sábado, 30 de agosto de 2008

O "GRITO DOS EXCLUÍDOS E EXCLUÍDAS SERÁ NO DIA 7 DE SETEMBRO

O Grito dos Excluídos e Excluídas , movimento popular que acontece no dia 7 de setembro, desde 1994, por todo o Brasil, terá este ano como tema “Vida em Primeiro Lugar Direitos e Participação Popular” nos leva a uma inversão de prioridades: A vida deve ser colocada acima do mercado, do lucro, do capital. Coloca em pauta os grandes debates nacionais sobre a defesa, a ampliação e a universalização dos direitos humanos, sociais, ecológicos, culturais... Enfim, do direito à vida em todas as suas formas. Para o Grito dos Excluídos na Cidade de Fortaleza, o Lema é “Revitalização do Rio Maranguapinho, mas com Participação Popular”.
O Grito tem por finalidade dar visibilidade às lutas dos Excluídos e Excluídas do nosso País, justamente no Dia da Independência 7 de setembro. Este ano as comunidades se concentrarão num gesto de defesa e solidariedade ao bairro Do Genibaú que, hoje, sofre sérios problemas estruturais e ambientais.
As comunidades dessa Região enfrentam diariamente problemas ambientais relativos à poluição do Rio Maranguapinho, promovendo, há vários anos, uma luta pela revitalização daquele Curso D’água com participação do povo, na busca de condições dignas de vida.
A Caminhada saíra de três pontos diferentes da comunidade. O Primeiro Ponto será a Ponte do Genibaú, na Avenida Fernandes Távora; o Segundo Ponto, a Igreja de Dom Bosco, na Rua Genibaú, Bairro Henrique Jorge; e o Terceiro, o Campo Beira Rio (Igreja São Francisco), na Avenida I, Conjunto Ceará.
Com bandeiras e palavras de ordem, as caminhadas seguirão a partir das 10 horas da manhã até a Vila Olímpica, localizada na Avenida 30 de Maio, S/N, onde ocorrerão momentos de animação e ato de encerramento com um momento celebrativo. Mais informações com Assis Memória pelo fone 9944 3315 ou Rejane Nascimento 8816 3867.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: