quinta-feira, 5 de maio de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LL=EITURAS DE HOJE

 

5 DE MAIO DE 2022

 

QUINTA – FEIRA DA III SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

Cor Branco

 

1ª. Leitura – At 8, 26-40

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 8,26-40

Naqueles dias: 26Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo:
'Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto'. Filipe levantou-se e foi.
27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém. 28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: 'Aproxima-te desse carro e acompanha-o'. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: 'Tu compreendes o que estás lendo?' 31O eunuco respondeu: 'Como posso, se ninguém mo explica?' Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: 'Ele foi levado como ovelha ao matadouro;
e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca.
33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra'. 34E o eunuco disse a Filipe: 'Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?' 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiram o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. Então o eunuco disse a Filipe: 'Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?' 38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco.
39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe.
O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria.
40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “somos missionários do Senhor”

Para cumprir as ordens do Senhor Felipe enfrentou o deserto, lugar de penúria, de dificuldade e de sequidão. Não questionou nem deu palpites, pois, estava consciente de que Deus o estava convocando para   uma missão importante.  Assim também acontece na nossa vida, por isso, precisamos estar atentos ao chamado do Senhor! Somos Seus missionários e para obedecer às Suas ordens nós também, como Felipe, estamos sujeitos a enfrentar o deserto, lugar penoso e cheio de dificuldades. No nosso caminho também encontraremos aqueles que estão na ignorância, e precisam ser evangelizados e encontrar a verdade. Nós evangelizamos quando falamos de nós mesmos (as), da nossa mudança e transformação, de como nos sentimos alegres por causa de Jesus. Quando fazemos isso, despertamos nas outras pessoas o desejo de também conhecer a Jesus e cumprir com a missão de anunciar o Seu Nome. Portanto, evangelizar é anunciar a nossa experiência com Jesus Cristo dando testemunho da ação da Palavra de Deus na nossa vida em todos os momentos. Sair de Jerusalém é sair do templo, do Sagrado, para ir ao mundo é sair com a luz para irradiá-la nas trevas: “o caminho é deserto”. Quando nos afastamos do conforto das “coisas de Deus” na casa de Deus, em missão, nós enfrentamos as dificuldades do deserto.  Às vezes somos enviados para um ambiente hostil, e precisamos evangelizar aqueles que estão na completa ignorância das coisas de Deus e precisam encontrar a verdade. Hoje, os “ministros e administradores do tesouro do mundo” não estão no templo, eles estão no mundo, no deserto por onde andamos. Evangelizá-los, também é a nossa missão! “Aqui temos água. O que impede de que eu seja batizado”? Como Felipe, nós também somos chamados (as) a renovar o Batismo do Espírito Santo para aqueles (as) que estão nos desertos do mundo. – Você já foi chamado para evangelizar? – Você se considera um missionário do amor de Deus? – Você acha melhor estar somente num grupo de oração recebendo amor? – Você não se sente devedor do amor que recebe de Deus? – Você tem falado de Deus dentro da sua casa?

 

Salmo 65, 8-9. 16-17. 20 (R. 1)

R. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

8Nações, glorificai ao nosso Deus, *
anunciai em alta voz o seu louvor!
9É ele quem dá vida à nossa vida, *
e não permite que vacilem nossos pés. R.

16Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: *
vou contar-vos todo bem que ele me fez!
17Quando a ele o meu grito se elevou, *
já havia gratidão em minha boca!R.

20Bendito seja o Senhor Deus que me escutou,
não rejeitou minha oração e meu clamor, *
nem afastou longe de mim o seu amor!R.

 

Reflexão - É o Senhor quem dá vida à nossa vida, diz o salmista. Você já pensou nisso? A nossa vida só tem sentido se for vivida em Deus. O Senhor nos escuta quando nós elevamos para Ele a nossa voz e o nosso clamor. Ele não nos deixa a ver navios quando imploramos a Sua assistência. Por isso, podemos dizer também com o salmista: “Bendito seja o Senhor Deus que me escuta e não rejeita a minha oração e o meu clamor!”

 

Evangelho – Jo 6, 44-51

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,44-51

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: `Todos serão discípulos de Deus.' Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído,
vem a mim.
46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida.
49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo'. Palavra da Salvação.

 

 

Reflexão – “Jesus é o Pão que alimenta a nossa alma”

Todos serão discípulos de Deus, por isso, aquele que foi instruído pelo Pai vem a mim”. Com estas palavras o próprio Jesus nos garante que todo aquele que escuta o Pai e por Ele é instruído, se aproximará Dele.  Deste modo, precisamos ter firme convicção de que, se escutamos a Palavra de Deus e procuramos nos aprofundar nos mistérios sagrados, com certeza encontraremos, a Jesus Cristo, pão da vida, pois a Sua Palavra é o pão que alimenta a nossa alma e nos ensina o caminho para a vida eterna. A fé em Jesus Cristo é quem nos garante a vida eterna. E a vida eterna nós começamos a vivê-la aqui, agora, porque cremos que Jesus está em nós e manifesta em nós este clima de eternidade. Eternidade é a vivência do Amor de Deus que opera em nós através de Jesus, pão vivo que vem do céu pelo poder do Espírito Santo. Jesus entregou o Seu Corpo para ser imolado por nós, derramou o Seu Sangue e nos deixou o memorial do Seu sacrifício para que sejamos alimentados.  Eu sou o pão da vida”! O pão que nós, tocamos, vemos, comemos e vivemos é a Palavra de Jesus, é a Eucaristia. Jesus se oferece como alimento, hoje, por isso, não podemos permanecer na inanição, aproveitemos, pois, este é o momento mais importante da nossa vida. Quando comungamos entramos em comunhão com Deus e com os nossos irmãos daqui da terra e lá do céu.

-  Você crê que faz parte da Comunhão dos santos?

 – A Eucaristia lhe faz lembrar do céu? 

– Você tem sintonia com o céu que mora dentro do seu coração? 

– Pense nisso!


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: