sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

25 DE FEVEREIRO DE 2022

 

6ª. FEIRA DA SÉTIMA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Tg 5,9-12

 

Leitura da Carta de São Tiago 5,9-12

9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor. 11Reparai que consideramos como bem-aventurados os que perseveraram. Ouvistes falar da perseverança de Jó e conheceis o êxito que o Senhor lhe deu - pois o Senhor é rico em misericórdia e compassivo. 12Sobretudo, meus irmãos, não jureis,
nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra forma de juramento. Antes, que o vosso sim seja sim, e o vosso não, não.
Então não estareis sujeitos a julgamento. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “os acontecimentos da nossa vida são uma consequência das nossas próprias ações e reações humanas”

Parece até que São Tiago está escondido por detrás de uma porta e vê as nossas atitudes, conhece os nossos pensamentos e escuta as nossas lamentações. Desde o tempo de Adão e Eva nós vivemos esta realidade de acusação, de murmuração e de queixa dos nossos irmãos. Não temos a devida humildade de reconhecer que os acontecimentos da nossa vida são uma consequência das nossas próprias ações e reações humanas. Quando tudo dá certo nós nos arvoramos de autores da obra, do contrário, quando as coisas não acontecem nós apontamos as outras pessoas para se sentarem na cadeira de réus. “Eis que o juiz está às portas”! Deus sabe tudo, conhece o nosso coração e testa a nossa perseverança e a nossa fidelidade. Os que perseveram são bem-aventurados, diz a palavra e perseverar é aguentar firme, mesmo quando dói, é ter esperança mesmo quando tudo assinala o adverso. É ter confiança no Senhor porque Ele é misericordioso e compassivo e não meter os pés pelas mãos, praguejar, jurar, falsear, para, de qualquer jeito, conseguir o seu intento. Assim procederam os profetas que falaram em Nome do Senhor! Hoje também Ele nos capacita a dizer a verdade e a não hesitar quando somos arguidos pelos tribunais do mundo. – Você tem aguentado firme, as coisas que não estão dando certo na sua vida? – Você tem o costume de acusar as outras pessoas pelo seu insucesso? – Você acha que Deus conhece o seu coração? – Você é uma pessoa que fala a verdade mesmo quando é perseguida?

 

Salmo - Sl 102, 1-2. 3-4. 8-9. 11-12 (R. 8a)

 

R. O Senhor é indulgente, é favorável.


1Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *
e todo o meu ser, seu santo nome!
2Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *
não te esqueças de nenhum de seus favores!R.

3Pois ele te perdoa toda culpa, *
e cura toda a tua enfermidade;
4da sepultura ele salva a tua vida *
e te cerca de carinho e compaixão.R.

8O Senhor é indulgente, é favorável, *
é paciente, é bondoso e compassivo.
9Não fica sempre repetindo as suas queixas, *
nem guarda eternamente o seu rancor.R.

11Quanto os céus por sobre a terra se elevam, *
tanto é grande o seu amor aos que o temem;
12quanto dista o nascente do poente, *
tanto afasta para longe nossos crimes.R.

 

Reflexão - Ser indulgente e favorável não é simplesmente afagar e passar a mão sobre a nossa cabeça relevando as nossas más ações. O salmista exalta a paciência, a bondade e a compaixão de Deus para conosco, mas também nos mostra que a justiça de Deus requer de nós o temor, o respeito, o reconhecimento. Deus perdoa e acolhe o pecador arrependido e contrito. Ele é indulgente porque não fica passando no nosso rosto os nossos maus feitos, nem guarda rancor pelas nossas iniquidades. Toda a repreensão de Deus para conosco favorece à nossa conversão, porque o Seu objetivo maior é a nossa libertação das cadeias do inimigo que tenta nos escravizar. Por isso, nós confiamos no seu favor.

 

Evangelho - Mc 10,1-12

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 10,1-12

Naquele tempo: 1Jesus foi para o território da Judéia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3Jesus perguntou: 'O que Moisés vos ordenou?' 4Os fariseus responderam:
'Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la'.
5Jesus então disse: 'Foi por causa da dureza do vosso coração
que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne.
8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!' 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu:
'Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério.' Palavra da Salvação.

 

 

Reflexão - “a aliança se rompe por causa da dureza dos corações”

Neste Evangelho Jesus aborda com os Seus discípulos um assunto que ainda hoje é muito atual e importante para nós. A aliança de amor entre um homem e uma mulher é feita nos seus corações. Deus, que conhece os corações é quem os une numa só carne através deste anel de amor. Quem quebra esta aliança está tentando quebrar um elo que Deus fez. A verdadeira aliança se realiza no corpo e no espírito e uma coisa não pode estar dissociada da outra.  Tem que ser em espírito e em verdade e não apenas de fachada e de aparência.  Ainda hoje a aliança se rompe por causa da dureza dos corações que não se rendem ao Amor e à graça de Deus que se derramam em forma de uma bênção especial no momento que assumem o compromisso um com o outro.  Muitos casamentos são falsos aos olhos de Deus, pois Ele conhece as intenções dos corações e percebe os interesses que estão ocultos por detrás do que aparentam. Nesses casos, o Senhor não abençoa a união. Para que? Quando não há sinceridade não há aliança, é fantasia, é utopia. Há que se ter uma formação humana e espiritual aprofundada para que possa haver uniões lícitas aos olhos de Deus. Precisamos a cada dia nas nossas orações pedir ao Espírito Santo discernimento e sabedoria para fazermos as escolhas que serão abençoadas por Deus. E aos que já se consagraram diante do Altar, também cabe fortalecer esta aliança por meio de uma renovação constante porque o Senhor, todos os dias, nos dá as graças necessárias para que possamos manter inviolável esta sublime união.

 – Como você tem lidado com este assunto?

– Você que ainda não se casou, tem consciência da sacralidade do matrimonio?

 - Peça ao Espírito Santo para clarear as suas ideias! Se você não entende peça a alguém que tire as suas dúvidas!

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: