sábado, 7 de janeiro de 2023

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

7 DE JANEIRO DE 2023

 

SÁBADO – SEMANA DA EPIFANIA

Cor branco

1ª Leitura - 1Jo 5,14-21

 

Leitura da Primeira Carta de São João 5,14-21

Caríssimos: 14Esta é a confiança que temos em Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.
15E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos,
sabemos que possuímos o que havíamos pedido. 16Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele reze, e Deus lhe dará a vida; isto, se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte. Existe um pecado que conduz à morte, mas não é a respeito deste que eu digo que se deve rezar. 17Toda iniquidade é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte.
18Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca;
aquele que é gerado por Deus o guarda, e o Maligno não o pode atingir. 19Nós sabemos que somos de Deus ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno. 20Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos com o Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna.
21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Palavra do Senhor.

 

ReflexãoTemos liberdade para pedir o que o nosso coração anseia! 

A confiança de que a vontade de Deus é o melhor para a nossa vida, nos dá convicção para pedir a Ele tudo o que almejamos e aceitemos tudo o que Ele nos conceder. Se sabemos que Deus ouve todos os nossos pedidos, sabemos também, que possuímos o que antes havíamos rogado, por isso temos liberdade para pedir o que o nosso coração anseia! Portanto, temos a confiança de fazer os nossos pedidos com a mais absoluta certeza de que Deus nos dará muito mais do que realmente almejamos. São João nos aconselha tanto a fazer os nossos pedidos ao Pai, como também a interceder e pedir pelos nossos irmãos e irmãs quando estes pecarem. Todos somos pecadores, mas não necessariamente precisamos pecar e, porque fomos gerados em Deus, somos também guardados e o maligno não poderá nos atingir. No entanto, devemos permanecer vigilantes na oração para que não caiamos em tentação.  Confiando na misericórdia do Senhor somos também chamados (as) a rezar pelos pecadores. O pecado nos conduz à morte, porém, Jesus veio e nos deu o Espírito Santo que ilumina a nossa inteligência para conhecer a verdade e nos preservar do mundo que está sob o poder do maligno. Por fim “Guardai-vos dos ídolos,” isto é, de tudo o que nos possa tirar da vida nova que Deus quer nos dar. - Você tem confiança de pedir a Deus tudo o que almeja? – Você reza também para não cair na tentação do pecado e da morte? - Qual é a morte que o pecado causa? – Você reza pelos pecadores? - A quem ou a que você tem idolatrado?

 

Salmo - Sl 149, 1-2. 3-4. 5.6a.9b (R.4a)

 

R. O Senhor ama seu povo, de verdade.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *
e o seu louvor na assembléia dos fiéis!
2Alegre-se Israel em Quem o fez, *
e Sião se rejubile no seu Rei!R.

3Com danças glorifiquem o seu nome, *
toquem harpa e tambor em sua honra!
4Porque, de fato, o Senhor ama seu povo *
e coroa com vitória os seus humildes.R.

5Exultem os fiéis por sua glória, *
e cantando se levantem de seus leitos,
6acom louvores do Senhor em sua boca *
9bEis a glória para todos os seus santos.R.

 

Reflexão - Orando com este salmo nós podemos avaliar como fica o estado da nossa alma quando é libertada da escravidão do pecado por obra do Senhor. A misericórdia de Deus nos banha e cura o nosso interior de todas as nossas angústias; faz-nos levantar do leito afastando para longe o desânimo e a desesperança que antes nos assolavam. Desse modo nós podemos provar a glória do Senhor aqui mesmo num estado de espírito que exprime liberdade e alegria. Estes momentos fazem de nós como os santos e os anjos do céu que louvam o Senhor dia e noite com cânticos e danças.

 

Evangelho - Jo 2,1-11

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 2,1-11

Naquele tempo, 1 houve um casamento em Caná da Galileia.
A mãe de Jesus estava presente. 2 Também Jesus e seus discípulos
tinham sido convidados para o casamento. 3 Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". 4 Jesus respondeu-lhe: "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou". 5 Sua mãe disse aos que estavam servindo:
"Fazei o que ele vos disser". 6 Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer.
Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7 Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. 8 Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala".
E eles levaram. 9 O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10 O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse:
"Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom.
Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!" 11 Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – O milagre acontece na festa da nossa vida! 
O primeiro milagre de Jesus foi realizado em Caná da Galiléia, em uma festa de casamento, a pedido de Sua Mãe, Maria.  Jesus manifestou o Seu poder transformando a água no vinho que havia faltado naquela festa. Ninguém sabia como, mas percebiam que o vinho melhor estava sendo servido por último. Se fizermos uma reflexão e procurarmos uma mensagem iremos reconhecer que só conseguimos provar do vinho melhor depois que a festa da nossa vida já vai adiantada e passamos pelos constrangimentos naturais da nossa incapacidade. Muitas vezes, nós também, vivemos envolvidos com as nossas preocupações terrenas, bebendo do vinho que nós próprios providenciamos e nos esquecemos de que temos uma Mãe que está atenta aos nossos sofrimentos, às nossas carências e dificuldades. Não podemos deixar de convidar para as nossas festas, Jesus e Maria.   Jesus é o convidado principal da nossa existência e com Ele Maria está presente, na hora da alegria e na hora da dor.  A certeza de que ela está atenta a tudo é a razão da nossa esperança diante das nossas carências. Jesus também pode fazer na nossa vida o que fez em Caná da Galiléia: transformar o pouco que temos em algo muito abundante e melhor que fará toda a diferença. Há dias em que para nós falta também o vinho da alegria, da paz, da saúde da sobrevivência financeira e a festa começa a ficar desanimada parecendo até que está terminando. Porém, Nossa Senhora, atenta às nossas carências, escuta o nosso coração e vê a nossa angústia. Como Mãe ela está sempre perto do Seu Filho Jesus, por isso a sua intercessão é poderosa.   Precisamos, no entanto, colocar as nossas talhas à disposição do Mestre e como ela determinou, fazer tudo o que Ele nos disser. Nossa Senhora é apenas a intermediadora. Quem nos dá as ordens é Jesus e, se fizermos tudo quanto Ele nos disser com certeza, também a água que nós O oferecermos será transformada no vinho melhor que irá alegrar a nossa vida, mesmo que já estejamos quase chegando ao fim.  

 – Qual é hoje o vinho que está faltando para a sua festa ser alegre?

- O que está faltando na sua vida?

- Peça a Maria com confiança e ela intercederá diante do Seu Filho. A sua festa não irá terminar.

- Você tem feito tudo o que Jesus lhe diz? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: