sexta-feira, 20 de maio de 2022

REFLEXÕES SOBRE S LEITURAS DE HOJE

 

20 DE MAIO DE 2022

 

6ª. FEIRA DA V SEMANA DA PÁSCOA

 

Cor: Branco

 

1ª. Leitura – At 15, 22-31

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 15,22-31

Naqueles dias: 22Pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos.  23Através deles enviaram a seguinte carta: 'Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia.  24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós.  25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.  27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem.  28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!' 30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “não estamos órfãos aqui no mundo.

Não obstante algumas divergências, os discípulos de Jesus mantinham a unidade seguindo a orientação do Mestre, por isso conseguiam ser fiéis na missão de anunciar a salvação. Eles contavam com a manifestação do Espírito Santo de Deus que os orientava na escolha de novos missionários que pessoalmente saiam pelas diversas regiões transmitindo a mensagem do Evangelho. Tudo o que eles faziam era de conformidade com o Espírito Santo. Por isso afirmavam: “Porque decidimos, o Espírito Santo e nós” ... Não havia desacerto, e assim, eles acolhiam até os irmãos vindos do paganismo, pois tinham confiança na condução de Jesus. Da mesma forma nós também devemos confiar, pois, não estamos órfãos aqui no mundo. Jesus Cristo nos deixou um defensor, advogado e  conselheiro que pode nos instruir passo a passo. Para que também tenhamos segurança nas nossas decisões e deliberações precisamos ter a ousadia de “decidir” junto com o Espírito Santo quais os passos que teremos de dar na nossa caminhada aqui na terra.   O Espírito Santo nos ajuda também, a não colocar fardos pesados nem nas nossas costas e tampouco nos ombros das outras pessoas. Muitas vezes a nossa razão humana cobra de nós um sacrifício muito maior do que realmente precisamos ofertar e que Deus espera de nós.  Deus não quer dificultar as coisas para nós, Ele quer que sejamos felizes seguindo o Seu mandamento e conduzidos pelo vento do Seu Espírito. – Você costuma convocar o Espírito Santo quando vai decidir alguma coisa? – O Espírito Santo o tem ajudado a acolher todas as pessoas mesmo aquelas que você não aprecia muito? – Você tem conseguido manter a unidade na sua família mesmo que haja divergências?

 

Salmo 56, 8-9. 10-12 (R. 10a)

 

R. Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

8Meu coração está pronto, meu Deus, *
está pronto o meu coração!
9Vou cantar e tocar para vós: *
desperta, minh'alma, desperta!
Despertem a harpa e a lira, *
eu irei acordar a aurora!R.

10Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, *
dar-vos graças, por entre as nações!
11Vosso amor é mais alto que os céus, *
mais que as nuvens a vossa verdade!
12Elevai-vos, ó Deus sobre os céus, *
vossa glória refulja na terra!R.

 

Reflexão - Quando o nosso coração está pronto para louvar o Senhor, realmente, nós como o salmista conseguimos “acordar a aurora”, pois começamos desde cedo a entrar em sintonia com o Senhor. O amor de Deus é mais alto que os céus, no entanto, ele se acomoda dentro do nosso coração. Por isso, o desejo da nossa alma é cantar e tocar para o Senhor com toda a alegria que existe dentro de nós, dizendo: “desperta, minha alma, desperta”!

 

Evangelho – Jo 15, 12-17

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15,12-17

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.
13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer
tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes,
mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros. Palavra da Salvação.

 

 Reflexão – “o amor maior

Todos nós somos convocados a assumir o mandamento que Jesus nos deixou, o amor maior. E o maior amor é, justamente, o de quem dá a sua vida pelos seus amigos, assim como Ele o fez  “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” ! Jesus deu a vida pelos Seus amigos e todos nós que acolhemos e cremos na Sua Morte e Ressurreição como caminho de salvação   podemos nos considerar amigos de Jesus e, por isso, praticar o que Ele nos ordena. Quem já vive aqui na terra o amor maior, pode desde já, considerar-se santo.  O maior amor é próprio daquele que se coloca à disposição do próximo para escutá-lo, para compreendê-lo e dar suporte; de quem está atento às necessidades dos pobres, que carecem de alguma coisa, tanto material, espiritual ou emocional; de quem vive a sua vida em função do reino de Deus desapegado de tudo que lhe possa desviar do caminho da salvação. O amigo de Jesus, portanto, é aquele que está muito perto Dele, na oração, na intimidade, mas, principalmente, que age conforme os seus conselhos. O Senhor quer de nós um coração pronto para louvá-lo com os nossos lábios, mas principalmente das nossas ações. A glória de Deus se manifesta na terra através de cada um de nós que persevera no amor de Deus. 

- Você quer ser santo (a)?

 – O que você entende por santidade? 

– Peça ao Espírito Santo que o (a) revele como o Pai deseja que seja a sua santidade desde já. 

– Você tem Jesus como seu amigo ou acha que Ele está distante de si? 

– Você é servo (a) ou amigo (a) de Jesus?


Helen Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: