sexta-feira, 23 de novembro de 2007

POPULORUM PROGRESSIO É TEMA DE ENCONTROS, EM ROMA

Problemas e perspectivas do desenvolvimento humano hoje, 40 anos após a Encíclica Populorum progressio. Este foi o tema discutido na Plenária do Pontifício Conselho Justiça e Paz, realizado nos dias 20 e 21 de novembro, e que também é debatido no II Congresso Mundial dos Organismos Eclesiais que trabalham com este setor, e que acontece em Roma, até amanhã.
No primeiro encontro, membros e consultores do Pontifício Conselho Justiça e Paz refletiram sobre a atualidade do histórico documento papal, com referência especial à dimensão moral do desenvolvimento, às novas pobrezas e à globalização, aos conflitos e ao desarmamento, à salvaguarda e promoção dos direitos humanos.
Já o II Congresso Mundial dos Organismo Eclesiais, que reúne mais de 300 delegados de 80 países, reflete sobre os 40 anos da Populorum progressio, sobretudo, no que diz respeito ao desenvolvimento do homem. Os participantes aprofundam os novos cenários mundiais criados após o histórico documento e os desafios atuais do desenvolvimento à luz da doutrina social da Igreja, como a ecologia humana, o pluralismo e o diálogo inter-cultural e a nova forma de governo no âmbito da globalização. Além disso, dedicam atenção ao compromisso pastoral da Igreja no desenvolvimento integral e solidário no mundo.
CNBB

Nenhum comentário: