sábado, 27 de junho de 2009

PARÁ: CAMPANHA FICHA LIMPA NO ENCERRAMENTO DO ANO PAULINO

“Sem a participação popular é impossível conseguir essa aprovação”. A afirmação é da coordenadora da Comissão Justiça e Paz do Regional Norte 2 da CNBB [Pará e Amapá], irmã Henriqueta Cavalcante, ao falar da Campanha Ficha Limpa que pretende aprovar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular para garantir a inelegibilidade de políticos em débito com a Justiça.
O próximo dia 28 será dedicado a coleta de assinaturas. Por ocasião da realização do evento de encerramento do Ano Paulino e ainda da comemoração do ‘Pentecostes’, com a crisma que será ministrada no estádio do Baenão, pela arquidiocese de Belém. Os voluntários estarão dispostos no local do evento coletando assinaturas a partir das 7h.
A coleta de assinaturas ocorre em todo o Brasil desde 2008 e até o momento já foram recolhidas 800 mil, sendo necessárias ainda 500 mil, totalizando 1 milhão e 300 mil assinaturas, um valor equivalente a 1% do eleitorado brasileiro.
Para participar basta informar nome completo; endereço; e número do Título de Eleitor. Quem não souber o número do título de eleitor na hora, pode informar a data de nascimento. Nos primeiros meses deste ano mais de 600 políticos, desde a última eleição municipal, já foram cassados em decorrência de processos iniciados após as denúncias de corrupção eleitoral no país.
Entenda a Campanha
O objetivo do Projeto de Lei é aumentar as situações que impeçam o registro de uma candidatura. Assim, seriam inelegíveis as pessoas condenadas em primeira instância ou com denúncia recebida por um Tribunal em virtude de crimes como: racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas. Essas pessoas devem ser preventivamente afastadas das eleições até que resolvam seus problemas na justiça criminal.
Mais informações podem ser obtidas no site do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral: www.mccce.org.br

CNBB

Nenhum comentário: