quarta-feira, 27 de abril de 2022

EM COLETIVA DE IMPRENSA, DOM FERNANDO SABURIDO CONVIDA PARA O XVIII CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL

 


 

Na contagem regressiva, 197 dias nos separam do início do 18º Congresso Eucarístico Nacional. O encontro, esperado desde 2020, foi um dos temas da terceira Coletiva de Imprensa da 59ª Assembleia da CNBB na tarde desta quarta-feira (27), apresentado pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido.

Dom Fernando explicou que o tema do CEN  “Pão em Todas as Mesas” foi escolhido a partir da inspiração na música do cantor Zé Vicente. Para o lema, a iluminação é de Atos dos Apóstolos (2,46): “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

Para acolher o Congresso, já estão confirmados dois locais: o Centro de Convenções de Pernambuco e a Praça do Marco Zero. “Toda a cidade vai estar envolvida com o Congresso”, destaca dom Fernando. Segundo ele, a programação contempla o Simpósio Teológico com 3 conferências e 9 oficinas, Catequeses Públicas, Feira Católica, apresentações culturais, além das exposições Servos de Deus e das Pastorais Sociais do Brasil.

Um legado de solidariedade aos pobres, a “Casa do Pão”


O arcebispo anunciou a criação da Casa do Pão, no centro de Recife, como um legado importante e um marco do do Congresso Eucarístico.

Um espaço que é fruto de uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia que permitirá a oferta de alimentos, o atendimento à pessoas em situação de vulnerabilidade e o acompanhamento  assistencial de cada caso específico. “Um movimento que ajude os pobres a realmente reencontrarem a sua dignidade”, pontou.

A inauguração da Casa do Pão, durante o Congresso, no dia 15 de novembro, prevê um almoço partilhado entre os bispos participantes do encontro e as pessoas em situação de rua atendidas pela instituição.

Para finalizar, dom Fernando ressaltou a importância da Eucaristia como compromisso comunitário: “Precisamos levar as pessoas a receber a Eucaristia para fazer comunhão com os irmãos e irmãs. Que a Eucaristia nos leve à uma vida espiritual mais intensa, nesta perspectiva da sensibilidade social, da preocupação com os irmãos, sobretudo os mais fragilizados”, concluiu.

Saiba como se inscrever e participar:
Você pode fazer sua inscrição e obter mais informações sobre o Congresso Eucarístico Nacional no site: https://cen2020.com.br

Conheça outros importantes eventos da Igreja no Brasil em 2022:
Os três grandes eventos da Igreja no Brasil em 2022 (cnbb.org.br)

 
Com colaboração de Victória Holzbach | Comunicação do regional Sul 3
Fonte: https://www.cnbb.org.br/dom-fernando-saburido-convida-ao-xviii-congresso-eucaristico-nacional/

Nenhum comentário: