terça-feira, 24 de novembro de 2009

ESTUDO DA ONU MOSTRA CRESCIMENTO NO NÚMERO DE INFECTADOS PELO VÍRUS HIV NO MUNDO

Um relatório divulgado hoje, 24, pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) mostra que, entre 2000 e 2008, o número total de pessoas no mundo vivendo com o vírus da Aids cresceu 20%, mas o número de novas infecções caiu 17% no mesmo período. As estimativas indicam que 33,4 milhões de pessoas vivem com o HIV. Desse total, 2,7 milhões foram infectados em 2008. No ano passado, 2 milhões de pessoas morreram em consequência da doença.
O Relatório sobre a Epidemia Global de Aids 2009 revela que, do total de infectados, 31,1 milhões são adultos, sendo que as mulheres representam mais da metade (15,7 milhões) dos oropositivos.
Crianças e adolescentes com menos de 15 anos somam 2,1 milhões de infectados. Em 2008, 430 mil pessoas nessa faixa etária foram contaminadas e o número de mortes de crianças e adolescentes em consequência da doença chegou a 280 mil. Segundo o Unaids, a maioria dos casos de infecção nesse grupo ocorre ainda no útero da mãe, no momento do parto ou logo após o nascimento, por meio da amamentação.
No dia 22 de outubro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com Ministério da Saúde montaram uma campanha de combate ao vírus, inédita no mundo. Com o slogan “Declare seu amor por você”, a campanha está atuando em cinco capitais: Manaus, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e João Pessoa. Em todas elas, a pastoral da Aids da CNBB vai mobilizar seus 13 mil agentes para conscientizar a população da importância da realização do teste de Aids. A ela se unem a Pastoral da Criança, com 260 mil agentes, e a Pastoral da Saúde, com 80 mil pessoas. No ato de lançamento da campanha, contou com a participaram do ministro José Gomes Temporão; o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa; o bispo referencial da Pastoral da DST/Aids, dom Eugênio Rixen, além de outras autoridades.
Segundo dados da Unaids, as pessoas com o vírus estão vivendo mais, e há cada vez menos infectados no mundo. “A epidemia, hoje, tende a se estabilizar, exceto na Europa Oriental e na Ásia Central”, afirma o coordenador do Unaids no Brasil, Pedro Chequer. Apesar da queda, para cada duas pessoas que começam o tratamento, cinco se infectam. “Isso é preocupante”, diz Chequer.
O levantamento diz que 60% das pessoas que têm HIV não sabem que são portadoras do vírus. Além disso, 1/3 das pessoas que vivem com o vírus também têm tuberculose.

CNBB

Nenhum comentário: