quarta-feira, 28 de junho de 2023

O TRÍDUO EM HOMENAGEM A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO NA PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES







 O relógio marcava 18h30min, do dia 24 deste mês, quando o comentarista Melquíades Rabelo começou a conduzir o terço e, consequentemente, iniciado o Tríduo em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na paróquia São João Eudes, no bairro Guararapes, nas proximidades do Iguatemi, com a participação dos convidados da noite, Comunidade Santa Luzia e  o ECC Paroquial.



Terminada a reza do Terço, os fiéis foram convidados a deixar a Capela  e se deslocarem para o pátio de estacionamento de veículos, onde o padre Geovani Ferreira da Costa, vigário paroquial hasteou a bandeira da padroeira.  Após, retornaram à Capela, onde foi celebrada a Santa Missa.

SEGUNDO DIA

Na sequência do Tríduo, o padre Vanderson Barbosa celebrou a Santa Missa. Mas antes, Melquiades Rabelo, coordenador do Terço dos Homens comandou a reza do Terço Mariano.  Em seguida convidou os fiéis, de maneira especial os devotos de Nossa Senhora, a se deslocarem para a frente da Capela para participarem de uma procissão, o que aconteceu todas as noites. Convidados daquela noite, se fizeram presentes  membros das Comunidades Divina Misericórdia, Nossa Senhora da Libertação e componentes do Mesc (Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão) Paroquial.




HOMILIA

Na sua homilia, o padre Vanderson revelou que o seu maior medo  era o de falar em público e depois de perguntar aos participantes da celebração "Quem tem medo?" ou "Quem não tem medo?". E chama a atenção de todos que o Evangelho diz "Não tenhais medo". Não tenhas medo dos homens, especialmente, os cristãos.

TERCEIRO DIA



O monsenhor Idelfonso Rodrigues presidiu a celebração do terceiro dia do Tríduo, com uma programação idêntica a do dia anterior: reza do Terço Mariano, tendo a frente Melquíades Rabelo,  procissão, com membros do Terço dos Homens transportando o andor com a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Tudo bem, organizado e com os convidados da noite, a Comunidade Menino Deus Legião de Maria, Associados Eudistas e Catequese.

DIA 27 - A FESTA 



Finalmente, chegou o grande dia, com a noite começando com uma procissão, com a imagem de Nossa Senhora percorrendo algumas ruas do bairro Guararapes, e o padre Santino Sacramento Vitola coordenando o cortejo e Melquíades Rabelo puxando o terço. Cada mistério era intercalado com  um cântico.




Depois da procissão, foi celebrada a missa solene e realizada a coroação da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que recebeu um manto novo. Um grupo de crianças (anjinhos) entregou ainda ao celebrante terço, coroa e coração, para serem colocados na imagem de Nossa Senhora.

Terminada a parte espiritual o padre Santino Sacramento, pároco de São João Eudes, convidou os fiéis a participarem da parte cultural, tendo como atração maior a quadrilha Novo Israel, do bairro Cristo Redentor. A sua apresentação agradou a todos. A quadrilha católica  apresentou sua rainha, representada pela imagem de Nossa Senhora das Graças e durante as danças alguns dos seus membros fizeram orações sobre os fiéis  que assistiam a  sua exibição.





Atualizado em 29.06.23, às 10h28m

Nenhum comentário: