domingo, 1 de janeiro de 2017

PAPA FRANCISCO: ESTOU PRÓXIMO AO POVO TURCO, ENFRENTAR CHAGA DO TERRORISMO





Cidade do Vaticano (RV) - Após a oração mariana do Angelus, deste domingo (1º/01), o Papa Francisco disse aos fiéis e peregrinos que se encontravam na Praça São Pedro: 
 
“O ano será bom na medida em que cada um de nós, com a ajuda de Deus, procurar fazer o bem a cada dia. Constrói-se a paz dizendo não, com os fatos, ao ódio e à violência, e dizendo sim à fraternidade e reconciliação. Cinquenta anos atrás, o Beato Paulo VI iniciou a celebrar o Dia Mundial da Paz para reforçar o compromisso comum de construir um mundo pacífico e fraterno. Na mensagem deste ano, propus assumir a não violência como estilo por uma política de paz.”
A seguir, o Papa disse:
“Infelizmente, a violência foi também perpetrada nesta noite de felicitações e esperança. Entristecido, manifesto a minha proximidade ao povo turco, rezo pelas vítimas numerosas e pelos feridos e por toda a Nação em luto, e peço ao Senhor para ajudar todos os homens de boa vontade que arregaçam corajosamente as mangas para enfrentar a chaga do terrorismo e esta mancha de sangue que envolve o mundo com um sombra de medo e desânimo, com o atentado grave em Istambul. Estou próximo com a oração aos defuntos e seus familiares, aos feridos e a todo o povo turco.”
O Papa agradeceu ao Presidente da República Italiana as felicitações dirigidas ao pontífice na mensagem à nação, nas vésperas do Ano Novo. 
Francisco retribuiu de coração, “invocando a bênção do Senhor sobre o povo italiano a fim de que, com a contribuição responsável e solidária de todos, possa olhar para o futuro com confiança e esperança”.
A seguir, o Pontífice saudou todos os presentes na Praça São Pedro, famílias, associações e grupos de jovens, desejando um Ano Novo sereno e feliz. Agradeceu as muitas iniciativas de oração e compromisso pela paz que se realizam em várias partes do mundo, recordando, em particular, a marcha nacional promovida no último sábado (31/12), em Bolonha, pela Conferência Episcopal Italiana (CEI), Caritas, Ação Católica e Pax Christi, com o apoio da Diocese e Prefeitura de Bolonha. 
O Papa saudou os participantes da manifestação “Paz em todas as terras”, promovida pela Comunidade Romana de Santo Egídio. 
Enfim, Francisco desejou um ano de paz na graça do Senhor, com a proteção materna de Maria, Mãe de Deus. (MJ)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: