quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

5 DE JANEIRO 2022

 

4ª. FEIRA – SEMANA DA EPIFANIA

 

Cor branco

 

1ª. Leitura – 1 Jo 4, 11-18

 

Leitura da Primeira Carta de São João 4,11-18


11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus.
16
E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco,
e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor,
permanece com Deus, e Deus permanece com ele. 17Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em nós termos plena confiança no dia do julgamento, porque, tal como Jesus, nós somos neste mundo. 18No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo,
e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.

Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Jesus veio revelar a Face do Pai que não tem face”

 Mesmo que não possamos ver a Deus, a Sua presença se comprova em nós pelo amor que comunicamos uns aos outros, porque Deus é Amor, é isto que São João nos revela. Enquanto estamos aqui na terra, nós não temos acesso à imagem visível de Deus, no entanto, quando nós amamos entramos em uma relação com a essência de Deus e o Seu amor é plenamente realizado em nós. O amor de Deus se manifestou ao mundo em Seu Filho Jesus Cristo, por isso nós dizemos que Ele veio revelar a Face do Pai que não tem face. Jesus deu a Sua vida por nós, portanto, Nele nós temos conhecimento do amor do Pai e quem se conserva em Jesus permanece no amor. O amor sugere confiança, por isso, por mais que sejamos pecadores nada devemos temer. O perfeito amor lança fora o temor e Deus nos ama com amor perfeito. Nós devemos, então, colocar em prática o amor que recebemos do Pai e do Filho e usá-lo nos nossos relacionamentos, porque, assim fazendo, nós estaremos verdadeiramente em comunhão com o Pai e o Filho, pelo poder do Espírito Santo. – Você tem usado o amor de Deus que tem? – Você tem medo de Deus? – Qual a imagem que você tem de Deus Pai? – E Jesus, quem Ele é para você?

 

Salmo  71 (72), 1-2. 10-11. 12-13 (R. Cf. 11)

 

R. As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus,*
vossa justiça ao descendente da realeza!
2
Com justiça ele governe o vosso povo,*
com eqüidade ele julgue os vossos pobres.R.

10Os reis de Társis e das ilhas hão de vir*
e oferecer-lhes seus presentes e seus dons;
e também os reis de Seba e de Sabá*
hão de trazer-lhe oferendas e tributos.
11
Os reis de toda a terra hão de adorá-lo,*
e todas as nações hão de servi-lo.R.

12Libertará o indigente que suplica,*
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
13
Terá pena do indigente e do infeliz,*
e a vida dos humildes salvará.R.

 

Reflexão – Quando confiamos plenamente na ação do Espírito Santo, nós nos inserimos no contexto deste salmo. Algumas vezes nós somos os reis, outras vezes, nós somos o indigente ou o pobre e infeliz, no entanto, nós sabemos que o Rei veio para nos fazer justiça e, mesmo, ricos ou pobres nós somos carentes do Seu amor e da Sua justiça. Precisamos ter um coração que louva e adora o Senhor em todas as circunstâncias. Em nós as profecias e os salmos se cumprem e concretizam-se.

 

 

Evangelho – Mc 6, 45-52

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6,45-52

Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar. 47Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário.
Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles. 49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma
e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: 'Coragem, sou eu! Não tenhais medo!' 51Então subiu com eles na barca. E o vento cessou.
Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “cansados de remar nós também sucumbimos diante do vento contrário”

Jesus tinha um propósito definido e fazia todas as coisas com o intuito de ensinar aos seus discípulos a ter experiência com o amor de Deus. Assim sendo, todas as Suas ações tinham uma razão de ser. Outrossim, para que tudo saísse de acordo com a vontade do Pai, Jesus encontrava momentos para estar a sós com Ele e receber orientação acerca do que teria que realizar. Jesus não agia como Deus, mas como homem que faz a vontade de Deus. Desse modo, Ele foi ao encontro dos seus discípulos que, cansados de remar estavam sucumbindo diante do vento contrário. Jesus não andou sobre as águas como um super-homem nem com o Seu poder divino, mas sim, com o poder do Espírito Santo do Pai que agia Nele. Ele tinha perfeita intimidade com Deus e confiava que estava sendo amparado pela Sua força. Assim, Jesus também chega na nossa vida e vem nos ajudar. Ele sabe quando estamos cansados de remar e conhece as tempestades da nossa vida. Ele vem sobre as nossas dificuldades e por cima dos nossos problemas para nos acalmar e nos animar.  Confiando no poder do Alto, e nos apossando das Suas palavras, nós poderemos continuar remando, pois, o vento cessa na medida em que sentimos o nosso coração se abrir para entender as palavras de Jesus que nos diz: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo”!  No entanto, assim como Jesus, nós também podemos andar sobre as águas desde que tenhamos com o Pai uma profunda intimidade para receber Dele a força e o poder do Espírito Santo. 

 – Você está cansado (a) de remar?

– Você espera que Jesus venha para ajudá-lo (a)?

 – Você tem entregado as suas dificuldades e os seus problemas nas mãos de Jesus?

– Você acha que também pode andar sobre as águas como Jesus o fez? 

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: