terça-feira, 31 de agosto de 2021

PRIMEIRO CONGRESSO BRASILEIRO DE HAGIOLOGIA ABORDA A SANTIDADE NA IGREJA




 

REDAÇÃO CENTRAL, 31 ago. 21 / 09:38 am (ACI).- De 30 de outubro a 1º de novembro, acontecerá o primeiro Congresso Brasileiro de Hagiologia, com o tema “A santidade é o rosto mais bonito da Igreja”. O evento on-line será baseado na exortação apostólica do papa Francisco Gaudete et exsultate.

“Em três dias, pretendemos mostrar o panorama geral da hagiologia desenvolvida em nosso país”, disse Fábio Tucci Farah, secretário geral da Academia Brasileira de Hagiologia e coordenador do congresso. A hagiologia é o estudo da vida dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.

Segundo Farah, o congresso vai destacar “alguns exemplos emblemáticos, como o de São José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil, e o de Frei João Pedro de Sexto João, o Apóstolo da Amazônia”. Além disso, irá “inserir a temática nacional no contexto mais amplo da Igreja”, contemplando “os três últimos papados”. Também será abordada a questão da “espiritualidade e o caminho que podemos trilhar para a santidade”. “É um mosaico de temas que aponta para o mesmo lugar e exibe o rosto mais bonito da Igreja, nas palavras do papa Francisco: a santidade”, disse.

Entre os palestrantes, estará o designer Cícero Moraes, que realizou a reconstrução facial de santos como Santo Antônio de Pádua, Santa Rosa de Lima, São Martinho de Porres, Santa Paulina e Santa Maria Madalena. Também participarão o último vice-postulador no processo de canonização de São José de Anchieta, padre César Augusto dos Santos, o diretor do Departamento para a Língua Portuguesa da Rádio Vaticano, Silvonei Protz, o jurista e também sócio honorário da Academia Brasileira de Hagiologia, Ives Gandra Martins, entre outros.

O congresso é destinado a todas as pessoas interessadas. “Em sua Exortação Apostólica, o santo padre enfatiza o chamado universal à santidade, um chamado dirigido a cada um de nós: ‘sede santos, porque Eu sou santo’”, por isso, o evento “é um convite a todo o ‘santo povo fiel de Deus’”, disse Farah.

A inscrição no I Congresso Brasileiro de Hagiologia é gratuita é pode ser feita pelo site: https://bit.ly/congressodehagiologia.

 

Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário: