segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

17 DE JANEIRO DE 2022

 

2ª. FEIRA DA 2ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura -  I Sam 15,16-23

 

Leitura do Primeiro Livro de Samuel 15,16-23 -

Naqueles dias: 16Samuel disse a Saul: 'Basta! Deixa-me dizer-te o que o Senhor me revelou esta noite'. Saul disse: 'Fala!' 17Então Samuel começou: 'Por menor que sejas aos teus próprios olhos, acaso não és o chefe das tribos de Israel? O Senhor ungiu-te rei sobre Israel 18e te enviou em expedição, com a ordem de eliminar os amalecitas, esses malfeitores, combatendo-os até que fossem exterminados. 19Por que não ouviste a voz do Senhor, e te precipitaste sobre os despojos e fizeste o que desagrada ao Senhor?' 20Saul respondeu a Samuel: 'Mas eu obedeci ao Senhor! Realizei a expedição a que ele me enviou. Trouxe Agag, rei de Amalec, para cá, e exterminei os amalecitas. 21Quanto aos despojos, o povo reteve, das ovelhas e dos bois, o melhor do que devia ser eliminado, para sacrificar ao Senhor teu Deus em Guilgal'. 22Mas Samuel replicou: 'O Senhor quer holocaustos e sacrifícios, ou quer a obediência à sua palavra? A obediência vale mais que o sacrifício, a docilidade mais que oferecer gordura de carneiros. 23A rebelião é um verdadeiro pecado de magia, um crime de idolatria, uma obstinação. Assim, porque rejeitaste a palavra do Senhor, ele te rejeitou: tu não és mais rei'.

Palavra do Senhor.

 

 

Reflexão - “a obediência vale mais do que o sacrifício” -

Grande lição para nós! Às vezes pensamos que estamos agradando a Deus e nos esforçamos para “prestar serviço” a Ele, mas nos esquecemos de que o Senhor não precisa do nosso sacrifício, mas espera a nossa submissão às Suas ordens. Nesta leitura nós constatamos isso quando encontramos o mesmo Saul, que havia sido escolhido e ungido por Deus para ser o primeiro rei de Israel, ser destituído por causa da sua desobediência às ordens do Senhor. Saul havia sido enviado em expedição para combater e vencer os amalecitas, no entanto, extrapolou e se apoderou dos despojos daquele povo, os quais não lhe pertenciam.  Por esta razão ele se excedeu na sua liberdade e foi mais além do que lhe competia, por isso, o Senhor retirou dele o governo do povo de Israel. Ele infringiu as instruções do Senhor apoderando-se dos despojos dos povos vencidos. Assim como Deus o escolhera dentre muitos para ser consagrado rei do Seu povo, combatendo para defendê-lo dos inimigos, também, agora, o rejeitava por ter infringido às Suas ordens. Nós também, muitas vezes com a desculpa de que temos autoridade porque estamos à frente de algum trabalho, cometemos injustiças e nos “apoderamos” do que não devíamos. Vamos além do que nos foi proposto por Deus.  Em Nome de Deus fazemos coisas que não condizem com os Seus ensinamentos e assim, também “desobedecemos” às Suas ordens. Enfraquecemos o nosso ministério e o Senhor nos tira a unção para entregar a outro. Por mais fracos que nos reconheçamos, todos nós devemos ter como meta principal a obediência ao que a Palavra de Deus nos orienta. A Palavra de Deus deve ser o farol que ilumina os nossos passos e as nossas ações. “A obediência vale mais que o sacrifício”, diz a Palavra... “A rebelião é um verdadeiro pecado de magia, um crime de idolatria, uma obstinação”. Assim sendo a Palavra de hoje também nos adverte para que não sejamos rebeldes, mas dóceis às sugestões do Espírito Santo. Quando nos revoltamos e nos insubordinamos nós estamos nos nivelando com aqueles que são adúlteros e traem a confiança de Deus. – Como você tem agido em relação à missão que o Senhor lhe entregou? – Será que você também tem extrapolado e abusado da sua autoridade? – Qual a lição que você tira desta leitura para a sua vida em família e na comunidade?

 

Salmo - Sl 49, 8-9.16bc-17.21.23 (R. 23b)

 

R. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

8Eu não venho censurar teus sacrifícios, *
pois sempre estão perante mim teus holocaustos;
9não preciso dos novilhos de tua casa *
nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.R.

16b'Como ousas repetir os meus preceitos *
16ce trazer minha Aliança em tua boca?
17Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos *
e deste as costas às palavras dos meus lábios!R.

 

21Diante disso que fizeste, eu calarei? * Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo * e manifesto essas coisas aos teus olhos.R.

 

Reflexão - O que agrada a Deus é que tenhamos um coração dócil e submisso a toda obra boa que Ele deseja realizar em nós. Muitas vezes queremos fazer sacrifícios para martirizar a nossa carne, no entanto, o Senhor se agrada do nosso louvor, do nosso espírito rendido a Ele e da nossa adesão ao Seu projeto de Amor. A confiança que tenhamos nos planos de Deus para nós é a prova de que estamos procedendo retamente e de que a Sua justiça que é a nossa salvação se concretiza na nossa vida.

 

Evangelho -   Mc 2,18-22

 + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 2,18-22

Naquele tempo: 18Os discípulos de João Batista e os fariseus
estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: 'Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?' 19Jesus respondeu: 'Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos'.  Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “o homem de mentalidade mundana não entende as coisas do espírito”

O reino de Deus que Jesus Cristo veio instaurar na terra é completamente diferente do reino dos homens. Por isso, o homem de mentalidade mundana não entende as coisas do espírito. Neste Evangelho, diante da observação dos fariseus em relação ao jejum Jesus nos ensina a entender as coisas do alto com um espírito renovado e despojado e um coração novo, não apenas remendado. O reino dos céus tem o amor como primeira regra e tudo que foge a esta verdade destoa do que é proposto por Jesus Cristo. Para assumir com dignidade o nosso lugar no reino dos céus nós precisamos de renovação, isto é, de nascer de novo e ter uma nova visão sobre a realidade da vida.  Desta forma Jesus quis dar um novo sentido ao jejum que os fariseus praticavam, apenas para cumprir a lei. O jejum só tem sentido se for praticado movido por uma razão que tenha como fundamento o amor, a alegria, a satisfação. Assim sendo, Jesus justifica o fato dos Seus discípulos não jejuarem alegando que não havia motivo, para que eles assim o fizessem, pois sentiam a alegria da Sua presença.  Por isso, Jesus comparou isto a uma festa de casamento, onde todos se regalam por causa do noivo. Jejuar por obrigação, só para dar satisfação às regras impostas pelos homens se torna uma ação ineficaz, como um vinho novo colocado em odres velhos e, talvez, até seja rejeitada por Deus. O Jejum de coração, oferecido a Deus em vista de um bem maior é o vinho novo colocado em odre também novo. Tudo o que fizermos forçados ou por obrigação não terá sentido, por isso, também não ajuda no nosso crescimento. O remendo novo em pano velho rasga-o; o vinho novo em odre velho rompe-o. Portanto, precisamos de nova mentalidade, necessitamos de abertura interior e um coração renovado para que aconteça em nós a purificação necessária e nos tornemos novos, para acolher o novo.  

-   Você tem feito as coisas   para o reino de Deus por amor ou por obrigação? 

– Você tem cumprido com a sua missão, de coração?

 – Você tem feito algo forçado com má vontade? 

– Como você encara as propostas de Jesus para a sua vida? 

- Qual o sentido que você dá ao jejum? Para que finalidade você jejua? - Como você se sente?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: