terça-feira, 24 de novembro de 2009

PRÓXIMA ASSEMBLEIA GERAL DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE UNIVERSIDADES SERÁ NO BRASIL

Durante a Assembleia Geral da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), que aconteceu em Roma na última semana, com o tema “A missão das universidades católicas nas sociedades”, ficou decidido que a próxima edição será no Brasil, em 2012. A Assembleia da FIUC se realiza a cada três anos.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o prefeito da Congregação para a Educação Católica, cardeal Zenon Grecholewski afirmou: "Creio que o principal fruto desse encontro tenha sido reforçar a consciência sobre a missão da universidade católica no mundo. Penso que seja uma missão de extrema importância, porque necessitamos na Igreja de intelectuais católicos, políticos católicos, jornalistas católicos, médicos católicos: disso necessitamos. Para nós, é uma grande alegria que as universidades cresçam".
Para o cardeal, a universidade católica deve ter duas qualidades: primeira, ser uma boa universidade e, depois, ser forte do ponto de vista da identidade católica.
Entre os conferencistas do encontro, havia dois brasileiros: o reitor da PUC - Rio Grande do Sul, padre Joaquim Clotet, e o padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira, SJ, reitor da Universidade Católica de Pernambuco.
CNBB

Nenhum comentário: