sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

6 DE JANEIRO DE 2023 

 

SEXTA FEIRA – TEMPO DO NATAL

 

Cor branco

 

1ª. Leitura – 1 Jo 5, 5-13

 

Leitura da Primeira Carta de São João 5,5-13

Caríssimos: 5Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê
que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue). E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. 7Assim, são três que dão testemunho:
8
o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes. 9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. 10Aquele que crê no Filho de Deus tem este testemunho dentro de si. Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho, não tem a vida. 13Eu vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus,
para que saibais que possuís a vida eterna. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - São três os que dão testemunho de Cristo: a água, o sangue e o Espírito

São João nos esclarece que são três os que dão testemunho de Cristo: a água, o sangue e o Espírito. A água que verteu do lado de Cristo testemunha o Batismo que nos imerge na vida de Cristo e nos purifica. O sangue jorrado do peito de Cristo na Cruz testemunha a Eucaristia que nos une a Jesus Sacramentado e nos redime. E o Espírito que foi entregue por Jesus ao Pai para ser derramado nos nossos corações, nos santifica. Se quisermos, pois,  vencer o mundo e as suas armadilhas para alcançar a vida eterna teremos de crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus feito homem, que nos salvou, morreu na Cruz, derramou  sangue e água entregando ao Pai a Sua vida  por nós.  Depois, foi ressuscitado, ascendeu ao céu e de lá nos enviou o Espírito Santo! O Espírito Santo é a verdade e, unicamente por meio d’Ele é que somos convencidos (as) de que Jesus Cristo é o Filho muito amado de Deus. Apossados (as) desta realidade todos nós seremos vencedores do mundo e receberemos a vida eterna que está em Jesus Cristo, pois “quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida.” Vencer o mundo significa contrariar a nossa carne e suas concupiscências que almeja descanso, luxo, grandeza e rejeita sacrifício, purificação e penitência.    - Você já se considera um vencedor do mundo ou o mundo ainda consegue vencê-lo (a)? – Você crê no testemunho que Deus dá de que Jesus é o Seu Filho? – Você já tomou posse do direito de possuir a vida eterna, em Jesus?

 

Salmo 147, 12-13. 14-15. 19-20 (R. 12a)

 

R. Glorifica o Senhor, Jerusalém! 
Ou:
Aleluia, Aleluia, Aleluia.

12Glorifica o Senhor, Jerusalém!*
O Sião, canta louvores ao teu Deus!
13
Pois reforçou com segurança as tuas portas,*
e os teus filhos em teu seio abençoou.R.

14apaz em teus limites garantiu*
e te dá como alimento a flor do trigo.
15
Ele envia suas ordens para a terra,*
e a palavra que ele diz corre veloz.R.

19Anuncia a Jacó sua palavra,*
seus preceitos suas leis a Israel.
20
Nenhum povo recebeu tanto carinho,*
a nenhum outro revelou os seus preceitos.R.

 

Reflexão - O salmista conclama a todos os que são descendentes do Senhor a glorificá-Lo pelos Seus grandes feitos. Jerusalém somos nós, templos do Senhor e vivemos em segurança, pois, temos a benção como proteção e a  paz como alimento. Assim, nós recebemos carinho e temos acesso aos preceitos do Senhor por meio da Sua Palavra.

 

Evangelho – Mc 1, 7-11

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,7-11

Naquele tempo, 7 João pregava, dizendo: "Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar
para desamarrar suas sandálias. 8 Eu vos batizei com água,
mas ele vos batizará com o Espírito Santo". 9 Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão.

10 E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11 E do céu veio uma voz: "Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer". Palavra da Salvação.

 

 

Reflexão – O Batismo é o bilhete para uma viagem de primeira classe.   

Quando Jesus foi batizado no rio Jordão o próprio Deus deu testemunho Dele quando disse: "Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer"! Estas palavras foram também gravadas dentro de nós, quando, pelo Batismo, recebemos a filiação divina. Somos irmãos de Jesus Cristo, adotados por causa da Sua Morte e Ressurreição. No nosso Batismo também o Pai deu testemunho do Seu Amor por nós, por isso, não podemos ser tristes nem desanimados. O mesmo Espírito que está em Jesus mora também no nosso interior. Isto é muito importante para que façamos uma viagem de primeira classe aqui nesta terra! O Batismo de João era de arrependimento, de conversão, de mudança de vida, e, apesar de Jesus não precisar se arrepender, pois não tinha pecado, foi obediente e se submeteu ao ritual para nos abrir o caminho. Nós também fomos batizados (as) em Jesus e recebemos o Espírito Santo com todas as graças e bênçãos que o Pai derramou sobre Ele.   Para que percebamos a manifestação do Espírito Santo em nós, porém, precisamos nos arrepender e reconhecer os nossos pecados. Jesus veio nos ensinar a ser obedientes. 

- Você também seria capaz de obedecer e submeter-se a alguma coisa que não lhe fosse necessária?

 - Pare um pouquinho para escutar a voz que vem do céu apresentando você ao mundo como filho (a) amado (a). Você acredita?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 


Nenhum comentário: