domingo, 5 de dezembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

 

5 DE DEZEMBRO DE 2021

 

2º DOMINGO DO ADVENTO

 

Cor Roxo

 

1ª. Leitura – Bar 5, 1-9

 

Leitura do Livro do Profeta Baruc 5,1-9

1Despe ó Jerusalém, a veste de luto e de aflição, e reveste, para sempre, os adornos da glória vinda de Deus. 2Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus e põe na cabeça o diadema da glória do Eterno. 3Deus mostrará teu esplendor, ó Jerusalém,
a todos os que estão debaixo do céu. 4Receberás de Deus este nome para sempre: 'Paz-da-justiça e glória-da-piedade'.
5Levanta-te, Jerusalém, põe-te no alto e olha para o Oriente!
Vê teus filhos reunidos pela voz do Santo, desde o poente até o levante, jubilosos por Deus ter-se lembrado deles. 6Saíram de ti, caminhando a pé, levados pelos inimigos. Deus os devolve a ti, conduzidos com honras, como príncipes reais. 7Deus ordenou que se abaixassem todos os altos montes e as colinas eternas, e se enchessem os vales, para aplainar a terra, a fim de que Israel caminhe com segurança, sob a glória de Deus. 8As florestas e todas as árvores odoríferas, darão sombra a Israel, por ordem de Deus. 9Sim, Deus guiará Israel, com alegria, à luz de sua glória, manifestando a misericórdia e a justiça que dele procedem.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “Jesus é o Sol da nossa caminhada!”

Por intermédio do profeta Baruc Deus anuncia a Jerusalém o fim do luto e da aflição que lhe fora imposta pelos inimigos e o esplendor da vida nova que preparou para ela.  Jerusalém representa aqui cada um de nós que, abatidos (as) pelas tribulações da vida, nos vestimos de luto e de aflição e nos tornamos miseráveis. A nós também o Senhor promete a vida nova que é a salvação de Jesus que veio para fazer toda a diferença na nossa existência e mudar o rumo dos acontecimentos da nossa história. “Põe-te no alto e olha para o Oriente!” O sol nasce no oriente e Jesus é o Sol da nossa caminhada. Deus se lembrou do Seu povo e nos mandou Aquele que nos reveste com um manto novo, que despe os nossos trapos, que nos guia à luz da Sua glória. Ele virá uma segunda vez e, definitivamente, nos revestirá de glória. A Palavra do Senhor se cumpre na nossa vida, hoje e sempre. Jesus é misericórdia e justiça de Deus para nós.    – Você já se deixou despir os trapos do pecado e vestir-se com o manto da misericórdia de Deus? – Como você tem esperado a segunda vinda de Jesus? - Você acredita nas promessas de Deus?

 

Salmo 125,1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R. 3)

 

R. Maravilhas fez conosco o Senhor,
exultemos de alegria!

1Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,*
parecíamos sonhar;
2aencheu-se de sorriso nossa boca,*
2bnossos lábios, de canções.R.

2cEntre os gentios se dizia: 'Maravilhas*
2dfez com eles o Senhor!'
3Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,*
exultemos de alegria!R.

4Mudai a nossa sorte, ó Senhor,*
como torrentes no deserto.
5Os que lançam as sementes entre lágrimas,*
ceifarão com alegria.R.

6Chorando de tristeza sairão,*
espalhando suas sementes;
cantando de alegria voltarão,*
carregando os seus feixes!R.

 

Reflexão - Todos nós que confiamos no Senhor poderemos cantar este salmo com alegria. Por muitas tribulações nós já passamos, porém, as lágrimas que derramamos ontem, hoje se transformaram em sorriso, porque maravilhas fez conosco o Senhor! Esta é uma realidade na vida de todos nós: plantamos na tristeza, mas colhemos na alegria!

 

2ª. Leitura – Fp 1, 4-6.8-11

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 1,4-6.8-11

Irmãos: 4Sempre em todas as minhas orações rezo por vós, com alegria,  5por causa da vossa comunhão conosco na divulgação do Evangelho, desde o primeiro dia até agora.  6Tenho a certeza de que aquele que começou em vós uma boa obra, há de levá-la à perfeição até ao dia de Cristo Jesus. 8Deus é testemunha de que tenho saudade de todos vós, com a ternura de Cristo Jesus. 
9E isto eu peço a Deus: que o vosso amor cresça sempre mais, em todo o conhecimento e experiência, 10para discernirdes o que é o melhor. E assim ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo, 
11cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Jesus Cristo é o modelo perfeito para nós”

São Paulo nos afirma que é o Senhor quem começa em nós a boa obra de perfeição. Quando ouvimos falar de perfeição imaginamos que Deus deseja de nós uma vida toda certinha, dentro do que o mundo sugere, sem contratempos e deslizes.  No entanto a perfeição que o Senhor quer de nós é a vivência do Seu amor.  “Que o vosso amor cresça sempre mais”, é a sugestão de São Paulo para que busquemos a perfeição. Buscamos a perfeição quando procuramos imitar a Jesus e caminhamos dentro de tudo que Ele nos sugere na Sua Palavra. Assim, pois, podemos chegar à conclusão de que, quanto mais nos parecermos com Jesus mais estaremos purificados e mais teremos comunhão com o Pai que é perfeito! Por esta razão Jesus Cristo é o modelo perfeito para nós! – Em que consiste o amor: em fazer tudo certo como manda a lei ou amar sempre e em toda a ocasião sem esperar recompensa?

 

 Evangelho – Lc 3, 1-6

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 3,1-6

1No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia, Herodes administrava a Galiléia, seu irmão Filipe, as regiões da Ituréia e Traconítide,
e Lisânias a Abilene; 2quando Anás e Caifás eram sumos  sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto. 3E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, 4como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: 'Esta é a voz daquele que grita no deserto: 'preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. 5Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. 6E todas as pessoas verão a salvação de Deus''.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “somos também precursores de Jesus”

 

O tempo do Advento nos motiva também a preparar o caminho para o Senhor que vem no Natal, do mesmo modo como João Batista foi enviado a aplainar as veredas para a vinda de Jesus. Somos também convocados, para anunciar a todos, a Salvação de Jesus Cristo. Dessa maneira, mesmo que às vezes tenhamos de “gritar no deserto” porque não nos escutam, nós poderemos abrir os caminhos para o Senhor com o nosso testemunho de vida na nossa casa, no trabalho, no mundo e na sociedade. Assim fazendo,  por nosso intermédio todos poderão “ver a salvação de Deus!” Fazemos isto quando damos depoimento de que Jesus nos transformou, por isso, não somos mais aquelas pessoas que tinham medo de tudo, que já aprendemos a perdoar, a partilhar, a consolar o irmão que sofre e muitas outras coisas. Não serão as nossas belas palavras que tocarão os corações, mas a nossa postura coerente com o que Jesus nos ensina no Evangelho. João Batista pregava o que vivia, por isso, arrastou multidões para que fossem batizados e se convertessem. Nós somos o João Batista dos dias atuais. Não podemos nos escusar!    

 

 - O que você tem feito para preparar o caminho da Salvação de Jesus para os da sua casa?

– Em que consiste a Salvação de Jesus para você?

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um novo Caminho

 

Nenhum comentário: