terça-feira, 31 de agosto de 2021

MORRE DOM JOSÉ MARIA LIBÓRIO, BISPO EMÉRITO DE PRESIDENTE PRUDENTE

 


 


Dom José Maria Libório Camino Saracho / Foto: Diocese de Presidente Prudente

 

SÃO PAULO, 31 ago. 21 / 10:19 am (ACI).- O bispo emérito de Presidente Prudente (SP), dom José Maria Libório Camino Saracho, morreu na tarde de segunda-feira, 30 de agosto, aos 89 anos. Ele estava internado no hospital Santa Maggiore, em São Paulo (SP), para ser submetido a uma cirurgia na vesícula. Após o procedimento, seu estado de saúde piorou e ele foi diagnosticado com pneumonia.

“Quero comunicar a todos os fiéis para que possamos nos colocar em oração e que Deus o conceda o repouso eterno por todo carinho e zelo que teve por nossa Diocese”, disse o bispo de Presidente Prudente, dom Benedito Golçalves, sobre a morte de dom José Maria.

Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou seu pesar pela morte de dom José Maria. “Nesse momento de dor olhemos para o Cristo ressuscitado e elevemos nossa gratidão aos céus em agradecimento à presença missionária e à dedicação de 55 anos dedicamos à Igreja no Brasil”, afirma.

O velório de dom José Maria Libório acontece hoje na Catedral São Miguel Arcanjo, da diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo (SP), da qual foi bispo auxiliar e onde estava vivendo nos últimos dias. Às 14h, será celebrada a missa de corpo presente e o sepultamento será logo em seguida, no túmulo da própria catedral.

Dom José Maria Libório Camino Saracho nasceu em 13 de novembro de 1931, em Santurce, País Basco, Espanha. Foi ordenado sacerdote em 6 de julho de 1958 e, em 1966, veio como missionário para o Brasil. Atuou como pároco da paróquia de São Benedito, em Guaianases, em São Paulo. Também foi pároco da catedral de São Miguel Arcanjo, vigário geral, ecônomo, membro do conselho de presbíteros e membro do colégio de consultores da diocese de São Miguel Paulista.

Em 16 de julho de 1999, o papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar da diocese de São Miguel Paulista. Recebeu a ordenação episcopal em 29 de setembro do mesmo ano. Mais tarde, em 20 de fevereiro de 2002, foi nomeado bispo de Presidente Prudente. Esteve à frente desta diocese até17 de agosto de 2008, quando se tornou emérito. Sete anos depois, voltou para a diocese de São Miguel Paulista, onde permaneceu cuidando da comunidade de São José Operário, no setor Cidade Líder.

 

Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário: