terça-feira, 25 de agosto de 2009

DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL REI PROMOVE 3º ENCONTRO VOCACIONAL

Entre os dias 21 e 23, no Seminário Diocesano São Tiago, em São João del Rei (MG), aconteceu o 3º Encontro Vocacional de 2009. Estiveram presentes 17 jovens com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de discernimento vocacional. O encontro iniciou-se na noite do dia 21, com um momento de oração mariana e, em seguida, ocorreram palestras e Adoração ao Santíssimo Sacramento.
A programação dos encontros vocacionais deste ano tem seguido um roteiro básico de palestras, reflexões, atividades de entretenimento e acompanhamento psicológico. A dinâmica proposta por essa programação visa oferecer ao vocacionado subsídios para melhor fazer o discernimento vocacional. “Os encontros vocacionais são momentos oportunos, durante os quais o vocacionado pode refletir e aprofundar especificamente acerca da vocação sacerdotal. A Psicologia, enquanto ciência que procura entender o comportamento humano, pretende escutar as motivações humanas que refletem na busca pela vida religiosa. Desta forma, auxilia o jovem a compreender este chamado, que muitas vezes se mostra obscuro e confuso”, explicou a psicóloga do Seminário Diocesano São Tiago, Tatiene Ciribelli Santos. Ainda segundo ela, a meta, principalmente deste terceiro encontro, foi criar um ambiente no qual o jovem pudesse se sentir seguro e livre para expressar sentimentos e emoções emergentes de sua própria história vocacional. Para isto, foram realizadas dinâmicas de grupo e entrevistas individuais.
Durante os três dias de encontro, os vocacionados foram inseridos num contexto especialmente preparado para as reflexões e orações, e que pudesse, ao mesmo tempo, favorecer a boa convivência. “Percebi que houve um clima favorável para que os jovens pudessem interiorizar os temas propostos pelas inúmeras palestras proferidas. Percebi também maior maturidade daqueles que já estão sendo acompanhados há alguns anos e que, possivelmente, poderão ingressar no Seminário no próximo ano”, ressaltou Pe. Claudir Possa Trindade, reitor do Seminário São Tiago Propedêutico e Filosofia.
O padre Álisson André Sacramento, integrante da equipe diocesana de formação, avaliou positivamente o encontro. “Durante a realização do terceiro encontro vocacional do ano pude perceber um grande entusiasmo dos jovens que vieram ao nosso Seminário. Tive oportunidade de ter dois encontros com eles de temáticas diversas: “A vocação cristã como seguimento de Cristo” e “A afetividade e a sexualidade”, contribuindo, assim, para uma boa reflexão acerca do discernimento vocacional.
O quarto e último Encontro Vocacional de 2009 promovido pela diocese de São João del Rei acontecerá entre os dias 13 e 15 de novembro, também no Seminário Diocesano São Tiago.
CNBB

Nenhum comentário: