sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

7 DE JANEIRO 2022

 

SEXTA FEIRA – SEMANA DA EPIFANIA

 

Cor branco

 

1ª. Leitura – 1 Jo 5, 5-13

 

Leitura da Primeira Carta de São João 5,5-13

Caríssimos: 5Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê
que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue). E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. 7Assim, são três que dão testemunho:
8
o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes. 9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. 10Aquele que crê no Filho de Deus tem este testemunho dentro de si. Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho, não tem a vida. 13Eu vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus,
para que saibais que possuís a vida eterna. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “O Espírito Santo é a verdade”.

Se quisermos vencer o mundo e as suas armadilhas e nos apossar da vida eterna precisamos crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus feito homem! Ele veio para nos salvar dando provas do Seu grande amor por nós, quando, na Cruz, derramou sangue e água e entregou o Seu Espírito.  O Espírito Santo é a verdade e, unicamente por meio d’Ele é que somos convencidos (as) de que Jesus Cristo é o Filho muito amado de Deus.   São João nos esclarece que são três os que dão testemunho de Cristo: a água, o sangue e o Espírito. A água que verteu do lado de Cristo testemunha o Batismo que nos imerge na vida de Cristo e nos purifica. O sangue jorrado do peito de Cristo na Cruz testemunha a Eucaristia que nos une a Jesus Sacramentado e nos redime. E o Espírito que foi entregue por Jesus ao Pai para ser derramado nos nossos corações, nos santifica. Apossados (as) desta realidade todos nós seremos vencedores do mundo e receberemos a vida eterna que está em Jesus Cristo, pois “quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida.” Vencer o mundo significa contrariar a nossa carne e suas concupiscências que almeja descanso, luxo, grandeza e rejeita sacrifício, purificação e penitência.    - Você já se considera um vencedor do mundo ou o mundo ainda consegue vencê-lo (a)? – Você crê no testemunho que Deus dá de que Jesus é o Seu Filho? – Você já tomou posse do direito de possuir a vida eterna, em Jesus?

 

Salmo 147, 12-13. 14-15. 19-20 (R. 12a)

 

R. Glorifica o Senhor, Jerusalém! 
Ou:
Aleluia, Aleluia, Aleluia.

12Glorifica o Senhor, Jerusalém!*
O Sião, canta louvores ao teu Deus!
13
Pois reforçou com segurança as tuas portas,*
e os teus filhos em teu seio abençoou.R.

14apaz em teus limites garantiu*
e te dá como alimento a flor do trigo.
15
Ele envia suas ordens para a terra,*
e a palavra que ele diz corre veloz.R.

19Anuncia a Jacó sua palavra,*
seus preceitos suas leis a Israel.
20
Nenhum povo recebeu tanto carinho,*
a nenhum outro revelou os seus preceitos.R.

 

Reflexão - O salmista conclama a todos os que são descendentes do Senhor a glorificá-Lo pelos Seus grandes feitos. Jerusalém somos nós, templos do Senhor e vivemos em segurança, pois, temos a benção como proteção e a  paz como alimento. Assim, nós recebemos carinho e temos acesso aos preceitos do Senhor por meio da Sua Palavra.

 

Evangelho – Lc 5, 12-16

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5,12-16

12Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: 'Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.' 13Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero, fica purificado.' E, imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe:
Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura.
15
Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades.
16
Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “somos leprosos, doentes necessitados de cura”.

Naquele tempo a lepra era uma doença maldita e os que eram acometidos dela viam-se excluídos e rejeitados. Por isso, aquele homem pedia a Jesus para purificá-lo a fim de que pudesse ser reintegrado na sociedade. Da mesma forma que a lepra, o pecado é uma moléstia que nos afasta da convivência com Deus e com os irmãos. Quando pecamos a nossa alma se acha enferma e naturalmente se afasta da graça de Deus. Por isso, sentimos as consequências na nossa vida e enveredamos por um caminho de trevas sentindo-nos excluídos e marginalizados. Mas, Jesus sempre quer nos curar e como disse àquele leproso ele nos diz: “Eu quero, fica purificado”! Uma simples palavra de Jesus e nós estamos livres do mal que antes nos subjugava. O mais importante, porém, é que possamos reconhecer a nossa doença e, como o leproso, nos jogar aos pés de Jesus para humildemente pedir a cura do nosso pecado. Às vezes nós   não conseguimos fazer assim porque nos é custoso admitir que somos pecadores e estamos sujos precisando ser purificados. Na maioria das vezes pedimos perdão da boca pra fora sem ter segurança e convicção de que somos, realmente, “leprosos”, doentes necessitados de cura. Jesus mandou que o leproso se apresentasse ao sacerdote a fim de ser reintegrado à convivência com a sociedade. Da mesma forma Ele nos cura e nos liberta, mas nos orienta a mostrar-nos ao sacerdote para que nós possamos voltar ao convívio da Igreja. 

-  Você também se considera leproso (a)?

 – Você tem caído aos pés de Jesus para pedir cura para a sua “lepra”?

 – Você tem sido sincero (a) ao pedir perdão pelos seus pecados?

 – Você tem se apresentado ao sacerdote, mesmo depois de ter sido curado (a) por Jesus nas suas orações? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: