domingo, 28 de setembro de 2008

PAPA RECEBE NOVO EMBAIXADOR DA REPÚBLICA TCHECA JUNTO À SANTA SÉ

O Santo Padre pronunciou, esta manhã, 27, em Castel Gandolfo, um discurso ao novo Embaixador da República Tcheca junto à Santa Sé, Pavel Vosalík, na apresentação de suas Cartas Crtedenciais.
O Pontífice recordou que, no próximo ano, a República Tcheca será Presidente de turno da União Européia, por seis meses. Por isso, aproveitou para colocar em evidência alguns dos muitos desafios que a Europa está enfrentando em nossos dias.
Entre tais desafios, o Papa frisa a aspiração das nações do continente de tentarem construir uma verdadeira comunidade internacional para as futuras gerações. Para que isso seja possível, disse, os líderes europeus são chamados a reconhecer que "a felicidade humana e o bem-estar não podem ser obtidos somente mediante estruturas ou nível de vida social ou político".
Neste sentido, o Pontífice explicou que "a realização de uma autêntica cultura, à altura da nobre vocação do homem, requer a harmoniosa cooperação das famílias, das comunidades eclesiais, escolas, do mundo do comércio, das organizações e instituições do governo".
Por este motivo, Bento XVI disse, com firmeza, que "todas as sociedades podem obter benefício quando for reconhecido o direito da Igreja de exercer o papel de administradora dos bens materiais e espirituais pertencentes ao seu ministério".
Por fim, ao novo diplomata da República Tcheca, o Santo Padre fez votos de que o governo possa resolver as questões relativas às propriedades da Igreja, com honestidade, justiça e consideração pela obra eclesial desenvolvida em prol da sua população.

Rádio Vaticano

Nenhum comentário: