quarta-feira, 30 de novembro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

30 DE NOVEMBRO DE 2022

 

4ª. FEIRA – SANTO ANDRÉ

 

APÓSTOLO - FESTA

Cor Vermelho

 

1ª. Leitura – Rm 10, 9-18

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 10,9-18

Irmãos: 9Se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação.
11Pois a Escritura diz: "Todo aquele que nele crer não ficará confundido". 12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. 14Mas, como invocá-lo, sem antes crer nele?
E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? 15E como pregar, sem ser enviado para isso?
Assim é que está escrito: "Quão belos são os pés dos que anunciam o bem". 16Mas nem todos obedeceram à Boa-nova. Pois Isaías diz:
"Senhor, quem acreditou em nossa pregação?" 17Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. 18Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram,
pois "a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo". Palavra do Senhor.

 

Reflexão – Acreditar, confiar e depender é o tripé da fé
Usando palavras claras São Paulo nos afirma que todo aquele (a) que declarar com os lábios, aceitar no coração e testemunhar com a vida, que Jesus Cristo é o seu Senhor, será salvo.  É, portanto, por nosso intermédio, que esta afirmação de São Paulo irá espalhar-se por toda a terra, pois só pode invocar a assistência de Deus aquele (a) que nele crê porque antes escutou alguém falar e testemunhar as obras do Senhor na sua vida. Acreditar, confiar e depender, este é o tripé da fé.  A salvação de Jesus corre o mundo através do testemunho de homens e mulheres que tiveram uma experiência com Ela. A Salvação é o próprio Jesus agindo na nossa vida, no entanto, muitos ainda permanecem surdos porque nós ainda permanecemos mudos. Por isso, somos também nós enviados a anunciar o bem e, mesmo que alguns não deem ouvido à nossa pregação, mesmo que às vezes tenhamos a impressão de que o nosso esforço não está valendo a pena por tudo o que  estamos sofrendo, as palavra do profeta nos alentam: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. Somos enviados (as) a noticiar ao mundo que todo aquele (a) que crer em Jesus Cristo, não será confundido (a). – O que está faltando para que você anuncie ao mundo a sua experiência com Jesus Cristo? – Você tem demonstrado a sua fé Nele? - Você, realmente tem dado provas de que é um filho (a) de Deus? – O que as pessoas comentam sobre a sua vida de fé? – A sua vida tem coerência com o que a Palavra de Deus lhe revela?  Qual é o lugar onde mais você precisa falar de Deus?

 

Salmo  18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)

 

R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra. 

2Os céus proclamam a glória do Senhor, * e o firmamento, a obra de suas mãos;
3o dia ao dia transmite esta mensagem, * a noite à noite publica esta notícia. R. 

4Não são discursos nem frases ou palavras, * nem são vozes que possam ser ouvidas;
5seu som ressoa e se espalha em toda a terra, * chega aos confins do universo a sua voz. R.

 

Reflexão - As obras que nós contemplamos, revelam ao mundo a presença de Deus na nossa vida. Tudo o que vivenciamos precisa ter como foco o que Deus nos tem falado, pois, tudo nos fala Dele, os céus, o firmamento, o dia e a noite. Assim, portanto, a obra de Deus se manifesta por meio do que vemos, tocamos e sentimos. As nossas ações precisam revelar mais do que os nossos discursos. O bem que fizermos em Nome de Deus soa firme no coração do mundo e, enquanto mais nós nos elevamos o mundo também se eleva por causa de nós.  A nossa própria existência já é uma prova do poder de Deus e, nem precisamos de frases nem palavras bonitas para fazer ressoar nos confins da terra, a Palavra do Senhor.

 

 

Evangelho – Mt 4, 18-22

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 4,18-22


18Quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores.  19Jesus disse a eles: 'Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.'  20Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram.  21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – livres para seguir Jesus

Jesus chamou os que Ele quis, não porque fossem homens desocupados e não tivessem nada para fazer, muito pelo contrário, cada um deles tinha uma profissão e uma história.  Quando viu os dois irmãos, Jesus notou que eles estavam ocupados na sua lida diária e, assim mesmo os escolheu e “eles imediatamente deixaram as redes, a barca e o pai e O seguiram!”.  Assim mesmo Jesus faz com cada um de nós! Ele nos chama não porque sejamos homens e mulheres desimpedidos de tarefas, de planos e ocupações.  O nosso trabalho, a nossa profissão, a rotina da nossa vida não são impedimento para que sigamos a Jesus e vivamos os Seus ensinamentos. Deixar imediatamente, as redes, a barca e o pai, significam a nossa total aquiescência ao chamado de Jesus com a consciência de que Ele nos chama com a autoridade de quem sabe o que é melhor para cada um de nós, e por isso, tem a preferência nas nossas escolhas. Jesus nos chama a ser pescadores de homens e nós realizamos esta missão por meio do nosso testemunho de fidelidade a Deus e aos irmãos. Ninguém poderá assumir o nosso lugar, porque o chamado de Deus para nós é irrevogável e intransferível.  Precisamos, porém, nos desvencilhar de qualquer empecilho, e nos desapegar de tudo quanto nos aprisiona, mesmo o trabalho, a profissão, a família e os bens. As nossas ocupações não poderão se constituir em justificativas para não assumirmos o nosso lugar, pois, Jesus veio chamar justamente àqueles que se comprometem e que têm que renunciar a alguma coisa. Que o nosso coração esteja livre de tudo e de todos para que possamos segui-Lo, e, assim, vivermos a Lei do Seu amor.

 – Jesus já o (a) chamou?

 – A que você se sente chamado a realizar na edificação do reino de Deus? 

– Você tem aproveitado as oportunidades para testemunhar as mudanças que a Palavra de Deus tem realizado no seu coração? 

– O que mudou em você com a reflexão da Palavra de Deus? 

– Você já pode dizer que hoje é uma pessoa diferente?


Helena Serpa, 

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho 

 

 

 

 

Nenhum comentário: