sábado, 14 de maio de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

14 DE MAIO DE 2022

 

SÁBADO SÃO MATIAS APÓSTOLO

 

Cor Vermelho

1ª. Leitura – At 1, 15-17.20-26

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 1,15-17.20-26

15Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse:
16"Irmãos, era preciso que se cumprisse o que o Espírito Santo, por meio de Davi, anunciou na Escritura sobre Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Judas era um dos nossos e participava do mesmo ministério. 20De fato, no livro dos Salmos está escrito: `fique deserta a sua morada, nem haja quem nela habite!' E ainda: `Que outro ocupe o seu lugar!' 21Há homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus vivia no meio de nós, 22a começar pelo batismo de João
até ao dia em que foi elevado ao céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para ser testemunha da sua ressurreição."
23Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Barsabás,
que tinha o apelido de Justo, e Matias. 24Em seguida, fizeram esta oração: "Senhor, tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolhestes 25para ocupar, neste ministério e apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino!" 26Então tiraram a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos.

Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “que outro ocupe o seu lugar

 As Escrituras já previam que mesmo participando do ministério dos Apóstolos, Judas Iscariotes seria o guia daqueles que prenderiam Jesus e O crucificariam.  Os apóstolos, então, seguindo o que já dizia o Livro dos Salmos, “que outro ocupe o seu lugar” sentiram a necessidade de escolher alguém que se ajuntasse a eles para substitui-lo. Por isso, com uma simples, mas poderosa oração, eles elegeram o substituto de Judas, o traidor. A confiança deles no Espírito era tão grande que não precisaram de grandes pesquisas nem de planos estruturados. Apenas sugeriram o nome de dois homens e oraram pedindo ao Espírito Santo que indicasse o nome daquele que era o escolhido de Deus. Fizeram um sorteio e, com muita confiança, sem nenhuma dúvida, eles acolheram o nome de Matias. Em qualquer situação da nossa vida, quando precisamos fazer as nossas escolhas, nós também podemos contar com a assistência do Espírito Santo, o qual conhece o coração de todos e pode nos ajudar nas nossas resoluções. Se, ao invés de muitos debates em reuniões de negócios, os homens resolvessem também pedir a ajuda do alto, com certeza, os acertos seriam muito maiores do que os fracassos.  Que possamos, pois, firmados no exemplo dos apóstolos e, com muita confiança na condução do Espírito Santo, fazer também as opções para a nossa vida, sem temor e com muita simplicidade.   Como você tem conseguido resolver os impasses que surgem no seu caminho? – Você já experimentou orar pedindo ajuda ao Espírito Santo para o seu trabalho e negócios? – Você tem parado diante dos desafios ou tem seguido adiante confiando em Deus?   

 

Salmo 112(113),1-2.3-4.5-6.7-8 (R. cf.8)

 

R. O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.
Ou:
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Louvai, louvai, ó servos do Senhor, *
louvai, louvai o nome do Senhor!
2Bendito seja o nome do Senhor, *
agora e por toda a eternidade! R.

3Do nascer do sol até o seu ocaso, 
louvado seja o nome do Senhor!
4O Senhor está acima das nações, 
sua glória vai além dos altos céus. R.

5Quem pode comparar-se ao nosso Deus, 
ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono *
6e se inclina para olhar o céu e a terra? R.
7Levanta da poeira o indigente *
e do lixo ele retira o pobrezinho,
8para fazê-lo assentar-se com os nobres, *
assentar-se com nobres do seu povo. R.

 

Reflexão - O Senhor nos dá vida nova, levanta-nos da poeira, da lama e nos retira do lixo, diz o salmista. E não faz somente isso, mas nos assenta com os nobres, com os justos, com os santos. Será isso pouco para que nós possamos louvar o Seu Nome e exaltá-lo do nascer ao pôr do sol?

 

Evangelho – Jo 15, 9-17

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15,9-17

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor.
10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai
e permaneço no seu amor. 11Eu eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer
tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes,
mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros. Palavra da Salvação.

 

 

 

Reflexão – “O Espírito Santo é quem faz produzir amor no nosso coração”

Jesus neste Evangelho declara com todas as letras o Seu grande amor por cada um de nós e nivela este amor com o amor que Ele próprio recebe do Pai. “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor”. Viver com amor e alegria os mandamentos do Senhor é o sinal de que permanecemos no Seu Amor e podemos produzir frutos de amor. Os mandamentos são como a receita que o Pai nos dá para que tenhamos uma vida feliz e profícua. Deste modo, nós nunca poderemos nos justificar afirmando que não produzimos frutos de amor porque não temos amor em nós. O Espírito Santo é o nosso motivador e quem faz produzir amor no nosso coração. É Ele também o Amor com que o Pai nos ama. Se permanecermos no poder do Espírito Santo, permaneceremos no amor de Deus e cumpriremos os Seus mandamentos.  O Senhor nos dá tudo de que precisamos para que possamos produzir frutos de amor. Às vezes pensamos que fizemos opção quando escolhemos amar a Deus, no entanto, não fomos nós que escolhemos a Deus, mas somos Seus escolhidos (as) para produzir frutos que permaneçam. Se deixarmos de olhar para as pessoas e conseguirmos acolher o infinito amor do Pai, por meio de Jesus Cristo e manifestado pelo poder do Espírito, todos nós daremos frutos abundantes de amor, de justiça e de perdão e poderemos testemunhar para o mundo a esperança de uma vida nova. 

– Você tem apreendido o Amor de Jesus?

 - Você tem produzidos frutos que permaneçam? 

– quais os frutos que você tem produzido dentro da sua casa: - alegria, compreensão, perdão, harmonia

A seu ver quais os frutos que precisam ser semeados no mundo, hoje?    

– Você é servo (a) ou amigo (a) de Jesus? 

– Você tem Jesus como seu amigo ou acha que Ele está distante de você? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: