sábado, 30 de abril de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

30 DE ABRIL DE 2022


SÁBADO DA 2ª SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

Cor: Branco

 

1ª Leitura - At 6,1-7

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 6,1-7

1Naqueles dias: o número dos discípulos tinha aumentado,
e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas
eram deixadas de lado no atendimento diário. 2Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram:
'Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas. 3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós
sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria,
e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra'. 5A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Felipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia,
um pagão que seguia a religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles. 7Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava.
O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “O Senhor nos usa de acordo com o plano que Ele tem para cada um

A obra de Deus é sempre motivadora e o Espírito Santo nos inspira de acordo com as nossas necessidades, seja na família ou na comunidade, no trabalho do reino, assim como também no trabalho profissional. A cada um de nós Deus dá, segundo a sua vontade, possibilidades para exercermos a missão que nos foi destinada.  No reino de Deus, assim como na vida familiar e profissional, todos nós temos função, pois o Senhor nos usa de acordo com o plano que Ele tem para cada um.   Mesmo na administração ou nas tarefas comuns da nossa vida nós também precisamos estar cheios do Espírito de Deus assim como eram os sete homens escolhidos pelos apóstolos.   A nossa participação na resolução dos problemas da comunidade ou da família é também muito importante para a solução deles. Os acontecimentos inesperados e até as divergências são sinais para nós de que algo precisa ser modificado. O que é essencial permanece sempre, não muda e o que importa é que estejamos atentos (as) às sugestões do Espírito Santo, pois Ele nos mostra o que deve ser transformado. Hoje, também, devem existir as pessoas que são chamadas a orar, a pregar a palavra, por isso, precisam estar mais em sintonia com Deus e em permanente intimidade com o Seu Espírito. Se fizermos isto, também em família, colocando todas as decisões sob a assistência do Espírito Santo e direcionados pela sábia Palavra de Deus, com certeza, teremos mais progresso nas nossas investidas.   – Você costuma pedir o auxílio do Espírito Santo nos trabalhos que realiza? Que tal começar a fazer isto de agora em diante na sua casa ou no seu trabalho? Podemos aprender a impor a mão sobre as pessoas e pedir ao Espírito que mostre qual a  função de cada um! 

 

Salmo - Sl 32, 1-2. 4-5. 18-19 (R.22)

 

R. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,
da mesma forma que em vós nós esperamos!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


1Ó justos, alegrai-vos no Senhor!*
aos retos fica bem glorificá-lo.
2Dai graças ao Senhor ao som da harpa,*
na lira de dez cordas celebrai-o!R.

4Pois reta é a palavra do Senhor,*
e tudo o que ele faz merece fé.
5Deus ama o direito e a justiça,*
transborda em toda a terra a sua graça.R.

18O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,*
e que confiam esperando em seu amor,
19para da morte libertar as suas vidas*
e alimentá-los quando é tempo de penúria.R.

 

Reflexão - O Senhor está sempre atento às nossas necessidades e tem o Seu olhar pousado sobre todos nós que O tememos e nele esperamos. Ele nos alimenta nos tempos de solidão e penúria e o Seu amor nos fortalece e nos edifica. Por meio de cada um de nós é que a Sua graça transborda em toda a terra, pois somos Seus instrumentos e soldados do Seu exército de amor. Aleluia!

 

 

Evangelho - Jo 6,16-21

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,16-21

16Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. 17Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar.
Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.
18Soprava um vento forte e o mar estava agitado. 19Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus,  andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo. 20Mas Jesus disse: 'Sou eu. Não tenhais medo'. 21Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo. Palavra da Salvação.

 

 

Reflexão – “Jesus não nos esqueceu!

A imagem do vento forte e do mar agitado nos leva a refletir sobre os momentos na nossa vida em que achamos que iremos sucumbir em vista das tribulações. Tudo se torna escuro à nossa volta e não temos capacidade para distinguir o que pode estar tão perto de nós. Na escuridão não enxergamos uma saída para os nossos problemas. Já remamos muito, já tentamos tudo, no entanto, não sentimos paz e entramos em desespero. A margem, isto é, a solução, já está bem próxima de nós, no entanto, nos angustiamos por causa do vento. Mas, é justamente nesses momentos, que precisamos parar para perceber os sinais de Deus. Jesus não nos esqueceu!  Ele chega à nossa vida “andando sobre as águas”, vencendo as estar sozinhos (as), talvez porque não nos importemos muito em saber a opinião de Deus, se é hora para ir ou para ficar. Na maioria das vezes nos antecipamos e traçamos os nossos planos, os nossos projetos sem esperar pelas sugestões do Espírito Santo que conhece melhor o caminho pelo qual vamos cruzar. Então o inesperado acontece: durante o percurso que escolhemos o mar encontra-se agitado e a tempestade nos surpreende. O vento nos tira do sério e ficamos aflitos (as) e angustiados (as). Não nos apercebemos, porém, que Jesus está por perto e espera que olhemos para Ele, que confiemos na Sua autoridade sobre as tempestades da nossa vida.  Mesmo que passemos por borrascas não precisamos mais nos angustiar, já estamos perto da praia, o pior vai passar e Jesus já vem ao nosso encontro, recebe a nossa barca e a coloca em lugar seguro.  Alguma vez você já viveu essa situação?  - Você reconhece a voz de Jesus no meio do mundo? - Você também tem enfrentado as dificuldades, sozinho (a)? – Você leva sempre Jesus na sua barca ou algumas vezes O tem esquecido na praia? –Você confunde Jesus com as pessoas do mundo? nossas dificuldades empunhando na mão a vitória que conquistou para nós. Mesmo assim, às vezes, não acreditamos na Sua intervenção e O confundimos com as pessoas comuns, por isso, temos medo. Se pararmos para pensar, na maioria das vezes em que isto nos acontece também estamos indo para o “mar”, sozinhos, isto é, assumindo compromissos, em hora imprópria, por nossa conta. Muitas vezes nós entramos na “barca”, e enfrentamos os trabalhos e tomamos as decisões sem esperar por Jesus. Não estamos orando, não refletimos a Sua Palavra e queremos resolver tudo sozinhos (as)!  Assim sendo, remamos por conta própria e a tempestade é consequência das nossas deliberações equivocadas e as coisas não dão certo porque estamos confiando em nós mesmos (as). Escolhemos


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: