa Leão XIV, que expressou sua consternação diante deste grave ato de violência e assegurou sua proximidade espiritual ao povo moçambicano, e compartilha do apelo à fé, à unidade e à solidariedade fraterna manifestado pela Conferência Episcopal de Moçambique.

A mensagem da CNBB destaca a contribuição de dom Osório Citora Afonso no anúncio do Evangelho e no serviço à Igreja, tendo exercido importantes missões pastorais em seu país e junto ao Dicastério para a Evangelização, da Santa Sé. “Seu testemunho de fé, entrega e compromisso eclesial permanecerá vivo na memória do povo de Deus.”, diz um trecho.

Confira, aqui, a íntegra da mensagem da CNBB
Mensagem de Condolências ao episcopado de Moçambique e à diocese de Quelimane

 Fonte: https://www.cnbb.org.br/cnbb-manifesta-solidariedade-pelo-assassinato-de-dom-osorio-citora/

 

EVANGELHO DO DIA

 7 + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2, 41-51 41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Pásco...