terça-feira, 4 de janeiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

4 DE JANEIRO 2022

 

TERÇA FEIRA – SEMANA DA EPIFANIA

 

Cor branco

 

1ª. Leitura

 

Leitura da Primeira Carta de São João 4,7-10


Caríssimos: 7Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “o amor vem de Deus”

A certeza de que não fomos nós que escolhemos a Deus para amá-Lo, mas sim, que foi Ele quem nos amou primeiro e manifestou isto quando enviou o Seu Filho Jesus como vítima de reparação pelos nossos pecados, deve estar sempre presente na nossa mente. Às vezes, nós queremos cumprir o maior mandamento da Lei de Deus, nos esforçando e tentando fazer isto com o nosso amor humano. No entanto, precisamos nos conscientizar de que, confiados na nossa humanidade, nós não possuímos reserva de sentimentos de amor necessária para cumprir com o maior mandamento da Lei de Deus. Por isso, São João nos orienta: “amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus, pois Deus é amor”. Só podemos afirmar que conhecemos a Deus, se amarmos o nosso próximo com o Amor que provém da fonte de amor eterno que existe dentro de nós.   Se nos apossarmos do dom do Espírito Santo e tivermos a certeza de que é Ele quem nos capacita a amar a Deus e aos irmãos, nós poderemos vivenciar o amor mútuo. Deus é Amor e se manifesta em nós por meio do Seu Espírito Santo que nos motiva a agir com atos concretos de amor que gera vida.   Deixemo-nos, então, ser invadidos (as) pelo Espírito Santo, pois Ele age e faz acontecer em nós o cumprimento da Lei. – Você já se deixou invadir pelo Espírito Santo? – Você tem feito algum esforço para tentar amar a Deus e ao próximo? – Você conhece a Deus? – Quem é o agente do amor e  faz acontecer o amor em nós?

 

Salmo 71 (72), 1-2. 3-4ab. 7-8 (R. Cf. 11)

 

R. Os reis de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, *
vossa justiça ao descendente da realeza!
2
Com justiça ele governe o vosso povo, *
com eqüidade ele julgue os vossos pobres.R.

3Das montanhas venha a paz a todo o povo, *
e desça das colinas a justiça!
4a
Este Rei defenderá os que são pobres, *
4b
os filhos dos humildes salvará, *R.

7Nos seus dias a justiça florirá *
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
8
De mar a mar estenderá o seu domínio, *
e desde o rio até os confins de toda a terra!R.

 

Reflexão - O salmo continua exaltando a realeza de Jesus que vem com todo o poder para defender os pobres e humildes. A perspectiva da chegada de Jesus com toda a glória enche o nosso coração de esperança. A glória que se manifestou a todas as nações quando Jesus foi visitado pelos reis magos continua ainda hoje se exprimindo no coração de todas as pessoas que O têm como Salvador.

 

Evangelho – Mc 6, 34-44

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos, 6,34-44


Naquele tempo: 34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35Quando estava ficando tarde,
os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: 'Este lugar é deserto e já é tarde. 36Despede o povo, para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer.'
37
Mas, Jesus respondeu: 'Dai-lhes vós mesmos de comer.' Os discípulos perguntaram: 'Queres que gastemos duzentos denários
para comprar pão e dar-lhes de comer?' 38Jesus perguntou:
'Quantos pães tendes? Ide ver.' Eles foram e responderam:
'Cinco pães e dois peixes.' 39Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas.
41
Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42Todos comeram, ficaram satisfeitos,
43
e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “como ajudar a alimentar a multidão”

Jesus olhava a multidão e observava que faltava àquele povo, luz e pão. Ele olhava para cada uma daquelas pessoas de um modo profundo e as abrangia de uma forma completa, no corpo, alma e espírito. Por isso, Ele sabia que a fome do pão material não era tudo o que lhes incomodava, mas a ignorância dos mistérios de Deus também angustiava as suas almas. Por isso, “Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas”. Somente depois foi que Ele acudiu a sua necessidade material.   Porém, mesmo que o povo continuasse atento aos Seus ensinamentos, Jesus preocupou-se em conceder-lhes o pão material e deu mais um preceito aos Seus discípulos, que hoje também serve para nós quando estivermos sem saber como alimentar a “multidão” ao nosso redor. Primeiramente Ele nos instrui: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Em seguida Ele nos leva a ter consciência do que possuímos a fim de ajudar a alimentar a multidão. E, por último, Ele nos ensina a nos organizar, a sentar, a dialogar, a trocar ideias e partilhar o que temos. Jesus nos instrui a formar grupos, a trocar experiências, a nos ajudar mutuamente e põe como fundamento para tudo isto, a compaixão. Ter compaixão é agir com amor e com misericórdia. Deus ao nos criar sabia que iríamos precisar uns dos outros e, por isso, nos preparou e nos deu bons sentimentos para que os usássemos em favor dos nossos irmãos. Dentro de nós também há uma fome espiritual de conhecimento de Deus e das coisas que dizem respeito ao nosso relacionamento com o Pai.

 – Você tem fome de conhecimento de Deus?

 – Você sabe o que a sua alma deseja?

 – Você tem consciência dos pães e dos peixes que você possui?

– Você é uma pessoa que sabe viver em grupo?

– Você sabe partilhar o que tem?

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: