quinta-feira, 27 de março de 2008

DIVULGADA PROGRAMAÇÃO DA VIAGEM DO PAPA AOS EUA

Encontros com jovens, religiosos e autoridades marcarão a visita do papa Bento XVI aos Estados Unidos, de 15 a 21 de abril. A programação oficial foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, no dia 17 de março.
Conforme o programa de visita do papa, a saída do aeroporto de Fiumicino de Roma está marcada para às 12h (horário local). Bento XVI chegará por volta das 16h (horário local) no Andrews Air Force Base, em Washington, onde será recebido pelo presidente dos Estados Unidos, George Bush, e sua esposa.
Na quarta-feira, 16, na parte da manhã, após a cerimônia de boas-vindas, o papa realizará uma visita de cortesia ao presidente Bush, na Casa Branca. À tarde, o pontífice presidirá uma celebração de vésperas e se reunirá com os bispos do país no Santuário Nacional da Imaculada Conceição.
No dia seguinte, às 10h, o papa celebrará uma missa no Nationals Stadium de Washington. Às 17h, participará de um encontro com universitários católicos, na Universidade Católica da América e, em seguida, se reunirá com representantes de outras religiões no Centro Cultural João Paulo II.
O dia 18 será marcado pelo traslado de Bento XVI para Nova Iorque, onde fará um discurso na Assembléia Geral das Nações Unidas, às 10h45. À tarde, o papa participará de um encontro ecumênico na Igreja de São José.
O encontro com sacerdotes, religiosos /as ocorrerá na Catedral de São Patrício, no dia 19, onde o papa celebrará uma missa, às 9h15. No mesmo dia, almoçará com os bispos da arquidiocese de Nova Iorque e, às 16h30, presidirá um encontro com jovens e seminaristas no Seminário de São José.
Ao visitar o Ground Zero, no dia 20, às 9h30, o papa rezará pelas vítimas do atentado às Torres Gêmeas, ocorrido em 11 de setembro de 2001. Às 14h30 celebrará a missa no Yankee Stadium de Nova Iorque. A despedida do papa ocorrerá às 20h, no aeroporto internacional John Fitzgerald Kennedy. A previsão de chegada ao aeroporto Ciampino, em Roma, é para o dia 21, às 10h45 (horário de Roma).
Esta será a oitava viagem apostólica do papa Bento XVI para fora da Itália. A última visita de um papa aos Estados Unidos foi realizada por João Paulo II, de 4 a 9 de outubro de 1995. Esta visita foi marcada pelo encontro de João Paulo II com crianças na sede da ONU, em Nova Iorque, pelo 50º aniversário de fundação da Assembléia Geral das Nações Unidas, onde o papa proferiu um discurso; pelo encontro com os funcionários da sede da ONU e pela missa com os jovens no Central Park.
CNBB

Nenhum comentário: