quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO CLERO REFLETE SOBRE A VIVACIDADE PRESENTE NA INSTITUIÇÃO PARÓQUIA


  


Padres de todas as Regiões Episcopais da Arquidiocese de Fortaleza participam da semana de formação anual. “É um encontro muito importante para renovação do clero, pois tratamos de temas do dia-a-dia pastoral como a catequese e sua aplicação”, destaca Padre Aurênio Nonato Azevedo Pereira, um dos participantes do encontro.

Padre Aurênio é pároco de Nossa Senhora da Conceição, na Tabatinga, em Maranguape. Sua Paróquia junta a outras onze integram a Região Episcopal da Sagrada Família.

Ao todo, a Arquidiocese de Fortaleza possui 138 paróquias e sete Áreas Pastorais setorizadas em nove Regiões, compreendendo um total de 31 cidades, resultando em quase 4,5 milhões de habitantes.

A geografia eclesiástica desta Arquidiocese, que completou 106 anos, em novembro de 2021, compreende paróquias em grandes centros urbanos, rurais, em região serrana, praiana e de sertão. A variedade não é só de ambiência, mas também de carismas, movimentos e pastorais, dos mais tradicionais aos mais recentes.

O clero arquidiocesano é composto por 464 ministros ordenados, destes, 30 são diáconos permanentes, 13 diáconos provisórios, 248 presbíteros diocesanos e 173 presbíteros religiosos.

Na formação desta quarta-feira, dia 8, o conferencista, Dom José Aparecido, Bispo Auxiliar de Brasília, explicitou sobre o que o Código de Direito Canônico fala sobre a Paróquia e a vivacidade ainda presente nesta instituição. “A paróquia é a nossa realidade mais próxima de Igreja. São estruturas que devem ser essencialmente missionárias. Sua constituição primária é a Eucaristia”, enfatizou o Bispo.

 

Redação Arquidiocese de Fortaleza – Padre Vanderlúcio Souza

 

Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: